Serviços para o setor
Diante da importância do setor para a economia do estado do Rio, o Sistema FIRJAN oferece um conjunto de ações, projetos e serviços estratégicos para impulsionar a competitividade das indústrias fluminenses. Confira abaixo:
Acesso a mercados
Promover a indústria do Rio em outros mercados nacionais e internacionais, capacitar as indústrias para acessar esses mercados e construir conexões entre demandantes e ofertantes são linhas de ações oferecidas pelo Sistema FIRJAN.
Ambiente de negócios
O Sistema FIRJAN atua na representatividade das indústrias fluminenses, dialogando com as autoridades municipais, estaduais e federais em questões relevantes para o desenvolvimento e a competitividade industrial.
Educação
Na área de Educação, o IEL oferece capacitação empresarial de excelência nas áreas de gestão e inovação, soluções customizadas para atender às necessidades de capacitação dos executivos, ações de empreendedorismo e de promoção do estágio na indústria fluminense. Já o SENAI realiza ações de educação profissional com o objetivo de atender à demanda de mão de obra qualificada por parte da indústria, enquanto o SESI promove ações de educação básica e elevação de escolaridade para os trabalhadores da indústria e a população de modo geral.
Foco de atuação
O Sistema FIRJAN estimula o encontro das lideranças empresariais do setor com o objetivo de mapear focos de atuação, desafios e oportunidades, além de definir estratégias para o desenvolvimento setorial. Isso é feito nas Reuniões Setoriais (encontros com os dirigentes dos sindicatos para identificar necessidades e acompanhar projetos e ações para o desenvolvimento do setor) e no Conselho Empresarial da Indústria da Construção Civil (composto por sindicatos empresariais, entidades técnicas e empresas da cadeia produtiva da construção civil para articular os agentes do setor em prol da competitividade empresarial, do desenvolvimento e da elevação da produtividade setorial). Além disso, o estudo "Construção Civil: Desafios 2020" fundamenta e orienta o posicionamento do Sistema FIRJAN em relação ao apoio e desenvolvimento do setor da construção civil no período.
Tecnologia e inovação
Com o objetivo de manter constante atualização das empresas no mercado, o Sistema FIRJAN promove ações de mapeamento e acompanhamento das tendências, inovações, tecnologias e novas plataformas de atuação industrial. As Missões Sindicais nacionais e internacionais, por exemplo, promovem a transferência de novos conhecimentos por meio de ações de capacitação técnica, visita a canteiros de obras, a feiras, a indústrias, a centro de pesquisas e a entidades de referência. As Caravanas Empresariais geram oportunidades de interação entre os agentes da cadeia produtiva e incentivam a troca de informações, a prospecção de tendências e o conhecimento em relação a tecnologias e inovação para o setor. O Giro Construção Civil dissemina as lições empreendidas na Missão em relação às melhores práticas, à inovação e tecnologia, organização do trabalho e ambientes de negócios que inspirem e conduzam a ações que possam ser traduzidas para a realidade do Brasil. A Troca de Experiências e Inovação viabiliza a troca de experiências entre as empresas, a disseminação da cultura da inovação e novas parcerias. Já a Assessoria a projetos de inovação seleciona e assessora no desenvolvimento de projetos a serem apresentados a instituições financiadoras.
Produtividade e qualidade
Investir na qualidade da produção e no aumento da produtividade das empresas permite a redução de custos em longo prazo e aumenta a competitividade. É nesse sentido que o Sistema FIRJAN dissemina conhecimento e promove o uso de metodologias e ferramentas.