Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Economia

Petrobras procura fornecedores da área de logística

04/09/17 12:45  -  Atualizado em  04/09/17 12:53

A Petrobras, em parceria com o Sistema FIRJAN e o Sebrae, promoveu seminário para empresas do segmento de operação e apoio logístico, com objetivo de estimular o cadastramento para fornecedor da Petrobras.

Segundo Andrea Garcez, consultora da Petrobras, essas atividades são críticas para a indústria de petróleo e gás e, devido às novas oportunidades do mercado, em breve serão mais demandadas. “

Esses eventos são importantes por aproximarem a Petrobras dos fornecedores de todos os portes, permitindo um maior alinhamento na expectativa de todos os envolvidos”, afirmou Andrea. Ela também ressaltou que a Petrobras está em constante processo de melhoria e, por isso, é imprescindível acompanhar as mudanças no cadastramento de fornecedores e manter os dados atualizados.

A Petrobras também está divulgando seu novo processo de contratação. Para ter o cadastro aprovado, são avaliadas questões técnicas, econômicas, legais, de integridade, SMS (Saúde, Meio ambiente e Saúde) e gerenciais.

“É essencial estar atento ao questionário de integridade, pois, se a empresa não possuir um Programa condizente com seu porte, perfil, histórico e relacionamento com agentes públicos e terceiros, ela não será aprovada”, informou a consultora.

A partir de julho de 2018, todas as contratações da companhia estarão adequadas à Lei das Estatais (Lei nº 13.303/16), que estabelece maior rigidez para compras e licitações. De acordo com Andrea, o papel do cadastro de fornecedores mudará com as novas regras: “O cadastro será uma forma de agilizar a participação da empresa, uma vez que já tenha sido aprovada nas avaliações para fornecimento à Petrobras. Além disso, os cadastrados receberão por e-mail a agenda dos novos editais que podem concorrer”.

“O mercado de petróleo e gás está passando por um novo ciclo. É fundamental que nossas empresas estejam preparadas para quando a demanda chegar”, afirmou Renata van der Haagen, coordenadora de Relacionamento Estratégico Petróleo, Gás e Naval da Federação.

Estão programados outros eventos com foco na expansão das empresas no cadastro Petrobras até o final do ano. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail petroleo.gas@firjan.com.br.

O seminário Agenciamento de Transporte Intermodal e Operação Logística aconteceu em 30 de agosto, no Centro Empresarial Senado Petrobras.  

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida