Para Empresas

Melhorando o ambiente de negócios da cadeia produtiva de petróleo e gás

O mercado de Petróleo e Gás, principal motor da economia fluminense, é formado basicamente por dois grandes grupos: as operadoras em suas atividades de exploração e produção (petroleiras) e a cadeia fornecedora de bens e serviços para essas empresas (parapetroleiras), uma das mais extensas em dimensão, abrangendo setores como os de Construção Naval, Metalmecânica e Plástico. O Sistema FIRJAN tem implementado diversas ações estratégicas para acompanhar a dinâmica desse mercado.

As atividades de Petróleo e Gás impulsionam o país, provendo a energia necessária para o desenvolvimento de outros setores e garantindo o retorno para a sociedade. Os produtos derivados de petróleo incluem combustíveis, lubrificantes, plásticos, asfalto e até mesmo componentes de cosméticos e produtos de limpeza.

Por entender sua importância estratégica, o Sistema FIRJAN atua nesse mercado desde o início da história do petróleo no Brasil, e desde o final da década de 1990 com uma dedicação cada vez maior, realizando esforços para elevar a competitividade da indústria local.

“Sistema FIRJAN Petróleo e Gás”


Em 2012, o projeto estratégico “Sistema FIRJAN Petróleo e Gás” foi implementado visando à melhoria do ambiente de negócios do estado fluminense e à promoção de ações para alavancar o desenvolvimento do mercado de petróleo e gás. O trabalho foi uma parceria com empresas e organizações públicas e privadas.

O Sistema FIRJAN trabalha as informações e oportunidades desse mercado para seus associados, de forma estruturada com os principais formadores de opinião e tomadores de decisão da cadeia produtiva.

A FIRJAN representa essa indústria e o CIRJ representa as empresas associadas na cadeia de suprimentos, cabendo ao SESI a promoção da saúde e a segurança dos trabalhadores, e ao IEL a capacitação empresarial das empresas da cadeia. Já o SENAI disponibiliza cursos durante todo o ano por meio do Programa de Qualificação Setorial. Três dos seus Centros de Tecnologia também oferecem soluções integradas e assessoria especializada para toda a cadeia produtiva de Petróleo e Gás. Saiba mais sobre as áreas de conhecimento relacionadas a esses Centros de Tecnologia:

Metalurgia      Meio ambiente      Simulação

ENCADEAMENTO PRODUTIVO PETRÓLEO E GÁS

Cadeia fornecedores

Fonte: Agenda de Competitividade Onip (2010)

Ações para a Cadeia Produtiva

Nos últimos seis anos, o Sistema FIRJAN formou mais de 150 mil profissionais habilitados a desempenhar diferentes funções nos diversos elos da cadeia produtiva de petróleo e gás. São cursos em diferentes áreas de conhecimento que atendem a demanda do mercado, com uso de recursos tecnológicos modernos, como simuladores para a capacitação profissional.

Diante da importância de petróleo e gás para o estado do Rio, o Sistema FIRJAN está presente nos principais eventos nacionais e internacionais, representando a indústria fluminense. São oportunidades como a Rio Oil & Gas e a OTC Houston para divulgar oportunidades e atrair empresas para o mercado fluminense, além de buscar investimentos externos e fomentar parcerias.

O Sistema FIRJAN também participa de Missões internacionais com o objetivo de prospectar novos negócios, tecnologias e parcerias estratégicas para o desenvolvimento da economia fluminense.

Acesse nosso hotsite e conheça mais sobre as ações e os produtos do Sistema FIRJAN para a cadeia produtiva de petróleo e gás.

Evolução

Desde 1939, quando o petróleo foi descoberto pela primeira vez no Brasil, essa indústria vem sendo desenvolvida no país, com destaque para a criação da Petrobras e, mais recentemente, a exploração do Pré-Sal. Seguindo a tendência dos últimos anos, o negócio do petróleo só existe quando existem reservas disponíveis a serem exploradas e o Brasil encontra-se numa situação privilegiada nesse sentido, com um enorme potencial exploratório e novas descobertas para serem desenvolvidas.

O Sistema FIRJAN tem um histórico de atuação nesse mercado acompanhando os importantes marcos de desenvolvimento do país.

Petróleo

  • Década de 1930

    1ª descoberta de petróleo no Brasil

  • Década de 1950

    Criação da Petrobras

  • Década de 1960

    Refinaria de Duque de Caxias (REDUC) entra em operação

  • Década de 1970

    Início da produção na Bacia de Campos

  • Década de 1990

    Lei do petróleo

  • 2003

    Criação do PROMINP - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural

  • 2007

    Descoberta do Pré-Sal

  • 2009

    Lei do Gás

  • 2013

    1ª Rodada de Licitação do Pré-Sal

Sistema FIRJAN

  • Década de 1940

    Criação do SENAI

  • Década de 1990

    Lançamento do Movimento Compete Brasil, liderado pelo Sistema FIRJAN

  • 2003

    Criação do Núcleo Petro & Gás do Sistema FIRJAN

  • 2006

    Criação do Núcleo de Treinamento Offshore, com os primeiros simuladores para qualificação profissional

  • 2009

    Projeto Estratégico Sistema FIRJAN Petróleo e Gás

  • 2012

    Convênio SENAI e Petrobras para implantação do Laboratório de Excelência em Soldagem

  • 2013

    Convênio SENAI e Petrobras para implantação do Centro Avaçado de Treinamento Operacional Offshore

 
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida