Para Empresas

De acordo com as tendências de mercado e o potencial percebido pela área de alimentos e bebidas, o SENAI optou por ampliar e verticalizar sua atuação para Bioprocessos. Os objetivos da área são apoiar a inovação, transferir e aplicar soluções tecnológicas inovadoras, bem como colaborar com clientes, parceiros e a comunidade científica para o crescimento da indústria de bioprodutos do estado do Rio de Janeiro.

Dessa forma, é possível aumentar o valor agregado da produção industrial, o nível de capacitação dos recursos humanos das indústrias biotecnológicas e o acesso dessas indústrias às tecnologias emergentes e avançadas. Além disso, estimula-se a geração de produtos inovadores, o desenvolvimento de novas tecnologias de produção e o aumento de produtividade e qualidade por meio da utilização de novos produtos, processos e serviços.

Adquira os produtos e serviços de demanda legal específicos para Bioprocessos e deixe sua empresa dentro da lei, sem sair do orçamento.

Plataformas tecnológicas

graf-bioprocesso.png

Processos ⇒ Conjunto de tecnologias para a obtenção de bioprodutos industriais, como nanotecnologias, alta pressão e ultrassom. Compreende todas as etapas do processo, desde o tratamento das matérias-primas até a transformação do substrato em bioprodutos, passando pelo preparo dos meios e pela seleção de catalisadores. Investir em processos é adquirir equipamentos, instrumentos avançados e corpo técnico altamente capacitado, fornecendo soluções tecnológicas adequadas para a indústria.

Produtos ⇒ Engloba as práticas de escalonamento piloto industrial, os ensaios laboratoriais, o controle dos processos e a implementação de programas e sistemas de segurança de bioprodutos. Disponibiliza para a indústria a estrutura necessária para atender aos seus requisitos legais, proporcionando padronização e segurança dos produtos ofertados.

Ingredientes ⇒ Essa plataforma compreende o uso de tecnologias para a obtenção de substâncias com propriedades funcionais e que envolvem processos em escalas micro e nano de extração, conservação e encapsulação de bioprodutos refinados alimentícios, fármacos, cosméticos, combustíveis e outros. Seu objetivo é atender à demanda por pesquisa de novas substâncias e aditivos que substituam ingredientes e aditivos tradicionais (como edulcorantes, substitutos de gorduras, gluten free e redutores de sódio) ou promovam novas funcionalidades tecnológicas, nutricionais e funcionais (prebióticos e probióticos).
 

Soluções em tecnologia e inovação para sua empresa

As áreas de conhecimento em tecnologia e inovação colocam à sua disposição uma série de produtos e serviços por meio de seus Institutos de Tecnologia, Instituto de Inovação e Núcleos de Tecnologia. Para saber como o SENAI pode contribuir para o seu negócio, conheça as outras áreas de conhecimento.

Cerâmica vermelha       Meio ambiente       Metalurgia       Simulação

O que a área de Bioprocessos do SENAI já fez para as empresas

Dog Beer
Dog Beer A partir de uma pesquisa, um empresário descobriu que 80% dos donos de cães que bebem cerveja oferecem o produto ao animal, o que é prejudicial à saúde canina. Para atender à demanda de uma cerveja que não fizesse mal aos cães, ele procurou o SENAI para colocar em prática o projeto Dog Beer, criando a primeira cerveja para cães da América Latina.

 

 

Associe sua empresa ao Sistema FIRJAN

Além da força da representatividade do Sistema FIRJAN, os associados têm acesso especial a todos os serviços das instituições FIRJAN, CIRJ, SESI, SENAI e IEL.

Associe-se
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida