Para Empresas

O Sistema FIRJAN

Pl_stico-500x400.jpg

Plástico

O setor de plástico
e o Sistema FIRJAN

A indústria de transformação de material plástico faz parte da terceira geração da Cadeia Petroquímica e de Plástico. Ela é responsável pela transformação da resina termoplástica em produtos destinados ao mercado consumidor. Para isso, utiliza processos bem específicos, tais como extrusão, sopro, injeção, rotomoldagem e termoformagem.

O plástico é utilizado nos mais variados setores: construção civil, alimentos e bebidas, médico-hospitalar, automóveis, mobiliário, esportes e lazer, perfumaria, higiene e limpeza, utilidades domésticas, eletroeletrônicos, aviamentos e acessórios, entre outros. Suas principais características são flexibilidade, resistência, estabilidade, leveza, impermeabilidade, transparência e durabilidade. Já o principal diferencial dele é a capacidade de substituir materiais de maneira a manter ou aperfeiçoar o desempenho técnico e a qualidade dos produtos.

O Sistema FIRJAN apoia o setor em diversas frentes: o IEL fornece capacitação empresarial e promove a integração entre indústria e universidades; o SENAI oferece capacitação profissional, serviços tecnológicos (serviços laboratoriais, consultoria técnica/tecnológica, pesquisa aplicada) e pós-graduação (Faculdade SENAI Rio); enquanto o SESI disponibiliza programas de saúde (atendimento ambulatorial, consultas odontológicas), segurança do trabalho (PCMSO / PPRA), educação (básica, profissional e continuada), esporte e lazer. Os principais beneficiados são as micro e pequenas indústrias do setor, que passam a fazer o planejamento estratégico e a acompanhar o desenvolvimento do setor, especialmente o desenrolar das ações de estímulo à competitividade industrial, tanto no mercado nacional quanto no internacional.

O setor de Plástico está estreitamente relacionado com o(s) setor(es):

MobiliárioConstrução Civil

Destaques e ações para o setor

Serviços para o setor

Diante da importância do setor para a economia do estado do Rio, o Sistema FIRJAN oferece um conjunto de ações, projetos e serviços estratégicos para impulsionar a competitividade destas indústrias. Confira abaixo:

Acesso a mercados

Promover a indústria do Rio em outros mercados nacionais e internacionais, capacitar as indústrias para acessar esses mercados e construir conexões entre demandantes e ofertantes são linhas de ações oferecidas pelo Sistema FIRJAN.

Ambiente de negócios

O Sistema FIRJAN atua na representatividade das indústrias fluminenses, dialogando com as autoridades municipais, estaduais e federais em questões relevantes para o desenvolvimento e a competitividade industrial.

Educação

Na área de Educação, o IEL oferece capacitação empresarial de excelência nas áreas de gestão e inovação, soluções customizadas para atender às necessidades de capacitação dos executivos, ações de empreendedorismo e de promoção do estágio na indústria fluminense. Já o SENAI realiza ações de educação profissional com o objetivo de atender à demanda de profissionais qualificados por parte da indústria.

Foco de atuação

O Sistema FIRJAN promove ações para estimular o encontro das lideranças empresariais do setor, com o objetivo de mapear focos de atuação, desafios e oportunidades e definir estratégias para o desenvolvimento setorial.

Tecnologia e inovação

Com o objetivo de manter constante atualização das empresas no mercado, o Sistema FIRJAN promove ações de mapeamento e acompanhamento das tendências, inovações, tecnologias e novas plataformas de atuação industrial. Destacam-se:

Projeto "Oficina SENAI Design"

Caravana empresarial nacional

Missão sindical internacional

Evento "Rio Design Indústria"

 

 
Produtividade e qualidade

Investir na qualidade da produção e no aumento da produtividade das empresas permite a redução de custos no longo prazo e aumenta a competitividade. É nesse sentido que o Sistema FIRJAN dissemina conhecimento e promove o uso de metodologias e ferramentas.

Fale com a equipe do setor plástico

Entre em contato pelo e-mail: plastico@firjan.com.br

 

Acompanhe as ações do(s) sindicato(s) do setor plástico filiado(s) à FIRJAN

A representatividade de setores da indústria fluminense se dá por meio da participação ativa dos sindicatos que compõem o Sistema FIRJAN. Para o setor de plástico, os sindicatos associados ao Sistema FIRJAN são:

Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro - SIMPERJ
Rua Santa Luzia, 776 - Salas 203 / 204 / 303 e 304 Centro, 330455 - RJ CEP: 20030-042
Telefone: (21) 2220-9726 | 

Associe sua empresa ao Sistema FIRJAN

Além da força da representatividade do Sistema FIRJAN, os associados têm acesso especial aos serviços do SESI, SENAI e IEL.

Associe-se
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida