Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Cultura

Edições do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 20/09/18 14:57  -  Atualizado em  22/01/20 12:26

Terceira Semana do Núcleo de Dramaturgia

De 7 a 12 de outubro de 2019, o Oi Futuro Flamengo recebe a Terceira Semana do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI. Com entrada gratuita, o evento vai contar com encenações, vídeo-leituras, performances, leituras-críticas e leituras-em-cena. Os trabalhos são fruto dos alunos do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, coordenado pelo diretor e dramaturgo Diogo Liberano.

Entre as atividades da Terceira Semana do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, estão as encenações de “Cume”, escrito por Filipe Meira, com direção de Inez Viana, e “Anima”, de Suzana Velasco, com direção de Gunnar Borges; o encontro da dramaturgia “MEL”, de Mayara Máximo, e de “A torre de Argento do Tombo”, de Tiago Torres, lidas e comentadas pela primeira vez, respectivamente, pela atriz Mariana Lima e pelo ator e diretor Cesar Augusto.

Oficina

No sábado, dia 12, será realizada a oficina “Livro em Performance – O teatro no interior do texto”, com a dramaturga Lígia Souza Oliveira, também pesquisadora e atual coordenadora do Núcleo de Dramaturgia SESI/PR.

Confira a lista dos 15 selecionados para a Oficina

Ementa: A oficina tem o objetivo de experimentar as possibilidades de escrita dramatúrgica explorando a página em branco como espaço de criação. Superando a linguagem cênica como objetivo único e final da dramaturgia, a oficina possibilitará a experimentação de escritas performativas que proponham uma apreensão igualmente performativa para o leitor. A partir de exemplos já explorados por dramaturgos brasileiros, a oficina num primeiro momento introduzirá os participantes às reflexões que dão conta deste aspecto da dramaturgia no papel seguido de uma tentativa de transposição de um texto originalmente cênico para a mídia impressa e suas diversas possibilidades (explorações tipográficas, símbolos gráficos, fontes, espaçamentos, imagens, qualidades do papel, tensionamentos na escrita e na grafia das palavras).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
 

Segunda Semana do Núcleo de Dramaturgia

Consciente da importância de incentivar reflexões e debates em torno do fazer teatral, e consequentemente o desenvolvimento de novos autores e autoras, a Firjan SESI promoveu, de 2 a 6 de outubro de 2018, a Segunda Semana do Núcleo de Dramaturgia. O evento contou com programação no Oi Futuro Flamengo e uma oficina no ICCV – Instituto Cultural Cidade Viva.

Nesta segunda edição, a Firjan SESI investiu em discussões urgentes sobre a escrita para teatro na contemporaneidade por meio de encontros e tensões do texto teatral com a cena, o vídeo, a leitura e a arte da performance. Durante o evento, 14 dramaturgias de cada um dos 14 autores da turma 2018 foram experimentadas e compartilhadas com o público através de duas encenações teatrais, quatro leituras dramatizadas, quatro vídeo-leituras e quatro performances.

Na abertura, foram lançadas três dramaturgias criadas por autores da terceira turma (2017) do Núcleo, que foram publicadas recentemente em parceria com a Editora Cobogó: “Rose”, de Cecilia Ripoll, “Escuta!”, de Francisco Ohana, e “O enigma do bom dia”, de Olga Almeida.

Programação completa

Lista dos artistas participantes


Primeira Semana do Núcleo de Dramaturgia

Marcando o encerramento das atividades da terceira turma, a Firjan SESI promoveu a Primeira Semana do Núcleo de Dramaturgia. A programação, toda gratuita, foi realizada de 8 a 13 de dezembro de 2017, na Firjan SENAI Laranjeiras e no Oi Futuro Flamengo. Além da presença dos novos autores, a programação contou com grandes nomes do universo da dramaturgia no Rio de Janeiro e no Brasil, como Diogo Liberano, Marici Salomão, Marcio Abreu, André Felipe, Ricardo Cabral, Pedro Kosovski, Denise Stutz, Daniela Pereira de Carvalho e o grupo Miúda. Foram apresentadas ações como: conversas entre convidados, oficinas de dramaturgia, leitura de um texto curto escrito por uma autora da turma, além de performances e encenações teatrais criadas a partir de outros textos desenvolvidos por autores da turma.

Lista completa dos participantes da Primeira Semana do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI

Descrição das atividades
 

Quinta Turma (2019)

Para a composição da quinta turma o Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI promoveu encontros semanais para estudo e criação, além de ações diversas relativas à formação em dramaturgia. Três textos desenvolvidos por autoras e autores foram selecionados para publicação, impressa ou eletrônica, pela Firjan SESI, e um deles foi selecionado para encenação e apresentação na rede de teatros Firjan SESI.

O curador, diretor e dramaturgo Diogo Liberano continuou na coordenação do Núcleo (iniciada na terceira turma, ano 2017). O projeto pedagógico proposto à quinta turma visou estimular a composição de dramaturgias a partir do aprimoramento dos diferentes modos de composição textual propostos pelas autoras e autores selecionados.


Quarta Turma (2018)

Em 2018, o projeto permaneceu com o mesmo escopo do ano anterior, com 15 autores criando textos individuais. Para a quarta turma, o Núcleo promoveu, de março a novembro, estudos, oficinas, palestras, bate-papos, mesas-redondas e leituras dramatizadas voltadas à formação em dramaturgia. Assim como aconteceu com a turma 2017, três textos desenvolvidos pelos novos autores serão selecionados para uma publicação impressa e eletrônica e um deles será montado e encenado pela Firjan SESI.

Lista dos autores participantes

Texto vencedor: "Saia", de Marcéli Torquato

Textos selecionados para o livro:
- "Saia", de Marcéli Torquato
- "Desculpe o transtorno", de Jonatan Magella
- “Só percebo que estou correndo quando vejo que estou caindo”, de Lane Lopes


Terceira turma (2017)

Regulamento

Textos selecionados para o livro:

- "Rose", de Cecilia Ripoll,
- "Escuta!", de Francisco Ohana
- "O enigma do bom dia", de Olga Almeida


Segunda turma (2015-2016)

A publicação reúne os três textos selecionados no segundo ano do projeto: "E de repente uma ossada de baleia emergiu na cidade", escrito por Andressa Hazboun, Gabriel Barros, Gabriela Giffoni, Pedro Kaschner e Pedro Leal David; "A vida que nos chega", escrito por Dani Rougemont, Glauco Oliveira, Helena Schoenau e Luiz Henrique Duarte; e "Enquanto memórias morrem", escrito por Felipe Pedrini, Jorge Santos e Leticia Bueno Orcy.

Download do livro completo com três dramaturgias ou de cada dramaturgia separadamente:

Livro completo "Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural 2015"
"E de repente uma ossada de baleia emergiu na cidade", escrito por Andressa Hazboun, Gabriel Barros, Gabriela Giffoni, Pablo Kaschner e Pedro Leal David
"A vida que nos chega", escrito por Dani Rougemont, Glauco Oliveira, Helena Schoenau e Luiz Henrique Duarte
"Enquanto memórias morrem", escrito por Felipe Pedrini, Jorge Santos e Leticia Bueno Orcy


Primeira turma (2014-2015)

A publicação reúne os três textos selecionados do primeiro ano do projeto. Além de “Vende-se uma geladeira azul”, de Rafael Cal, o livro traz também “Amores Flácidos”, de Herton Gustavo, e “Os atrasados”, de Leandro Bellini.

Download do livro completo com três dramaturgias ou de cada uma separadamente:

Livro completo "Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural 2014"
"Amores Flácidos", escrito por Herton Gustavo
"Os Atrasados", escrito por Leandro Bellini
"Vende-se uma geladeira azul", escrito por Rafael Cal

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida