Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação

Projetos inovadores de alunos do SENAI são selecionados para ganhar o mercado

Os aprovados agora passam por um período de incubação dentro do FabLab e dos espaços de coworking da unidade do SENAI

Os aprovados agora passam por um período de incubação dentro do FabLab e dos espaços de coworking da unidade do SENAIFoto: Sérgio Oliveira

10/11/17 14:20  -  Atualizado em  10/11/17 15:42

Um bracelete capaz de criar fonte de recarga para aparelhos eletrônicos por meio da energia solar. Esse foi o projeto vencedor de uma das etapas do Desafio SENAI + Indústria que aconteceu em Campos, na última quinta-feira, 9.  Uma banca formada por educadores e empresários de diversos segmentos selecionou quatro dos 13 projetos apresentados para seguir para a próxima fase, o Pré-Acelera.

Estudantes do SENAI Campos e Macaé tiveram apenas cinco minutos para convencer o júri técnico sobre a eficácia, importância e aplicabilidade das propostas. Os protótipos dos projetos também foram apresentados. Os classificados agora ganharão uma consultoria técnica para transformar suas ideias em negócios inovadores.

Além do bracelete, também foram selecionados um projeto que facilita o flameamento, processo que dá textura o granito; outro que reduz o superaquecimento do equipamento de Hi-Torque, usado na indústria do petróleo; e o Cortador Automatizado de Filetes de Pedras, que melhora o processo de produção de pedras decorativas.

“Todos os projetos foram muito interessantes e o mais importante será a oportunidade desses alunos colocarem em prática suas ideias, porque afinal, não existe inovação sem aplicabilidade”, disse o presidente do Conselho da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Norte Fluminense, Fernando Aguiar.

“Fiquei muito feliz. Espero que nosso projeto evolua ainda mais e seja um sucesso”, afirmou a aluna Ananda Oliveira, uma das idealizadoras do bracelete solar.

Os aprovados agora passam por um período de incubação dentro do FabLab e dos espaços de coworking da unidade do SENAI, sob orientação de monitores e especialistas. A intenção é dar vida às soluções propostas, ou seja, transformar as ideias em planos de negócio capazes de conquistar o mercado e serem utilizados pelas empresas. 

Confira as fotos

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida