Portal Sistema Firjan
menu

Alinhado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o programa ViraVida objetiva desenvolver um processo sócioeducativo voltado a jovens em situação de vulnerabilidade social. São cursos profissionalizantes construídos a partir do alinhamento entre a demanda do mercado, o perfil e as expectativas desses jovens. Eles integram formação profissional, educação básica e noções de autogestão, assegurando aos alunos atendimento psicossocial voltado ao resgate de valores e ao fortalecimento de vínculos familiares. As aulas elevam não só a autoestima dos participantes, mas também sua escolaridade. Assim, eles descobrem o próprio potencial e conquistam sua autonomia. Ao término do curso, é realizado acompanhamento para o encaminhento para o mercado de trabalho.

Voltado para adolescentes e jovens de ambos os sexos, entre 15 e 22 anos, moradores de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, o programa Vira Vida é oferecido de forma gratuita em comunidades. Desde a primeira turma, em 2011, já passaram pelo projeto cerca de 440 jovens. 

Além de SESI e SENAI, o programa tem como parceiras as Redes de Proteção de Direitos, tais como o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, CRES – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, Conselho Tutelar, entre outros.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida