Portal Sistema Firjan
menu

A área de conhecimento de Cerâmica Vermelha do SENAI tem forte atuação no mercado do estado do Rio de Janeiro, com ensaios e consultorias para a melhoria do processo produtivo e a adequação aos requisitos de acreditação em todo o território nacional. Seu laboratório, acreditado pelo INMETRO, torna possível executar ensaios em blocos e telhas cerâmicas e prestar consultoria para as empresas do setor, especificamente no que diz respeito à avaliação de produtos e processos inovadores em busca de melhorias. As novas tecnologias para a indústria surgem dos serviços laboratoriais, que possibilitam a verificação da qualidade dos projetos e contribuem para a fabricação de produtos com diferencial competitivo no mercado.

A área de Cerâmica Vermelha está estruturada para oferecer soluções em tecnologia ao desenvolver conhecimentos específicos sobre os processos de fabricação de concretos, sempre pensando na melhor forma de produzir sem agredir o meio ambiente. Sua atuação se dá de acordo com o programa Selo de Qualidade da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), fornecido para empresas que fabricam produtos à base de cimento. O segmento conta com três sindicatos no estado, que também sedia a Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER), e possui o Programa Setorial de Qualidade, que segue um conjunto de ações desenvolvidas pelo Ministério das Cidades (por meio da Secretaria Nacional de Habitação) para melhorar os produtos e modernizar o setor de construção civil.

Soluções em tecnologia e inovação para sua empresa

As áreas de conhecimento em tecnologia e inovação colocam à sua disposição uma série de produtos e serviços por meio de seus Institutos de Tecnologia, Instituto de Inovação e Núcleos de Tecnologia. Para saber como o SENAI pode contribuir para o seu negócio, conheça as outras áreas de conhecimento.

Bioprocessos       Meio ambiente       Metalurgia       Simulação

 

Institutos de tecnologia, Instituto de inovação e Núcleos de tecnologia

As cinco áreas de conhecimento do SENAI (Bioprocessos, Meio ambiente, Metalurgia, Simulação e Cerâmica vermelha) contam com Institutos de Tecnologia, Instituto de Inovação e Núcleos de Tecnologia que potencializam seus diversos trabalhos e otimizam processos industriais. Com um corpo técnico altamente qualificado, eles atuam de forma integrada, oferecendo consultoria, pesquisas, análises, infraestrutura laboratorial com tecnologia de última geração, parcerias internacionais e uma série de outros serviços que aumentam a capacidade de produção e desenvolvimento de projetos.

Conheça a localização de cada Instituto de tecnologia, Instituto de inovação e Núcleo de tecnologia SENAI.

Bioprocessos

Ambiental
Solda
 
Automação e Simulação
Cerâmica Vermelha

 

 

São novas soluções para novos desafios. Entre em contato para saber como o SENAI pode ajudar a sua empresa a se tornar mais competitiva. Afinal, as empresas inovadoras absorvem um maior share do mercado. Prospectar oportunidades, suprir as demandas mercadológicas e tecnológicas e se preparar para os desafios impostos pelo mercado são ações constantes de toda empresa que pretende ser bem-sucedida num contexto de incertezas. A exigência por produtos e serviços sofisticados e personalizados é cada vez maior. E como nesse cenário a inovação é um ativo fundamental, é hora de as indústrias absorverem novas e indispensáveis inovações.

 

Quer tornar sua empresa ainda mais competitiva?

Entre em contato conosco que iremos avaliar os produtos e serviços mais adequados ao seu negócio.

Formulário Chat
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida