Portal Sistema Firjan
menu

De acordo com as tendências de mercado e o potencial percebido pela área de alimentos e bebidas, o SENAI optou por ampliar e verticalizar sua atuação para Bioprocessos. Os objetivos da área são apoiar a inovação, transferir e aplicar soluções tecnológicas inovadoras, bem como colaborar com clientes, parceiros e a comunidade científica para o crescimento da indústria de bioprodutos do estado do Rio de Janeiro.

Dessa forma, é possível aumentar o valor agregado da produção industrial, o nível de capacitação dos recursos humanos das indústrias biotecnológicas e o acesso dessas indústrias às tecnologias emergentes e avançadas. Além disso, estimula-se a geração de produtos inovadores, o desenvolvimento de novas tecnologias de produção e o aumento de produtividade e qualidade por meio da utilização de novos produtos, processos e serviços.

Adquira os produtos e serviços de demanda legal específicos para Bioprocessos e deixe sua empresa dentro da lei, sem sair do orçamento.

Plataformas tecnológicas

graf-bioprocesso.png

Processos ⇒ Conjunto de tecnologias para a obtenção de bioprodutos industriais, como nanotecnologias, alta pressão e ultrassom. Compreende todas as etapas do processo, desde o tratamento das matérias-primas até a transformação do substrato em bioprodutos, passando pelo preparo dos meios e pela seleção de catalisadores. Investir em processos é adquirir equipamentos, instrumentos avançados e corpo técnico altamente capacitado, fornecendo soluções tecnológicas adequadas para a indústria.

Produtos ⇒ Engloba as práticas de escalonamento piloto industrial, os ensaios laboratoriais, o controle dos processos e a implementação de programas e sistemas de segurança de bioprodutos. Disponibiliza para a indústria a estrutura necessária para atender aos seus requisitos legais, proporcionando padronização e segurança dos produtos ofertados.

Ingredientes ⇒ Essa plataforma compreende o uso de tecnologias para a obtenção de substâncias com propriedades funcionais e que envolvem processos em escalas micro e nano de extração, conservação e encapsulação de bioprodutos refinados alimentícios, fármacos, cosméticos, combustíveis e outros. Seu objetivo é atender à demanda por pesquisa de novas substâncias e aditivos que substituam ingredientes e aditivos tradicionais (como edulcorantes, substitutos de gorduras, gluten free e redutores de sódio) ou promovam novas funcionalidades tecnológicas, nutricionais e funcionais (prebióticos e probióticos).
 

Soluções em tecnologia e inovação para sua empresa

As áreas de conhecimento em tecnologia e inovação colocam à sua disposição uma série de produtos e serviços por meio de seus Institutos de Tecnologia, Instituto de Inovação e Núcleos de Tecnologia. Para saber como o SENAI pode contribuir para o seu negócio, conheça as outras áreas de conhecimento.

Cerâmica vermelha       Meio ambiente       Metalurgia       Simulação

O que a área de Bioprocessos do SENAI já fez para as empresas

Dog Beer
Dog Beer A partir de uma pesquisa, um empresário descobriu que 80% dos donos de cães que bebem cerveja oferecem o produto ao animal, o que é prejudicial à saúde canina. Para atender à demanda de uma cerveja que não fizesse mal aos cães, ele procurou o SENAI para colocar em prática o projeto Dog Beer, criando a primeira cerveja para cães da América Latina.

 

 

Parcerias tecnológicas

Empresa / Instituição Parceira Tecnológica Estado / País Sede Expertise
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ) Rio de Janeiro, Brasil Pesquisas tecnológicas e apoio à gestão da inovação
VERSUCHS- UND LEHRANSTALT FÜR BRAUEREI (VLB) Berlim, Alemanha Instituto de pesquisa sobre a cadeia de abastecimento da indústria de bebidas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE SORVETES (ABIS) São Paulo, Brasil Sorvetes
INSTITUTO BRASILEIRO DA CACHAÇA (IBRAC) Brasília, DF, Brasil Cachaças
INSTITUTE OF BREWING AND DISTILLING (IBD) Sede em vários países Qualificações profissionais para os setores de fabricação de cerveja e destilados
USP São Paulo, Brasil Pesquisas tecnológicas e apoio à gestão da inovação

 

Institutos de tecnologia, Instituto de inovação e Núcleos de tecnologia

As cinco áreas de conhecimento do SENAI (Bioprocessos, Meio ambiente, Metalurgia, Simulação e Cerâmica vermelha) contam com Institutos de Tecnologia, Instituto de Inovação e Núcleos de Tecnologia que potencializam seus diversos trabalhos e otimizam processos industriais. Com um corpo técnico altamente qualificado, eles atuam de forma integrada, oferecendo consultoria, pesquisas, análises, infraestrutura laboratorial com tecnologia de última geração, parcerias internacionais e uma série de outros serviços que aumentam a capacidade de produção e desenvolvimento de projetos.

Conheça a localização de cada Instituto de tecnologia, Instituto de inovação e Núcleo de tecnologia SENAI.

Bioprocessos

Ambiental
Solda
 
Automação e Simulação
Cerâmica Vermelha

 

 

São novas soluções para novos desafios. Entre em contato para saber como o SENAI pode ajudar a sua empresa a se tornar mais competitiva. Afinal, as empresas inovadoras absorvem um maior share do mercado. Prospectar oportunidades, suprir as demandas mercadológicas e tecnológicas e se preparar para os desafios impostos pelo mercado são ações constantes de toda empresa que pretende ser bem-sucedida num contexto de incertezas. A exigência por produtos e serviços sofisticados e personalizados é cada vez maior. E como nesse cenário a inovação é um ativo fundamental, é hora de as indústrias absorverem novas e indispensáveis inovações.

 

Quer tornar sua empresa ainda mais competitiva?

Entre em contato conosco que iremos avaliar os produtos e serviços mais adequados ao seu negócio.

Formulário Chat
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida