Portal Sistema Firjan
menu

Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural

Em 2014, nasceu o Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural, voltado à descoberta e ao desenvolvimento de novos autores teatrais. Um projeto anual de estudo e criação em dramaturgia, sob a orientação de profissionais renomados no universo das artes cênicas. Desde então, três turmas passaram pelo Núcleo (2014-2015, 2015-2016 e 2017) e o SESI Cultural já produziu dois espetáculos de autoria dos participantes e dois livros com os textos desenvolvidos.

nucleo-dramaturgia-peca-vencedora-rafael-barreto.jpg

A turma 2014-2015 contou com 15 participantes. Cada um deles desenvolveu um texto e o SESI Cultural selecionou três para serem publicados em livro e um para ser montado e encenado em sua rede de teatros. Na edição 2015-2016, uma novidade: os 15 participantes foram divididos em três grupos, que criaram textos coletivamente. As três obras foram publicadas em livro e uma delas se transformou em espetáculos nos teatros SESI. Em 2017, o Núcleo retomou a fórmula original, com 15 autores criando textos individuais. Nesta edição, o grupo passou a ser coordenado pelo curador, diretor e dramaturgo Diogo Liberano, que também é diretor artístico e de produção da companhia carioca Teatro Inominável.

Para mais informações sobre o Núcleo de Dramaturgia do SESI Cultural, entre em contato pelo e-mail nucleodedramaturgia@firjan.com.br.

 

A turma 2018

Em 2018, o projeto permanece com o mesmo escopo do ano anterior, com 15 autores criando textos individuais. Para a quarta turma, o Núcleo planeja promover, de março a novembro, estudos, oficinas, palestras, bate-papos, mesas-redondas e leituras dramatizadas voltadas à formação em dramaturgia. Assim como aconteceu com a turma 2017, três textos desenvolvidos pelos novos autores serão selecionados para uma publicação impressa e eletrônica e um deles será montado e encenado pelo SESI Cultural.

autor-diogo-liberano.jpg

O curador, diretor e dramaturgo Diogo Liberano (foto) permanece como coordenador da turma do Núcleo. A quarta turma tem um diálogo mais próximo com o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, de São Paulo, que em sua décima edição (lançado no final do ano) é coordenado pela dramaturga e jornalista Marici Salomão. A ideia é de um projeto pedagógico que reforce as reflexões e práticas relativas à dramaturgia na formação dos autores.

Em outras palavras, a intenção é estimular a criação de textos a partir de investigações em torno dos diversos processos de composição dramatúrgica que possam nascer das apostas individuais dos autores inscritos.

As atividades previstas para o ano de 2018 se dão por meio de encontros semanais para estudo, prática e reflexão crítica sobre dramaturgia, como também encontros presenciais com autores e artistas profissionais da cena contemporânea, convidados a compor as atividades do Núcleo. Além dos encontros semanais, o Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural oferece também orientação e atendimento individual na criação das peças dos novos autores, além de leituras comentadas dos textos em produção.

Informações gerais

- Duração da turma: 10 meses (de 20 de março a 18 de dezembro de 2018)
- Quantidade de turmas: 1
- Número de participantes: 15 participantes
- Aulas semanais: terças-feiras, das 18h30 às 22h
- Local das aulas: SENAI Laranjeiras *As aulas podem acontecer em outros locais, que serão informados com antecedência.
- Mensalidade: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
 

Seleção para a turma 2018

 

Confira a lista dos selecionados para a turma de 2018 do Núcleo de Dramaturgia SESI

 

 


Saiba mais sobre as edições anterior do Núcleo de Dramaturgia

 

Primeira Semana do Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural

Marcando o encerramento das atividades da terceira turma, o SESI Cultural promoveu a Primeira Semana do Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural. A programação, toda gratuita, foi realizada de 8 a 13 de dezembro de 2017, no SENAI Laranjeiras e no Oi Futuro Flamengo. Além da presença dos novos autores, a programação contou com grandes nomes do universo da dramaturgia no Rio de Janeiro e no Brasil, como Diogo Liberano, Marici Salomão, Marcio Abreu, André Felipe, Ricardo Cabral, Pedro Kosovski, Denise Stutz, Daniela Pereira de Carvalho e o grupo Miúda. Foram apresentadas ações como: conversas entre convidados, oficinas de dramaturgia, leitura de um texto curto escrito por uma autora da turma, além de performances e encenações teatrais criadas a partir de outros textos desenvolvidos por autores da turma.

Programação SENAI Laranjeiras 

Programação Oi Futuro Flamengo 

Lista completa dos participantes da Primeira Semana do Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural 

Descrição das atividades 

 

Terceira turma (2017)

Regulamento


Textos selecionados para o livro (a publicação será lançada em breve pela Editora Cobogó):

- "Rose", de Cecilia Ripoll,

- "Escuta!", de Francisco Ohana

- "O enigma do bom dia", de Olga Almeida.


O texto vencedor, "Rose", será encenado no Teatro SESI Centro de 12/03 a 10/04.
 

Segunda turma (2015-2016)

A publicação reúne os três textos selecionados no segundo ano do projeto: "E de repente uma ossada de baleia emergiu na cidade", escrito por Andressa Hazboun, Gabriel Barros, Gabriela Giffoni, Pedro Kaschner e Pedro Leal David; "A vida que nos chega", escrito por Dani Rougemont, Glauco Oliveira, Helena Schoenau e Luiz Henrique Duarte; e "Enquanto memórias morrem", escrito por Felipe Pedrini, Jorge Santos e Leticia Bueno Orcy.

Download do livro completo com três dramaturgias ou de cada dramaturgia separadamente:

Livro completo "Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural 2015"

"E de repente uma ossada de baleia emergiu na cidade", escrito por Andressa Hazboun, Gabriel Barros, Gabriela Giffoni, Pablo Kaschner e Pedro Leal David

"A vida que nos chega", escrito por Dani Rougemont, Glauco Oliveira, Helena Schoenau e Luiz Henrique Duarte

"Enquanto memórias morrem", escrito por Felipe Pedrini, Jorge Santos e Leticia Bueno Orcy

 

Primeira turma (2014-2015)

A publicação reúne os três textos selecionados do primeiro ano do projeto. Além de “Vende-se uma geladeira azul”, de Rafael Cal, o livro traz também “Amores Flácidos”, de Herton Gustavo, e “Os atrasados”, de Leandro Bellini.

Download do livro completo com três dramaturgias ou de cada uma separadamente:

Livro completo "Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural 2014"

"Amores Flácidos", escrito por Herton Gustavo

"Os Atrasados", escrito por Leandro Bellini

"Vende-se uma geladeira azul", escrito por Rafael Cal

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida