Para Empresas

Por meio do IEL, a parceria entre universidade e empresa desenvolve ações de apoio a programas de Empreendedorismo, com o objetivo de:

- Incentivar o espírito empreendedor dos estudantes universitários
- Abrir espaço para a criação de novas lideranças empresariais
- Incentivar a adoção, nos currículos universitários, de disciplinas indutoras à ação empreendedora
- Proporcionar um contato direto entre o aluno e a realidade da gestão de uma empresa
- Contribuir para a consolidação do ingresso de novas empresas no sistema produtivo

O IEL Rio promove ações que visam atender a dois públicos: alunos e empresas.

Para Alunos

O IEL conta com a parceria de universidades, institutos de pesquisas, incubadoras de empresas e empresas juniores para que o estado do Rio se destaque ainda mais no cenário nacional e mundial em questões de empreendedorismo.

A Semana IEL nas Universidades é um evento itinerante de estímulo ao empreendedorismo que promove o encontro de empresários com os universitários nos principais centros acadêmicos do Rio. A programação é baseada nos cursos e na necessidade dos alunos com o objetivo de compartilhar experiências e novas ideias para desenvolver o empreendedorismo e as soluções inovadores para o mercado.

Semana IEL nas Universidades


A instituição faz uma grande aposta, principalmente nas empresas juniores. Elas são constituídas em universidades, totalmente geridas pelos estudantes que vão buscar no mercado projetos de consultoria, nos quais atuam sob a orientação de professores. Suas atividades não apresentam fins lucrativos, visam ao exercício profissional do estudante. A Empresa Júnior possibilita à empresa-cliente uma opção de serviço de qualidade a um custo mais baixo. O Programa de Capacitação das Empresas Juniores, em parceria com a Federação das Empresas Juniores do Rio de Janeiro (Rio Junior), tem como objetivo auxiliar na qualificação e no desenvolvimento dos jovens empresários e fortalecer o movimento das empresas juniores no estado. Ele é focado na reflexão sobre o ambiente empresarial júnior e nas oportunidades de crescimento e desenvolvimento que esse meio propicia.

Programa de Capacitação das Empresas Juniores


Além disso, o IEL atua junto às universidades em parceria com as Incubadoras de Empresas, potencializando as perspectivas de consolidação no mercado produtivo das empresas incubadas, ampliando oportunidades e fomentando o intercâmbio com empresas industriais já consolidadas. Com o intuito de congregar todo o ecossistema universitário foi criado o curso Meu Futuro Negócio, em parceria com PUC Rio, UFRJ, Instituto Politécnico da UFRJ, Instituto de Economia da UFRJ, Instituto Gênesis e COPPE.

O curso leva o conhecimento de empresários e investidores para alunos universitários e ex-alunos dessas instituições. Através de encontros semanais, alinhando teoria com prática, os alunos são incentivados a apresentarem ideias por meio de planos de negócios, que são analisados por uma banca. As três melhores ideias são premiadas com seis meses de pré-incubação. Em paralelo, os alunos são treinados para fazerem um pitch (apresentação para investidores) durante o evento “Momento Pitch”, na sede do Sistema FIRJAN. O vencedor ganha um curso de curta duração no exterior.

 

Parceiros

Instituições

Universidades

Incubadoras de Empresas

Aceleradoras de negócios

Empresas Juniores

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida