Portal Sistema Firjan
menu

Núcleo de Dramaturgia da Firjan SESI

Em 2014, nasceu o Núcleo de Dramaturgia da Firjan SESI, voltado à descoberta e ao desenvolvimento de novos autores teatrais. Um projeto anual de estudo e criação em dramaturgia, sob a orientação de profissionais renomados no universo das artes cênicas. Desde então, três turmas passaram pelo Núcleo (2014-2015, 2015-2016 e 2017) e a Firjan SESI já produziu dois espetáculos de autoria dos participantes e dois livros com os textos desenvolvidos.

nucleo-dramaturgia-peca-vencedora-rafael-barreto.jpg

A turma 2014-2015 contou com 15 participantes. Cada um deles desenvolveu um texto e a Firjan SESI selecionou três para serem publicados em livro e um para ser montado e encenado em sua rede de teatros. Na edição 2015-2016, uma novidade: os 15 participantes foram divididos em três grupos, que criaram textos coletivamente. As três obras foram publicadas em livro e uma delas se transformou em espetáculos nos teatros da Firjan SESI. Em 2017, o Núcleo retomou a fórmula original, com 15 autores criando textos individuais. Nesta edição, o grupo passou a ser coordenado pelo curador, diretor e dramaturgo Diogo Liberano, que também é diretor artístico e de produção da companhia carioca Teatro Inominável.

Para mais informações sobre o Núcleo de Dramaturgia, entre em contato pelo e-mail nucleodedramaturgia@firjan.com.br.

Segunda Semana do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI
 

Consciente da importância de incentivar reflexões e debates em torno do fazer teatral, e consequentemente o desenvolvimento de novos autores e autoras, a Firjan SESI promove, de 2 a 6 de outubro, a Segunda Semana do Núcleo de Dramaturgia. O evento conta com programação no Oi Futuro Flamengo e uma oficina no ICCV – Instituto Cultural Cidade Viva.

Nesta segunda edição, a Firjan SESI investe em discussões urgentes sobre a escrita para teatro na contemporaneidade por meio de encontros e tensões do texto teatral com a cena, o vídeo, a leitura e a arte da performance.

O Núcleo de Dramaturgia é um projeto de formação interessado no estudo e na criação de dramaturgias, e a Semana se configura como um modo de irradiar para mais pessoas as reflexões que são nutridas e desdobradas durante 10 meses de encontros semanais, a cada ano. Nesta segunda edição da Semana, 14 dramaturgias de cada um dos 14 autores da turma 2018 são experimentadas e compartilhadas com o público através de duas encenações teatrais, quatro leituras dramatizadas, quatro vídeo-leituras e quatro performances.

Na abertura desta nova edição, são lançadas três dramaturgias criadas por autores da terceira turma (2017) do Núcleo, que foram publicadas recentemente em parceria com a Editora Cobogó: “Rose”, de Cecilia Ripoll, “Escuta!”, de Francisco Ohana, e “O enigma do bom dia”, de Olga Almeida.

Além destas ações, acontece uma oficina com a dramaturga Daniele Avila Small, além de conversas com artistas e pensadores da cena contemporânea sobre assuntos carentes de mais discussão: dramaturgia para teatro musical e também para teatro infanto-juvenil.

Programação completa

Lista dos artistas participantes

Lista dos autores da turma de 2018

 

A turma 2018

Em 2018, o projeto permanece com o mesmo escopo do ano anterior, com 15 autores criando textos individuais. Para a quarta turma, o Núcleo planeja promover, de março a novembro, estudos, oficinas, palestras, bate-papos, mesas-redondas e leituras dramatizadas voltadas à formação em dramaturgia. Assim como aconteceu com a turma 2017, três textos desenvolvidos pelos novos autores serão selecionados para uma publicação impressa e eletrônica e um deles será montado e encenado pela Firjan SESI.

autor-diogo-liberano.jpg

O curador, diretor e dramaturgo Diogo Liberano (foto) permanece como coordenador da turma do Núcleo. A quarta turma tem um diálogo mais próximo com o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, de São Paulo, que em sua décima edição (lançado no final do ano) é coordenado pela dramaturga e jornalista Marici Salomão. A ideia é de um projeto pedagógico que reforce as reflexões e práticas relativas à dramaturgia na formação dos autores.

Em outras palavras, a intenção é estimular a criação de textos a partir de investigações em torno dos diversos processos de composição dramatúrgica que possam nascer das apostas individuais dos autores inscritos.

As atividades previstas para o ano de 2018 se dão por meio de encontros semanais para estudo, prática e reflexão crítica sobre dramaturgia, como também encontros presenciais com autores e artistas profissionais da cena contemporânea, convidados a compor as atividades do Núcleo. Além dos encontros semanais, o Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural oferece também orientação e atendimento individual na criação das peças dos novos autores, além de leituras comentadas dos textos em produção.

Informações gerais

- Duração da turma: 10 meses (de 20 de março a 18 de dezembro de 2018)
- Quantidade de turmas: 1
- Número de participantes: 15 participantes
- Aulas semanais: terças-feiras, das 18h30 às 22h
- Local das aulas: SENAI Laranjeiras *As aulas podem acontecer em outros locais, que serão informados com antecedência.
- Mensalidade: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
 

Seleção para a turma 2018

Confira a lista dos selecionados para a turma de 2018 do Núcleo de Dramaturgia


Saiba mais sobre as edições anteriores do Núcleo de Dramaturgia

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida