Portal Sistema Firjan
menu

O Sistema FIRJAN

grafico-textil-e-confeccao.jpg

Têxtil e Confecção

Os setores têxtil e de confecção
e o Sistema FIRJAN

 

O setor Têxtil e o setor de Confecção são parte de cadeias industriais que geram números expressivos no estado do Rio. Eles são responsáveis pelo alto índice de empregabilidade na indústria de transformação.

As indústrias do segmento têxtil compreendem os processos de produção de fibras, fiação, tecelagem, malharia e aviamentos, elementos utilizados como matérias-primas para as indústrias de confecção e outros setores. Já a indústria de confecção engloba o desenvolvimento do produto com as fases de criação, modelagem, pilotagem, costura, beneficiamento e estamparia.

Os setores de têxtil e confecção são referências industriais pela sua rápida alteração de processos em resposta ao mercado consumidor e sazonalidade de produtos. Por isso, torna-se necessária e fundamental para as empresas uma atenção especial em suas etapas de gestão, como planejamento de coleção, compra de materiais, logística, marketing e qualidade.

O Sistema FIRJAN, em parceria com os empresários, estimula a produção de bens diferenciados e competitivos por meio de ações como Giro Moda, Cria Rio!, Fórum Empresarial da Moda, Pesquisa de tendências, análise do perfil de consumo, publicações, workshops, Despertar para Moda, Projeto Novos Talentos, Rodadas de negócios e capacitações.

O SENAI oferece ao setor têxtil a Unidade Móvel de Confecção de Roupas, além de um kit didático de costura industrial. 

O setor de Têxtil e Confecção está estreitamente relacionado com o(s) setor(es):

Calçados, bolsas e acessóriosJoias e Bijuterias

Destaques e ações para o setor

Serviços para o setor

Acesso a mercados

Promover a indústria do Rio em outros mercados nacionais e internacionais, capacitar as indústrias para acessar esses mercados e construir conexões entre demandantes e ofertantes são linhas de ações oferecidas pelo Sistema FIRJAN. O acesso a mercados pode se dar em eventos como a Fevest (feira profissional do setor com foco no segmento de lingerie que movimenta negócios e reúne importantes marcas da indústria de moda íntima do estado do Rio) e o Cria Rio! (acesso de empresas fluminenses a feiras nacionais e internacionais dos segmentos de vestuário e calçados e acessórios), mas também nas rodadas de negócios (encontro entre empresas e compradores com objetivo de gerar novos negócios e contatos para as empresas) e na parceria à exportação (parceria com instituições que fomentam a exportação em âmbito setorial).

Ambiente de negócios

O Sistema FIRJAN atua na representatividade das indústrias fluminenses, dialogando com as autoridades municipais, estaduais e federais em questões relevantes para o desenvolvimento e a competitividade industrial. No que diz respeito à Lei da Moda, por exemplo, foi prestado apoio técnico para a indústria e a tributação setorial foi monitorada de perto. Existem também as Pesquisas Econômicas (mapeamentos do setor) e as reuniões setoriais (organizadas regularmente com rede de stakeholders).

Educação

Em Educação, o Sistema FIRJAN oferta cursos para o desenvolvimento profissional em todas as etapas da cadeia da moda. O IEL oferece capacitação empresarial de excelência nas áreas de gestão e inovação (educação executiva para empresários do setor a fim de melhor a estratégia e a visão de mercado das empresas), ações de empreendedorismo e de promoção do estágio na indústria fluminense, bem como convênios com universidades (parcerias com instituições para oferecer cursos regionalmente, como extensões e pós-graduações). Já o SENAI realiza ações de educação profissional com o objetivo de atender à necessidade de profissionais qualificados por parte da indústria. Dentre elas estão o Despertar para a Moda (informa os jovens sobre as profissões e oportunidades da cadeia da moda, sensibilizando novos profissionais para a ponta produtiva do setor), a Olimpíada do Conhecimento (participação que marca a presença do SENAI no cenário mundial como referência em qualificação profissional, já tendo rendido premiações em diversas ocupações na WorldSkills), o projeto Novos Talentos (integra os alunos do SENAI Espaço da Moda com suas produções para que as empresas conheçam os novos profissionais da cadeia) e o próprio SENAI Espaço da Moda (centro de inteligência de moda, referência para qualificação profissional e promoção empresarial da região serrana).

Foco de atuação

Há mais de dez anos o Sistema FIRJAN promove ações para estimular o setor têxtil e de confecção por meio do design a fim consolidar a ferramenta como principal instrumento de diferenciação do produto e gerar valor agregado. Para que a indústria nacional possa competir nesse mercado globalizado, é importante dedicar atenção especial às macrotendências de consumo e, assim, posicionar o estado como principal polo lançador de tendências e negócios dos setores criativos.

Tecnologia e inovação

Com o objetivo de manter constante atualização das empresas no mercado, o Sistema FIRJAN promove ações de mapeamento e acompanhamento das tendências, inovações, tecnologias e novas plataformas de atuação industrial. Isso inclui o evento Giro Moda (informação atualizada de tendência de comportamento, mercado, produto, têxtil e tecnologia para a cadeia da Moda), o Inova Moda (projeto entre Sebrae nacional e SENAI Nacional para elaboração de caderno de tendências e workshops), a FuturID (metodologia de pesquisa desenvolvida para detectar macrotendências a fim de desenvolver novos produtos e serviços nas empresas), o Dossiê de Tendências (informações e tendências setoriais compiladas a partir da observação do especialista da área, contendo dados e exemplificações), a Coletânea #cenário (informações setoriais sobre um segmento do mercado de moda, seu principal APL e o contexto histórico), o Giro Moda-Grupo de Estudos (encontro que reúne um grupo multidisciplinar de profissionais e especialistas de diversas áreas a fim de discutir temas de relevância para a evolução do setor de moda, pensando nas oportunidades futuras para o mercado) e o Costura Rio (evento que apresenta para os confeccionistas as novas tecnologias em maquinários e tecidos para o setor da moda).

Produtividade e qualidade

Investir na qualidade da produção e no aumento da produtividade das empresas permite a redução de custos a longo prazo e aumenta a competitividade. É nesse sentido que o Sistema FIRJAN dissemina conhecimento e promove o uso de metodologias e ferramentas. Parte desse trabalho é feito por meio de Clínicas e Workshops, com atendimento especializado de acordo com a demanda de um grupo de empresários, tanto regionalmente quanto setorialmente, bem como de informação qualificada sobre as certificações do mercado (palestras de informação sobre certificação e boas práticas de responsabilidade social e relações do trabalho).

Fale com as equipes dos setores têxtil e de confecção

Entre em contato pelos e-mails: textil@firjan.com.br e confeccao@firjan.com.br

 

Acompanhe as ações do(s) sindicato(s) do setor têxtil e confecção filiado(s) à FIRJAN

A representatividade de setores da indústria fluminense se dá por meio da participação ativa dos sindicatos que compõem o Sistema FIRJAN. Para o setor de têxtil e confecção, os sindicatos associados ao Sistema FIRJAN são:

Sindicato da Indústria de Alfaiataria e de Confecção de Roupas de Homem de Niterói - SINDICONF
Rua Visconde de Uruguai, 535 - 6º Andar Centro, 330330 - RJ CEP: 24030-077
Telefone: (21) 2603-7797 | Fax: (21) 2603-7797
Sindicato da Indústria do Vestuário do Norte Fluminense - SINDVEST NF
Rua Bruno de Azevedo, 37 Jardim Maria Queiroz, 330100 - RJ CEP: 28035-045
Telefone: (22) 2735-3630 | Fax: (22) 2733-2473
Sindicato da Indústria do Vestuário do Rio de Janeiro e Grande Rio - MODARIO
Av. Treze de Maio, 13 - Conj. 1701 e 1703 Centro, 330455 - RJ CEP: 20031-007
Telefone: (21) 2240-7737 | Fax: (21) 2240-0293
Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas e Chapéus de Senhoras de Petrópolis - SINDCON
Rua 24 de Maio, 2 - 3º Andar Centro, 330390 - RJ CEP: 25640-550
Telefone: (24) 2231-6031 | Fax: (24) 2231-6031
Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro - SINCRONERJ
Rua Apolinário Cunha, 51 Gov Roberto Silveira, 330220 - RJ CEP: 28300-000
Telefone: (22) 3824-6145 | Fax: (22) 3824-6500
Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado do Rio de Janeiro - SINDITEXTIL
Rua México, 168 - 7º Andar Castelo, 330455 - RJ CEP: 20031-145
Telefone: (21) 2220-2765 | Fax: (21) 2220-2765
Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo - SINDVEST
Av. Ariosto Bento de Mello, 65 - Ljs. 3 e 4 Centro, 330340 - RJ CEP: 28610-100
Telefone: (22) 2523-8531 | Fax: (22) 2533-2279
Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sul do Estado do Rio de Janeiro - SINDVESTSUL
Rua 156, 220 Laranjal, 330630 - RJ CEP: 27255-005
Telefone: (24) 3348-1495 | Fax: (24) 3348-1495 / (24) 2452-5846

Associe sua empresa ao Sistema FIRJAN

Além da força da representatividade do Sistema FIRJAN, os associados têm acesso especial aos serviços do SESI, SENAI e IEL.

Associe-se
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida