Para Empresas

A área de conhecimento de Meio Ambiente está estruturada com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada para oferecer soluções integradas em meio ambiente, realização de análises com elevado padrão metrológico, consultorias e auditorias para adequação à legislação ambiental e às exigências normativas e de mercado. O compromisso com questões ambientais se tornou um assunto de extrema relevância para a permanência das empresas no mercado. Além das exigências da legislação ambiental, a sociedade também demanda produtos e serviços que não geram impactos negativos no meio ambiente. As medidas atreladas à responsabilidade ambiental não são apenas uma questão de consciência socioambiental, mas uma fonte de retorno financeiro das companhias, que precisaram mudar adotando processos e materiais mais eco-eficientes.

Hoje, o investimento em serviço e pesquisa ambiental agrega valor à imagem, aos produtos e aos processos das organizações, tornando-se um ativo para as empresas. Para se tornarem mais competitivas, elas procuram se adequar a normativas, reduzir custos e perdas na produção, usar racionalmente os recursos naturais, tornar os processos mais eficientes e alcançar novos mercados mediante produtos certificados que declaram sua pegada ambiental. Por isso, a área de Meio Ambiente presta consultoria em processos produtivos, normas/regulamentos, pesquisa, desenvolvimento, inovação e certificação de produtos e ensaios.

Adquira os produtos e serviços de demanda legal específicos para Meio Ambiente e deixe sua empresa dentro da lei, sem sair do orçamento.

Plataformas tecnológicas

graf-meio-ambiente.png

Ecoeficiência e tecnologias limpas ⇒ Soluções relacionadas aos produtos em fase de projeto (ecodesign e life cycle thinking) ou ao processo de produção (Produção mais Limpa), o que se reverte em otimização do uso de água, matérias-primas e energia. Esses produtos podem ser certificados, declarando sua pegada ambiental por meio da Análise de Ciclo de Vida.

Gestão ambiental e sustentabilidade ⇒ Adéqua a indústria às exigências legais (evitando sanções penais, civis e administrativas), desenvolve e implanta programas ambientais e sociais e orienta nos processos de obtenção de certificações de sistemas de gestão.

Gestão de áreas contaminadas ⇒ Verifica se a empresa está em conformidade com a legislação ambiental ou se há problemas que podem depreciar seu valor de mercado. Isso por meio de estudos de identificação de possível contaminação ambiental do solo e de águas subterrâneas. Constitui algo importante para os processos de fusões e aquisições de empresas.

Qualidade do ar e proteção do clima ⇒ Orienta a empresa no controle de emissões atmosféricas por meio de medições e estudos de dispersão, conforme limites legais de emissões e exigências do órgão licenciador.

Química ambiental ⇒ Possibilita que as indústrias atendam às normas e legislações ambientais mediante a capacitação analítica para reduzir os níveis das substâncias químicas tóxicas presentes no meio ambiente. Possui acreditação pelo Inmetro.

Toxicologia e higiene ocupacional ⇒ Avaliação e adequação do ambiente de produção às leis de saúde e segurança no trabalho que preveem o monitoramento de substâncias tóxicas. Ajuda empresas na elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Soluções em tecnologia e inovação para sua empresa

As áreas de conhecimento em tecnologia e inovação colocam à sua disposição uma série de produtos e serviços por meio de seus Institutos de Tecnologia, Instituto de Inovação e Núcleos de Tecnologia. A área de Meio Ambiente está estruturada com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada para oferecer soluções integradas em meio ambiente, realização de análises com elevado padrão metrológico, consultorias e auditorias para adequação à legislação ambiental e às exigências normativas e de mercado. Desenvolve soluções em consultoria de processos produtivos, normas e regulamentos, pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e ensaios. Para saber como o SENAI pode contribuir para o seu negócio, conheça as outras áreas de conhecimento.

Bioprocessos     Cerâmica vermelha     Metalurgia     Simulação

O que a área de Meio Ambiente do SENAI já fez para as empresas

Produção responsável
Cosméticos O programa, fruto da parceria entre o SENAI e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), busca melhorar a segurança química com o manuseio e o armazenamento seguro de produtos químicos nas pequenas e médias empresas. A primeira empresa no Rio de Janeiro a desenvolver um programa piloto de Produção Responsável foi a Assessa, fabricante de bioativos de alta performance para a indústria de cosméticos.

 

 

Terminal portuário para movimentar minério
Terminal portuário O SENAI teve o desafio de atender às demandas ambientais para a construção de um empreendimento portuário com grande potencial poluidor, o que torna as exigências do órgão ambiental muito mais rigorosas. Além da credibilidade junto aos órgãos ambientais, a empresa contratada deveria ter alta qualificação técnica para o fornecimento de relatórios precisos e com total embasamento teórico. Para as obras de instalação do Porto Sudeste do Brasil, um terminal portuário privativo dedicado exclusivamente à movimentação de minério de ferro em Itaguaí (RJ), foi necessário cumprir uma série de exigências do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) de forma a atender os Programas Básicos Ambientais (PBA).

 

 

Parcerias tecnológicas

Empresa / Instituição Parceira Tecnológica Estado / País Sede Expertise
ABNT Rio de Janeiro, Brasil Associação Brasileira de Normas Técnicas
PETROBRAS Rio de Janeiro, Brasil Serviços Laboratoriais
RESAG - Rede de Saneamento e Abastecimento de Água Rio de Janeiro, Brasil Apoio a projetos voltados a abastecimento de água
UNEP Paris, França Produção Responsável
ALTER NRG CORPORATION Alberta, Canadá Alter NRG - Concepção de equipamentos de gaseificação de plasma e tecnologia
UNIDO Sede em vários países Chemical Leasing
CBCS São Paulo, Brasil Sustentabilidade na construção

 

Instituto SENAI de Inovação Química Verde

A economia da sustentabilidade impõe novos paradigmas para as empresas se adaptarem às exigências do mercado e da sociedade, além de servir de oportunidade para novos negócios. Para apoiar as empresas, o SENAI lançou o Instituto SENAI de Inovação (ISI) Química Verde – que propõe o desenvolvimento de processos e produtos químicos que reduzam ou eliminem o uso e a geração de substâncias perigosas ao meio ambiente.

Localizado no Maracanã, o ISI Química Verde desenvolve pesquisas em diversas áreas para prover à indústria soluções inovadoras que visem à melhoria da sua competitividade e sustentabilidade. Além disso, mantém parceria com reconhecidas universidades e institutos de pesquisa do país e do exterior complementando competências para o desenvolvimento de projetos. Desta forma, o instituto apoia as empresas no atendimento à legislação ambiental vigente e auxilia no desenvolvimento de processos e produtos de uma indústria cada vez mais verde.

Principais linhas de atuação:

• Tecnologias para a avaliação de impacto ambiental etoxicológico de xenobióticos.
• Desenvolvimento de soluções para biorremediação em ambientes terrestres, marinhos, fluviais e águas subterrâneas.
• Métodos para tratamento e reuso de efluentes líquidos e gasosos.
• Métodos para tratamento e reaproveitamento de resíduos sólidos com foco na transformação em produtos de maior valor agregado, atendendo aos princípios da química verde.
• Desenvolvimento de novas técnicas analíticas em química verde.
• Soluções para otimização analítica e de processos na cadeia de extração e refino de petróleo e outros processos industriais, atendendo aos princípios da química verde.
• Desenvolvimento de processos para tratamento de água industrial e consumo humano.

O ISI Química Verde está localizado na Rua Moraes e Silva, 53, bloco 09, Maracanã. O telefone de contato é (21) 3978-6100.

 
Saiba mais

 

 

 

Institutos de tecnologia, Instituto de inovação e Núcleos de tecnologia

As cinco áreas de conhecimento do SENAI (Bioprocessos, Meio ambiente, Metalurgia, Simulação e Cerâmica vermelha) contam com Institutos de Tecnologia, Instituto de Inovação e Núcleos de Tecnologia que potencializam seus diversos trabalhos e otimizam processos industriais. Com um corpo técnico altamente qualificado, eles atuam de forma integrada, oferecendo consultoria, pesquisas, análises, infraestrutura laboratorial com tecnologia de última geração, parcerias internacionais e uma série de outros serviços que aumentam a capacidade de produção e desenvolvimento de projetos.

Conheça a localização de cada Instituto de tecnologia, Instituto de inovação e Núcleo de tecnologia SENAI.

Bioprocessos

Ambiental
Solda
 
Automação e Simulação
Cerâmica Vermelha

 

 

São novas soluções para novos desafios. Entre em contato para saber como o SENAI pode ajudar a sua empresa a se tornar mais competitiva. Afinal, as empresas inovadoras absorvem um maior share do mercado. Prospectar oportunidades, suprir as demandas mercadológicas e tecnológicas e se preparar para os desafios impostos pelo mercado são ações constantes de toda empresa que pretende ser bem-sucedida num contexto de incertezas. A exigência por produtos e serviços sofisticados e personalizados é cada vez maior. E como nesse cenário a inovação é um ativo fundamental, é hora de as indústrias absorverem novas e indispensáveis inovações.

 

Associe sua empresa ao Sistema FIRJAN

Além da força da representatividade do Sistema FIRJAN, os associados têm acesso especial a todos os serviços das instituições FIRJAN, CIRJ, SESI, SENAI e IEL.

Associe-se
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida