Para Empresas

A Educação Básica para Jovens e Adultos (EJA) voltada para jovens que não puderam concluir seus estudos é uma proposta educacional que supera o modelo escolar convencional, proporcionando um ambiente de aprendizado que estimula a autonomia. A EJA desenvolve conhecimentos, habilidades e atitudes que ajudam o aluno a lidar com as questões cotidianas que surgem na vida pessoal e na profissional.

Essa modalidade de ensino busca elevar a escolaridade básica nos níveis de ensino fundamental (1º ao 9º ano) e de ensino médio (1ª à 3ª fase).

Cinco razões para você cursar a Educação de Jovens e Adultos do SESI Rio

1) É possível ingressar em qualquer fase ou série do ensino fundamental ou do ensino médio de acordo com a sua trajetória escolar
2) A duração do curso é variável, ou seja, você pode cursar todas as disciplinas ao mesmo tempo ou apenas algumas disciplinas de cada vez
3) A forma de ensinar considera o seu desenvolvimento escolar e as aulas são elaboradas para alunos jovens e adultos
4) O curso usa tecnologias, recursos pedagógicos, experiências e formas individualizadas de ensino para atender aos seus interesses e às suas necessidades de formação
5) O curso pode ampliar seus conhecimentos e sua forma de ver o mundo, o que é muito importante para você tomar decisões na sua vida pessoal (aumento na qualidade de vida) e profissional (melhoria das competências para o mundo do trabalho e exercício da cidadania)

A quem o curso se destina

As vagas ofertadas em junho de 2016 são gratuitas e destinadas para a sociedade em geral, atendendo aos pré-requisitos de idade, escolaridade e classificação de baixa renda.

Em dezembro, as vagas se destinavam preferencialmente aos funcionários das indústrias e seus dependentes, mediante comprovação de vínculo com a indústria.

Fases de ensino

O ensino fundamental é composto por nove fases e o ensino médio, por três fases. A duração mínima de cada uma delas é de seis meses, podendo ser ampliada de acordo com o ritmo individual de aprendizagem, que leva em conta o desempenho, a necessidade e o interesse do estudante. A estrutura permite ao aluno ingressar a qualquer momento no processo, considerando sua idade mínima e seus conhecimentos prévios.

Distribuição de vagas e editais

Ao todo, serão disponibilizadas 1073 vagas gratuitas, destinadas aos trabalhadores da indústria e seus dependentes, e a pessoas de baixa renda, desde que atendam aos pré-requisitos de idade e escolaridade do curso em questão.

Confira, ao final desta página, o edital para o 2o semestre de 2016.

Oportunidade:

Vagas abertas até que o número previsto no edital seja atingido. Não perca tempo!

Obs.: caso o número de inscrições seja superior ao número de vagas oferecidas haverá um sorteio para o preenchimento das mesmas, na forma prevista do edital.

• Ensino fundamental, 1º segmento (da 1ª fase à 5ª fase)
Itaperuna, Nova Iguaçu, Petrópolis e Cinelândia.

• Ensino fundamental, 2º segmento (da 6ª fase à 9ª fase)
Barra Mansa, Barra do Piraí, Cinelândia, Duque de Caxias, Itaperuna, Jacarepaguá, Laranjeiras, Petrópolis, Resende, São Gonçalo, Santa Cruz, Volta Redonda e Vicente de Carvalho.

• Ensino médio (da 1ª fase à 3ª fase)
Barra Mansa, Barra do Piraí, Cinelândia, Duque de Caxias, Itaperuna, Jacarepaguá, Laranjeiras, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, São Gonçalo, Santa Cruz, Volta Redonda e Vicente de Carvalho. 

Como se inscrever

• Para concorrer às vagas gratuitas das escolas do SESI Rio, os candidatos deverão realizar a inscrição, no horário de atendimento da unidade correspondente, no período de 27 de junho até as 17h do dia 01 de julho de 2016, e comparecer pessoalmente ao sorteio que será realizado em 02 de julho de 2016 (sábado) às 10h. Para saber todas as condições de participação, além da relação de ofertas e unidades disponíveis, acesse aqui o edital.  

Novo calendário:
27/06 a 01/07- Inscrição
02/07 - Sorteio
04/07 a 15/07 - Matrículas
04/07 - Início do segundo semestre letivo
 

Requisitos legais:

- Ter a idade mínima para ingresso no respectivo curso escolhido

- Comprovar a escolaridade anterior, através de Declaração ou Histórico Escolar emitido pela última escola frequentada, de acordo com a fase / curso pretendido.

Documentação necessária (original e cópia):

- 01 Cópia do CPF do aluno maior de idade ou do responsável do aluno menor de idade;
- 01 Cópia da Carteira de Identidade;
- 01 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia do Comprovante de situação militar, para os alunos do sexo masculino, na forma da Lei;
- 02 (dois) retratos 3x4;
- 01 Cópia da Declaração ou do Histórico Escolar das séries cursadas;
- 01 Cópia do histórico médico das condições de saúde e problemas específicos que exijam atenção especial da escola se for o caso, e
- Laudo médico que comprove necessidades educativas especiais se for o caso.

Alguma dúvida?

Entre em contato por meio de nossos canais para obter mais informações.

Atendimento on-line Fale Conosco
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida