Para Empresas

O Sistema FIRJAN

Audiovisual-500x400.jpg

Audiovisual

O setor audiovisual
e o Sistema FIRJAN

O estado do Rio é o maior produtor de conteúdo audiovisual no Brasil: nada menos do que cerca de metade dos filmes lançados no país é produzida no estado. Além disso, ele é palco dos principais festivais nacionais, como o Festival do Rio e o Anima Mundi. Já em termos de demanda, os filmes produzidos no Rio representam mais de 90% da bilheteria dos filmes nacionais. Esse dado demonstra o grande apelo comercial da produção fluminense, que inclui conteúdo audiovisual para cinema, TV, web, canais corporativos e agências publicitárias.

O crescimento e o dinamismo do setor demandam foco no negócio e na gestão empresarial. As entidades que compõem o Sistema FIRJAN realizam importantes ações voltadas para o setor audiovisual, unindo esforços pelo seu desenvolvimento no estado do Rio. Para isso, recebem atenção especial o aumento da competitividade e do desenvolvimento setorial, a geração de conteúdo qualificado, a capacitação de profissionais qualificados e a promoção do bem-estar social.

O consumo de produtos audiovisuais vem crescendo e se democratizando, o que exige uma maior produção de conteúdo para diversas mídias e em variados formatos. Para se ter uma ideia, de 2008 a 2013 o número de usuários de TV por assinatura cresceu 186%, ao mesmo tempo em que a renda bruta das salas de exibição aumentou 141% (e isso diante do fato de que apenas 53,3% da população brasileira têm acesso a salas de cinema). E o estado do Rio, além de ser o maior estado brasileiro produtor de audiovisual, ajuda a alavancar os números da região Sudeste, que é responsável por 64,6% do emprego e 73,7% da massa salarial do setor.

Como é de se imaginar, produzir audiovisual envolve a participação de diversos outros setores criativos, tais como moda, design, músicas, novas mídias, artes cênicas e artes plásticas.

O setor de Audiovisual está estreitamente relacionado com o(s) setor(es):

TIC

Destaques e ações para o setor

Serviços para o setor

Diante da importância do setor para a economia do estado do Rio, o Sistema FIRJAN oferece um conjunto de ações, projetos e serviços estratégicos para impulsionar a competitividade das indústrias fluminenses. Confira abaixo:

Acesso a mercados

Promover a indústria do Rio em outros mercados nacionais e internacionais, capacitar as indústrias para acessar esses mercados e construir conexões entre demandantes e ofertantes são ações oferecidas e apoiadas pelo Sistema FIRJAN, tais como: Films From Rio, Maratona Animada, BIG Festival, RioContentMarket, Festival do Rio/RioMarket, CineSereno (em Nova Friburgo), FestCine Estudantil (em Barra do Piraí) e CineShow (em Búzios).

Ambiente de negócios

O Sistema FIRJAN atua na representatividade das indústrias fluminenses, dialogando com as autoridades municipais, estaduais e federais em questões relevantes para o desenvolvimento e a competitividade industrial. Para isso, faz um levantamento dos principais gargalos que impedem o desenvolvimento do setor, destaca e discute propostas que se encontram em tramitação na Assembleia Legislativa e contribui para o aperfeiçoamento das leis vigentes. Trata-se de um instrumento estratégico para orientar o diálogo do setor fluminense com o poder legislativo.

Educação

Quando o assunto é educação, o Sistema FIRJAN oferece de capacitação empresarial a educação profissional. Pelo IEL, por exemplo, é possível encontrar capacitação empresarial de excelência nas áreas de gestão e inovação, soluções customizadas para atender às necessidades de capacitação de executivos, bem como ações de empreendedorismo e de promoção do estágio na indústria fluminense. Já via SENAI, o interessado conta com ações de educação profissional que têm o objetivo de atender à necessidade de profissionais qualificados por parte da indústria. É o caso das unidades SENAI Laranjeiras e SENAI Maracanã e seus cursos voltados para o setor.

Foco de atuação

O Sistema FIRJAN promove ações para estimular o encontro das lideranças empresariais do setor com o objetivo de mapear focos de atuação, desafios e oportunidades e definir estratégias para o desenvolvimento setorial. As Reuniões Setoriais, por exemplo, são encontros de articulação com empresas do setor para identificar os principais desafios e as oportunidades de atuação do Sistema FIRJAN e da rede do Audiovisual. São reuniões mensais para um diálogo contínuo com as lideranças empresariais do setor para construção e manutenção do projeto de desenvolvimento setorial que atenda às necessidades do mercado.

Tecnologia e inovação

Com o objetivo de constantemente atualizar as empresas no mercado, o Sistema FIRJAN promove ações de mapeamento e acompanhamento das tendências, inovações, tecnologias e novas plataformas de atuação industrial. Uma forma de fazer isso é divulgar as ferramentas de acesso ao financiamento setorial e novas formas de financiamento mapeadas pelo Programa Indústria Criativa, como Funcine Rio1 e Crowdfunding. Já ações como o Giro Audiovisual são uma forma de levar as principais tendências e as novas tecnologias do setor audiovisual para diferentes municípios do estado do Rio, como Barra do Piraí, Friburgo, Búzios, Petrópolis e Rio de Janeiro capital.

Produtividade e qualidade

Investir na qualidade da produção e no aumento da produtividade das empresas permite a redução de custos em longo prazo e aumenta a competitividade. É nesse sentido que o Sistema FIRJAN dissemina conhecimento e promove o uso de metodologias e ferramentas.

Fale com a equipe do setor audiovisual

Entre em contato pelo e-mail: audiovisual@firjan.com.br

 

Acompanhe as ações do(s) sindicato(s) do setor audiovisual filiado(s) à FIRJAN

A representatividade de setores da indústria fluminense se dá por meio da participação ativa dos sindicatos que compõem o Sistema FIRJAN. Para o setor de audiovisual, os sindicatos associados ao Sistema FIRJAN são:

Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual - SICAV
Rua Santa Luzia, 685 - 8º andar - Sala 812 Centro, 330455 - RJ CEP: 20030-041
Telefone: (21) 2513-4555 | Fax: (21) 2513-4555

Associe sua empresa ao Sistema FIRJAN

Além da força da representatividade do Sistema FIRJAN, os associados têm acesso especial aos serviços do SESI, SENAI e IEL.

Associe-se
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida