Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade

Empresários debatem tendências de consumo e comportamento

Utopia, metamorfose e futurismo são os três direcionamentos que se aplicam aos cinco segmentos de consumo, segundo estudos da Firjan

Utopia, metamorfose e futurismo são os três direcionamentos que se aplicam aos cinco segmentos de consumo, segundo estudos da FirjanFoto: Paula Johas

24/10/18 11:56  -  Atualizado em  29/10/18 13:14

Empresários dos setores de bens de consumo de todas as regiões do estado do Rio estarão debatendo as tendências de mercado convergentes a todos os segmentos e as específicas de cada um, até 13/11. O ciclo de eventos Giro Tendências foi aberto em 23/10, na sede da Firjan, no município do Rio, e vai percorrer outras cidades, reunindo empresas de Audiovisual, Gráfico, Moda, Móveis e Plástico.

“Esse evento traz novas características, apresentando a interligação dos aspectos do comportamento e do consumo que permeiam todos os setores. A indústria deve estar preparada para o que está por vir e que será objeto de suas futuras encomendas. Com os novos meios de comunicação, a criatividade não é mais algo isolado”, alertou Antonio Berenguer, diretor da Firjan CIRJ.

O debate envolveu os novos conceitos, produtos, tecnologias, equipamentos, processos e matérias-primas, que podem impactar o desenvolvimento das indústrias. O primeiro painel apresentou as convergências e, em seguida, cada segmento debateu os direcionamentos específicos para sua área.

No setor Gráfico, as novas tecnologias complementarão o material impresso, ampliando a interação do consumidor com as marcas. O touchcode, que vem para substituir o QR code, é um exemplo. O consumidor encostará seu smartphone na embalagem ou numa revista e será direcionado a conteúdos como vídeo, catálogo, realidade aumentada, compras online etc.

“As gráficas já vivem a era digital e precisam oferecer a solução completa para o cliente. Ao mesmo tempo, os impressos artesanais passam a ser mais valorizados, por se aproximarem do consumidor final”, afirma Luiza Calado, especialista Setorial Gráfico da federação.

Para a Zit Gráfica, este é um momento de reinvenção. “Os equipamentos atuais serão complementados com novas ideias. O papel pode ter importância até maior, se somando às novas tecnologias, trazendo mais resultado para o consumidor e para a empresa”, avalia Sandro Meneghetti, diretor da gráfica.

Futuro em transformação
De acordo com estudos da Firjan, os três direcionamentos que se aplicam aos cinco segmentos de consumo são utopia, metamorfose e futurismo. O primeiro aponta para o combate aos estereótipos e pela aceitação de cada um como é. “Para o consumidor se identificar com a marca, esta deve assumir posicionamentos, buscar pessoas comuns para suas campanhas e rever sua estratégia de negócios”, orientou Nathalia Coelho, especialista de Moda da Firjan.

A metamorfose, por sua vez, se refere a novos modelos de negócios, entre eles a economia colaborativa, o compartilhamento, o movimento maker, a valorização do artesanal e a preocupação com a sustentabilidade. Já o futurismo vem ligado a indústria 4.0, robotização, inteligência artificial e sensores.

As palestras são produzidas pela equipe de especialistas da Coordenação de Desenvolvimento Setorial de Bens de Consumo da Firjan, considerando as informações obtidas em pesquisas realizadas nas ruas, nos principais eventos e feiras nacionais e internacionais. O objetivo é fortalecer o poder competitivo da indústria fluminense.

Calendário Giro Tendências

24/10 – 10h – Firjan SENAI Serrana – Petrópolis – Rua Bingen, 130 – Bingen – Petrópolis.

24/10 – 16h – Firjan Caxias e Região – Duque de Caxias – Rua Arthur Neiva, 100 – Centro – Duque de Caxias.

29/10 – 18h – Firjan SENAI Centro-Sul Fluminense – Três Rios – Av. Ver. Mário de Castro Reis, 25 – Nova Niterói.

30/10 – 10h – Firjan Leste Fluminense – Niterói – Rua Visconde do Uruguai, 535 – 12 andar – Centro – Niterói.

31/10 – 10h – Firjan Leste Fluminense – Cabo Frio – Hotel Paradiso Corporate, Av. Teixeira e Souza, 2011 – Braga.

05/11 – 18h – Firjan Noroeste Fluminense – Itaperuna – Firjan SENAI – Av. Zulamith Bittencourt, 190 – Centro – Itaperuna.

06/11 – 18h – Firjan Norte Fluminense – Campos – Rua Bruno de Azevedo, 37 – Jardim Maria Queiroz, Parque Tamandaré (entrada pela Rua Pero de Góis).

07/11 – 18h – Firjan Centro-Norte Fluminense – Nova Friburgo – Firjan SENAI Espaço da Moda – Av. Conselheiro Július Arp, 85 – Centro – Nova Friburgo.

13/11 – 18h – Firjan Sul Fluminense – Volta Redonda – Firjan SENAI Volta Redonda – Av. Pedro Lima Mendes, 490 – Aero Clube – Volta Redonda.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida