Portal Sistema Firjan
menu

O Sistema FIRJAN

Sistema FIRJAN: um olhar setorial para atender à necessidade de cada indústria

No estado do Rio existem milhares de indústrias. Cada uma com porte, características e necessidades próprias. Entender cada setor é extremamente importante. Por isso, o Sistema FIRJAN atua junto aos diversos setores industriais para ouvir suas demandas e reunir empresários para abordar assuntos pontuais de um determinado setor, bem como temas estratégicos transversais a toda a indústria.

Portanto, seja no setor da construção civil, da panificação e outros, ou nas cadeias produtivas industriais de petróleo e gás e indústria criativa, o Sistema FIRJAN atua com um olhar setorial para oferecer ações concretas que vão atender às necessidades específicas de cada indústria.
 

Saiba mais sobre duas grandes cadeias produtivas industriais do estado do Rio

Indústria criativa

União entre indústria e talentos criativos, a indústria criativa usa o conhecimento e a criatividade como principais recursos para gerar valor para produtos, serviços e negócios. Da moda à arquitetura, do design ao audiovisual, da joalheria aos games, a indústria criativa oferece ao consumidor mais do que produtos e serviços: uma experiência.

Saiba mais

Petróleo e gás

O mercado de petróleo e gás, principal motor da economia do estado do Rio, é formado basicamente por dois grandes grupos: as operadoras em suas atividades de exploração e produção (petroleiras) e a cadeia fornecedora de bens e serviços para essas empresas (parapetroleiras), uma das mais extensas em dimensão, abrangendo setores como os de construção naval, metal mecânica e plásticos. O Sistema FIRJAN realiza ações estratégicas para acompanhar a dinâmica desse mercado.

Saiba mais

Conheça alguns dos setores da indústria do estado do Rio

.

Audiovisual
Calçados, bolsas e acessórios
Construção Civil
Construção Naval
Joias e Bijuterias
Metal mecânico
Mobiliário
Panificação
Papel, gráfica e editorial
Plástico
Têxtil e Confecção
TIC

Em um único lugar, soluções inovadoras para a indústria se desenvolver

O Sistema FIRJAN reúne soluções fundamentais para a indústria crescer. Com suas cinco organizações, oferece serviços customizados para atender às necessidades de cada empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação. Com o SENAI, forma profissionais qualificados, oferece tecnologia de ponta e incentiva a inovação. O SESI permite que a indústria seja mais produtiva, ao levar saúde e segurança ao trabalhador. Já o IEL capacita líderes cada vez mais preparados e incentiva as atitudes empreendedoras. Por fim, a FIRJAN e o CIRJ criam ambiente de negócios favorável para indústria e empresas que compõem sua cadeia produtiva.

 

img-solucoes_tecnologicas.jpgA produtividade da indústria está diretamente ligada ao bem-estar e à segurança dos seus trabalhadores

 

Conheça cada organização que compõe o Sistema FIRJAN:

  • cell_firjan.png
  • cell_cirj.png
  • cell_sesi.png
  • cell_senai.png
  • cell_iel.png
 

Associe sua empresa ao Sistema FIRJAN

Além da força da representatividade do Sistema FIRJAN, os associados têm acesso especial aos serviços do SESI, SENAI e IEL.

Associe-se
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida