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FIRJAN leva empresários da moda para salão de negócios em outros estados

Objetivo da iniciativa é fomentar negócios em diferentes regiões do país, com eventos em Brasília, Ribeirão Preto e Recife

Objetivo da iniciativa é fomentar negócios em diferentes regiões do país, com eventos em Brasília, Ribeirão Preto e RecifeFoto: Divulgação FIRJAN

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Publicado em 27/03/2017 10:56  -  Atualizado em  27/03/2017 11:02

Com a proposta de fortalecer e aquecer o setor de moda do estado, o Sistema FIRJAN promove o Moda Rio Negócios. Com foco em vendas para varejistas e atacadistas dessas regiões, a primeira parte da rodada começou a ser realizada em Brasília, neste domingo e segunda-feira, 26 e 27. Depois da capital federal, o evento ainda vai passar por Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, em 29 e 30, e também por Recife em 6 e 7 de abril.

“A proposta é apoiar a geração de negócios promovendo o acesso a diferentes mercados do país. Os eventos reúnem produtos de alta qualidade, diferenciados, com design e valor agregado traduzindo o lifestyle carioca. É uma ótima oportunidade para as indústrias do Rio firmarem parcerias comerciais para que seus produtos sejam vendidos em várias partes do Brasil, movimentando a economia e desenvolvendo o setor em nosso estado”, diz Ana Carla Torres, coordenadora de Moda do Sistema Firjan.

Há mais de 30 anos no mercado da moda, inclusive como fornecedora de baladas grifes, a empresária Jandira Barone é uma das integrantes do Moda Rio Negócios. “Sem dúvida, está sendo uma experiência muito enriquecedora. Receber feedback direto dos clientes é fundamental, já que nós temos que produzir o que eles querem comprar. É uma abertura de horizontes para os negócios”, diz a dona da Tristar.

Pedro Ruffier, proprietário da Movin, também participa do evento. “Essa é uma excelente oportunidade de networking, com possibilidade de troca de experiências, realização de novos contatos e parceiros para futuras coleções. Também é a chance da marca ser conhecida em diferentes partes do país”, diz ele, que fabrica peças de acordo com o conceito da sustentabilidade, com o uso, por exemplo, de algodão orgânico e reciclado em produtos multiusos e com design atemporal.

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Empresas também receberam consultorias especializadas em produtos de moda | Foto: Divulgação FIRJAN


Além da possibilidade da conquista de novos lugares para se fazer negócios, as empresas receberam consultorias especializadas em produtos de moda. Durante a realização dos eventos nas três cidades, os empresários ainda vão poder participar de duas palestras: “A loja que vende – como vender mais no atual momento do varejo de moda”, com Silvio Chadad, e “Direcionamento criativo para o verão 2017/2018”, com Aldo Abreu.

Empresas de diferentes segmentos da moda participam da iniciativa. São elas: Lalie Lalou, Suspiro Íntimo e Lia Lou de lingerie; Poquet e Tai Dai de acessórios; Pitanga e Jangada de moda praia; CCM de fitness; Eneida França, Creative Brasil, Marcia Mor, Ame Bijoux e Dayrell de joias e bijuterias; Cheval de roupas masculinas; Tristar e Dona Bis de vestuário feminino e Movin com peças para ambos os sexos.

Confira mais informações sobre o evento

Moda carioca é sucesso no mundo

O valor da moda do Rio de Janeiro pode ser comprovado pelos números de exportações de suas empresas do setor, que totalizaram US$ 27,2 milhões em 2016. De acordo com os números dos grupos Tecidos, Confecção, Calçados, Bolsas e Acessórios, o Rio apresentou o maior preço médio por quilo exportado dentre todos os estados do país. O preço médio por quilo da moda do Rio é 24% maior que o restante do país.

No segmento de moda praia, por exemplo, desde 2012 o estado do Rio se tornou o maior exportador do país ao ultrapassar São Paulo, que historicamente liderava o ranking. Desde então, mantém a primeira posição, aumentando sua participação nas vendas externas de 39% em 2011 para 47% em 2016.

Nos últimos quatro anos, enquanto as exportações fluminenses da cadeia da moda recuaram, o segmento de moda praia teve aumento de 15% nas exportações, registrando US$ 5,1 milhões de vendas de produtos de moda praia em 2016.

 
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