Para Empresas

O MBA Gestão Empreendedora com Ênfase em Educação é uma iniciativa do SESI Rio que tem por objetivo formar gestores empreendedores em educação capazes de intervir de forma criativa e inovadora na gestão escolar. Dessa forma, eles exercem papel de liderança tanto na área pedagógica, quanto na administrativa.

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e com o apoio do Departamento Nacional do SESI, o curso de especialização lato sensu foi lançado em 2010 e é inédito no Brasil, sendo pioneiro na aplicação de princípios de gestão empreendedora no ambiente escolar.

O MBA é voltado para a capacitação de diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas ou privadas. Privilegia o desenvolvimento de competências em gestão, com ênfase em práticas inovadoras, traduzidas numa proposta curricular integrada e multidisciplinar, que inclui disciplinas como: liderança e empreendedorismo, práticas organizacionais na escola, avaliação educacional e qualidade na escola, além de negociação e mediação de conflitos, entre outras.

Como consequência, o MBA impacta o comportamento e o aprendizado dos alunos, gerando benefícios futuros para a indústria, que poderá dispor de profissionais mais qualificados e preparados para buscar o tão necessário aumento da competitividade das empresas.

Parceria

Desde 2012, o MBA de Gestão Empreendedora integra uma ação conjunta com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro para aprimorar a qualidade do ensino no estado, em que o SESI Rio financia bolsas de estudo integrais para gestores de todas as escolas da rede estadual.

O programa foi abraçado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), chegando também aos profissionais paulistas em abril de 2012. A meta é formar, até 2016, 100% dos gestores de escolas públicas da rede estadual do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Pelo convênio, o SESI fica responsável pela contratação do estabelecimento de ensino superior para a execução do programa, o fornecimento das instalações para os encontros presenciais, o material didático e o ambiente virtual de aprendizagem do MBA, que é ministrado e certificado pela Universidade Federal Fluminense no Rio e em São Paulo.

O curso tem duração de 18 meses e carga horária de 360 horas/aula, com aulas e atividades realizadas em ambientes virtuais, além de encontros presenciais mensais.

Pesquisa

Em complemento às ações do programa do MBA em Gestão Empreendedora, o SESI promoveu a pesquisa "O impacto da liderança dos diretores sobre os resultados dos alunos das escolas de ensino médio do estado do Rio de Janeiro", realizada pela School of Education da The University of Nottingham.

A análise gerou o documento "Sete mensagens importantes sobre liderança em escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro". Os resultados permitem traçar um paralelo entre a gestão escolar e o desempenho dos alunos em sala de aula. Confira abaixo.

 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida