Portal Sistema Firjan
menu

O Sistema FIRJAN

grafico-calcados-bolsas-acessorios.jpg

Calçados, bolsas e acessórios

O setor de calçados,
bolsas e acessórios
e o Sistema FIRJAN

 

O setor de calçados, bolsas e acessórios é parte de cadeias industriais de importância para o estado do Rio, caracterizadas por pequenos empreendedores capazes de desenvolver e produzir produtos de alto valor agregado.

O segmento envolve a transformação de matéria-prima como couro e materiais sintéticos em calçados, bolsas, cintos, carteiras e similares. As empresas investem em pesquisa e utilizam a forte identidade do Rio para posicionar o produto de alto valor agregado no mercado.

O Sistema FIRJAN, em parceria com os empresários, estimula a produção de bens diferenciados e competitivos por meio de ações como Giro Moda, Fórum Empresarial da Moda, Pesquisa de tendências, análise do perfil de consumo, publicações, workshops, rodadas de negócios e capacitações.

O setor de Calçados, bolsas e acessórios está estreitamente relacionado com o(s) setor(es):

Joias e BijuteriasTêxtil e Confecção

Destaques e ações para o setor

Serviços para o setor

Diante da importância do setor para a economia criativa do estado do Rio, o Sistema FIRJAN faz questão de oferecer todo tipo de serviços para as empresas. Confira abaixo:

Acesso a mercados

Promover a indústria do Rio em outros mercados nacionais e internacionais, capacitar as indústrias para acessar esses mercados e construir conexões entre demandantes e ofertantes são linhas de ações oferecidas pelo Sistema FIRJAN. Uma delas é o Cria Rio!, voltado para o acesso das empresas fluminenses a feiras nacionais e internacionais dos segmentos de vestuário e calçados e acessórios, com o objetivo de promover a moda do estado do Rio. A Rodada de Negócios consiste no encontro entre empresas e compradores com objetivo de gerar novos negócios e contatos para as empresas, enquanto a Parceria à Exportação compreende ações institucionais em parceria com instituições que fomentam a exportação em âmbito setorial.

Ambiente de negócios

O Sistema FIRJAN atua na representatividade das indústrias fluminenses, dialogando com as autoridades municipais, estaduais e federais em questões relevantes para o desenvolvimento e a competitividade industrial. No que diz respeito à Lei da Moda, por exemplo, foi prestado apoio técnico para a indústria e a tributação setorial foi monitorada de perto.

Educação

Na área de Educação, o IEL oferece capacitação empresarial de excelência nas áreas de gestão e inovação, soluções customizadas para atender às necessidades de capacitação dos executivos, ações de empreendedorismo e de promoção do estágio na indústria fluminense. Já o SENAI realiza ações de educação profissional com o objetivo de atender à demanda de profissionais qualificados por parte da indústria.

Foco de atuação

O Sistema FIRJAN promove ações para estimular o encontro das lideranças empresariais do setor, com o objetivo de mapear focos de atuação, desafios e oportunidades e definir estratégias para o desenvolvimento setorial. Muitas ações para estimular o setor são voltadas para o design, com o objetivo de consolidar a ferramenta como principal instrumento de diferenciação do produto e gerar valor agregado.

Tecnologia e inovação

Com o objetivo de manter constante atualização das empresas no mercado, o Sistema FIRJAN promove ações de mapeamento e acompanhamento das tendências, inovações, tecnologias e novas plataformas de atuação industrial. Dentre elas estão o Giro Moda (informação atualizada de tendência de comportamento e mercado), o Inova Moda (projeto entre Sebrae nacional e SENAI Nacional para elaboração de caderno de tendências e workshops), a FuturID (metodologia de pesquisa desenvolvida para detectar macrotendências a fim de desenvolver novos produtos e serviços nas empresas) e o Dossiê de Tendências (informações e tendências setoriais compiladas a partir da observação do especialista da área, contendo dados e principais atores).

Produtividade e qualidade

Investir na qualidade da produção e no aumento da produtividade das empresas permite a redução de custos no longo prazo e aumenta a competitividade. É nesse sentido que o Sistema FIRJAN dissemina conhecimento e promove o uso de metodologias e ferramentas.Parte desse trabalho é feito por meio de Clínicas e Workshops, com atendimento especializado de acordo com a demanda de um grupo de empresários, tanto regionalmente quanto setorialmente.

Fale com a equipe do setor de calçados, bolsas e acessórios

Entre em contato pelo e-mail: calcadosebolsas@firjan.com.br

 

Acompanhe as ações do(s) sindicato(s) do setor calçados, bolsas e acessórios filiado(s) à FIRJAN

A representatividade de setores da indústria fluminense se dá por meio da participação ativa dos sindicatos que compõem o Sistema FIRJAN. Para o setor de calçados, bolsas e acessórios, os sindicatos associados ao Sistema FIRJAN são:

Sindicato das Indústrias de Calçados e de Bolsas, Luvas e Similares do Município do Rio de Janeiro
Rua Álvaro Alvim, 31 - Sala 1401 Centro, 330455 - RJ CEP: 20031-010
Telefone: (21) 2220-2838 | Fax: (21) 2220-8660

Associe sua empresa ao Sistema FIRJAN

Além da força da representatividade do Sistema FIRJAN, os associados têm acesso especial aos serviços do SESI, SENAI e IEL.

Associe-se
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida