Portal Sistema Firjan
menu

O Sistema FIRJAN

Grafico-Joias-Bijuterias.jpg

Joias e Bijuterias

O setor de joias e bijuterias
e o Sistema FIRJAN

As indústrias de joias e bijuterias passam por todo o processo desde a extração mineral até o produto acabado. São considerados aqui todos os setores correlatos, como artefatos de pedras, equipamentos e insumos (resinas, ceras, injetoras, fresas, limas, etc). Nesta cadeia destaca-se toda a etapa de pesquisa e desenvolvimento de produto, que hoje incorpora tecnologia 3D e prototipagem rápida. O parque industrial é diversificado, incluindo empresas de lapidação, joalheria, artefatos de pedras, folheados e bijuterias.

Da industrialização à comercialização, a indústria tem investido em design e na renovação de seu parque industrial, tornando-se mais competitiva. Tecnologia de ponta nos processos de fabricação e insumos é fundamental. Um diferencial é estar atento e permeável a novas ideias e de olho no cenário em mutação para antecipar o comportamento do mercado. Nesse sentido, a indústria busca desenvolver produtos de alto valor agregado.

O estado do Rio, sendo o principal centro exportador do país, exerce um impacto no cenário nacional do setor levando a marca Rio de Janeiro para o mundo. Com o apoio da FIRJAN, o Arranjo Produtivo Local (APL) surgiu em dezembro de 2004 para fortalecer os mecanismos de apoio ao desenvolvimento do mercado de joias e bijuterias do Rio.

Nesse contexto, a indústria fluminense vem se reinventando, incorporando tecnologia e aumentando o valor agregado de seus produtos. Ela se destaca nas exportações e gera mais de 16 mil empregos em 3.105 empresas. E como joia e bijuteria são mais do que o aspecto físico, mas resultantes de conhecimento técnico e investimento no desenvolvimento do produto (atributos de qualidade, design, forma e função), o Sistema FIRJAN oferece capacitação via cursos SENAI, palestras do Giro Moda, Rodadas de Negócios e fomento de um ambiente propício para o desenvolvimento de novos produtos ao facilitar a participação de empresários em feiras no Rio e em outros estados, por meio do Cria Rio!.

O setor de Joias e Bijuterias está estreitamente relacionado com o(s) setor(es):

Calçados, bolsas e acessóriosTêxtil e Confecção

Destaques e ações para o setor

Serviços para o setor

Acesso a mercados

Promover a indústria do Rio em outros mercados nacionais e internacionais, capacitar as indústrias para acessar esses mercados e construir conexões entre demandantes e ofertantes são linhas de ações oferecidas pelo Sistema FIRJAN. Com o Cria Rio!, empresas fluminenses têm acesso a feiras nacionais e internacionais dos segmentos de joias e bijuterias com o objetivo de promover a moda do estado. Na Rodada de Negócios, empresas e compradores se encontram com objetivo de gerar novos negócios e contatos para as empresas. Já a parceria à exportação compreende ações institucionais em parceria com instituições que fomentam a exportação em âmbito setorial.

Ambiente de negócios

O Sistema FIRJAN atua na representatividade das indústrias fluminenses, dialogando com as autoridades municipais, estaduais e federais em questões relevantes para o desenvolvimento e a competitividade industrial. Outra maneira de contribuir nesse campo é por meio de informação qualificada. As pesquisas econômicas, por exemplo, mapeiam a cadeia aplicando metodologia da instituição e produzem um copilado de dados sem precedentes sobre o setor. Sem falar nas reuniões setoriais, organizadas regularmente com rede de stakeholders.

Educação

Na área de Educação, o Sistema FIRJAN oferece cursos com foco tecnológico e produtivo para o desenvolvimento de profissionais qualificados para o setor, além da capacitação executiva por meio de cursos customizados do IEL. Existem também a Olimpíada do Conhecimento, que marca a presença do SENAI no cenário mundial como referência em qualificação profissional. Elas já renderam premiações em diversas ocupações no WorldSkills, que espelha a excelência do Sistema FIRJAN no ensino da Joalheria.

Foco de atuação

O Sistema FIRJAN promove ações para estimular o encontro das lideranças empresariais do setor com o objetivo de mapear focos de atuação, desafios e oportunidades e definir estratégias para o desenvolvimento setorial. Por meio de apoio técnico e institucional, o Sistema FIRJAN promove ações para estimular o setor por meio do design, a fim consolidar a ferramenta como principal instrumento de diferenciação do produto e gerar valor agregado.

Tecnologia e inovação

Com o objetivo de manter constante atualização das empresas no mercado, o Sistema FIRJAN promove ações de mapeamento e acompanhamento das tendências, inovações, tecnologias e novas plataformas de atuação industrial. Dentre as ações nessa área estão o Seminário de Atualização Tecnológica (espaço de discussão de projetos estruturantes para o setor), o Giro Moda (informação atualizada de tendência de comportamento e mercado), o Inova Moda (projeto entre Sebrae nacional e SENAI Nacional para elaboração de caderno de tendências e workshops), o FuturID (metodologia de pesquisa desenvolvida para detectar macrotendências a fim de desenvolver novos produtos e serviços nas empresas) e o Dossiê de Tendências (conteúdo com informações e tendências setoriais compiladas a partir da observação do especialista da área, contendo dados e exemplificações).

Produtividade e qualidade

Investir na qualidade da produção e no aumento da produtividade das empresas permite a redução de custos em longo prazo e aumenta a competitividade. É nesse sentido que o Sistema FIRJAN dissemina conhecimento e promove o uso de metodologias e ferramentas. Isso inclui o Painel para normatização da entrada de produtos da cadeia (participação no comitê do APL que trata de ações como regulamentação do índice de cádmio permitido em bijuterias e folheados) e a participação no Comitê de Ligas e Metais (normas que regulamentam a titulação de ligas e metais).

Fale com a equipe do setor de joias e bijuterias

Entre em contato pelo e-mail: joiasebijuterias@firjan.com.br

 

Acompanhe as ações do(s) sindicato(s) do setor joias e bijuterias filiado(s) à FIRJAN

A representatividade de setores da indústria fluminense se dá por meio da participação ativa dos sindicatos que compõem o Sistema FIRJAN. Para o setor de joias e bijuterias, os sindicatos associados ao Sistema FIRJAN são:

Sindicato das Indústrias da Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro - SINDIJOIAS
Rua do Acre, 47 - 11º Andar - Sala 1105 Centro, 330455 - RJ CEP: 20081-000
Telefone: (21) 2263-1507 | Fax: (21) 2233-2153

Associe sua empresa ao Sistema FIRJAN

Além da força da representatividade do Sistema FIRJAN, os associados têm acesso especial aos serviços do SESI, SENAI e IEL.

Associe-se
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida