Portal Sistema Firjan
menu

A área de conhecimento de Metalurgia do SENAI atua junto a diversos segmentos industriais do estado, oferecendo soluções de tecnologia e inovação. Setores como indústria naval, de construção civil, de petróleo e gás, automotivo e offshore exigem a operacionalização de alta tecnologia para o desenvolvimento de projetos de grande complexidade e extensão, podendo contar com a alta qualidade técnica dos profissionais e equipamento de ponta nas unidades do SENAI.

O objetivo da área de metalurgia é facilitar a empresas de todos os portes o acesso a tecnologias de ponta que algumas vezes são restritas às instituições de pesquisa e aos setores industriais do estado. Desta forma, são oferecidas soluções integradas em união de materiais, corrosão, tecnologia de materiais, integridade estrutural e inspeção não destrutiva. Além disso, esta área de conhecimento dispõe de uma estrutura com equipamentos de tecnologia exclusiva e uma equipe com formação técnica avançada capaz de realizar pesquisa aplicada e desenvolver grandes projetos de inovação.

A experiência adquirida pelo SENAI agrega ainda mais conhecimento às soluções desenvolvidas para atender pequenas e médias indústrias de vários segmentos do estado, sempre de forma economicamente viável e com prazos compatíveis com o dinamismo do mercado.

Plataformas tecnológicas

graf-metalurgia.png

Corrosão ⇒ Um quinto da produção mundial de aço é destinado a repor perdas causadas pela corrosão, sendo que no Brasil os gastos podem chegar a US$ 10 bilhões. São utilizados diversos métodos para prevenir a corrosão, quase todos baseados em ações práticas da engenharia, como a utilização de revestimentos protetores e a seleção de novos materiais.

União de materiais ⇒ Soluções em processos convencionais e avançados, além de análise de aspectos metalúrgicos associados à soldagem. Conta com laboratórios de soldagem integrados com softwares de simulação, projetos de juntas soldadas e engenharia reversa, além da Unidade Móvel de Solda.

Tecnologia de materiais ⇒ Seleção e caracterização de materiais através da realização de ensaios mecânicos, metalográficos, microestruturais e análise química. A caracterização orienta as indústrias a selecionar os materiais mais apropriados aos projetos, minimizando a ocorrência de falhas na utilização do produto e reduzindo custos de manutenção.

Integridade estrutural e inspeção não destrutiva ⇒ Plataforma que envolve um conjunto de tecnologias de análise para identificar a condição de integridade de um componente em uma determinada aplicação. Essas tecnologias permitem detectar descontinuidades e prevenir falhas de operação, de forma a garantir a qualidade do produto e gerar ganhos econômicos para o governo e as empresas privadas.

Soluções em tecnologia e inovação para sua empresa

As áreas de conhecimento em tecnologia e inovação colocam à sua disposição uma série de produtos e serviços por meio de seus Institutos de Tecnologia, Instituto de Inovação e Núcleos de Tecnologia. A área de Metalurgia possui laboratórios de última geração, corpo técnico altamente qualificado e especializado, oferece serviços e soluções em pesquisa, em processos de soldagem e em ensaios não destrutivos avançados adequados a diversos setores da economia, como petróleo e gás, offshores, construção civil, indústria naval, entre outros. Para saber como o SENAI pode contribuir para o seu negócio, saiba mais sobre as outras áreas de conhecimento.

O que a área de Metalurgia do SENAI já fez para as empresas

Processo de soldagem inovador
Case - Processo de soldagem A Tenaris Confab é uma empresa que produz e fornece tubos de aço com costura e conexões para diversos setores, como energia, mineração, saneamento, construção civil e industrial. No projeto de um gasoduto da Petrobras, interligando as áreas de Franca (SP) e Maricá (RJ), responsável pelo envio de gás etano ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, a Tenaris necessitou de um processo de soldagem inovador. O processo de soldagem não poderia conter a aplicação de tratamento térmico de alívio de tensão pós-soldagem, que exige tempo de produção maior e grandes investimentos financeiros. A área de conhecimento de Metalurgia do SENAI foi requisitada e topou o desafio: desenvolver soldas dos dutos utilizando os Processos de Soldagem GMAW com CCC (Curto Circuito Controlado) de acordo com as exigências da Petrobras e a realidade da Tenaris, incrementando a produção para o segmento pré-sal.

 

Implantação de laboratório de excelência
Case - Laboratório de excelência Antes da criação do laboratório de soldagem, quando empresas, universidades e centros de pesquisas brasileiros precisavam realizar algum desenvolvimento tecnológico na área de união de materiais ou realizar determinados ensaios laboratoriais, buscavam conhecimento e equipamentos necessários em institutos fora do país, o que demandava tempo e custos elevados. Além disso, com o advento do pré-sal, novos materiais serão empregados nos processos de produção offshore e refino, exigindo um conhecimento cada vez maior das tecnologias de união de chapas, tubos e equipamentos. Com base nesse contexto, o SENAI e a Petrobras viram a necessidade de dar um salto tecnológico na área da soldagem. Foi assim que nasceu o Laboratório Brasileiro de Excelência em Tecnologia da Soldagem, o mais moderno centro de tecnologia da soldagem da América Latina. Ele supre, num só lugar, todas as necessidades de pesquisa, desenvolvimento e qualificação de processos e profissionais na área de soldagem. Com o aprofundamento de conhecimentos, o Brasil deixará de ser apenas importador para ser também exportador de expertises, competindo no cenário mundial em serviços de pesquisa, desenvolvimento e consultoria em tecnologias.

 

 

Parcerias tecnológicas

Empresa / Instituição Parceira Tecnológica Estado / País Sede Expertise
UNIVERSIDADE PETROBRAS Rio de Janeiro, Brasil Óleo, Gás, Petróleo e Biocombustíveis
SLV MANNHEIM Mannheim, Alemanha Tecnologia em soldagem
AIR LIQUIDE WELDING Saint Ouen L'Aumone, França Concepção, fabricação e comercialização de produtos, processos, sistemas, soluções e serviços adaptados às necessidades de soldagem e corte de materiais industriais
ITW OIL AND GAS Illinois, EUA Soluções integradas de soldagem, corte, consumíveis, acessórios e automação
ZAVERO Itália Projeto e construção de válvulas para a indústria de óleo e gás
EDISON WELDING INSTITUTE - EWI Ohio, EUA Tecnologia em soldagem
COPPE - URFJ Rio de Janeiro, Brasil Centro de ensino e pesquisa em engenharia
FBTS Brasil União de materiais
ABENDE São Paulo, Brasil Integridade estrutural e inspeção não-destrutiva

 

Institutos de tecnologia, Instituto de inovação e Núcleos de tecnologia

As cinco áreas de conhecimento do SENAI (Bioprocessos, Meio ambiente, Metalurgia, Simulação e Cerâmica vermelha) contam com Institutos de Tecnologia, Instituto de Inovação e Núcleos de Tecnologia que potencializam seus diversos trabalhos e otimizam processos industriais. Com um corpo técnico altamente qualificado, eles atuam de forma integrada, oferecendo consultoria, pesquisas, análises, infraestrutura laboratorial com tecnologia de última geração, parcerias internacionais e uma série de outros serviços que aumentam a capacidade de produção e desenvolvimento de projetos.

Conheça a localização de cada Instituto de tecnologia, Instituto de inovação e Núcleo de tecnologia SENAI.

Bioprocessos

Ambiental
Solda
 
Automação e Simulação
Cerâmica Vermelha

 

 

São novas soluções para novos desafios. Entre em contato para saber como o SENAI pode ajudar a sua empresa a se tornar mais competitiva. Afinal, as empresas inovadoras absorvem um maior share do mercado. Prospectar oportunidades, suprir as demandas mercadológicas e tecnológicas e se preparar para os desafios impostos pelo mercado são ações constantes de toda empresa que pretende ser bem-sucedida num contexto de incertezas. A exigência por produtos e serviços sofisticados e personalizados é cada vez maior. E como nesse cenário a inovação é um ativo fundamental, é hora de as indústrias absorverem novas e indispensáveis inovações.

 

Quer tornar sua empresa ainda mais competitiva?

Entre em contato conosco que iremos avaliar os produtos e serviços mais adequados ao seu negócio.

Formulário Chat
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida