Serviços para o setor
Acesso a mercados
Promover a indústria do Rio em outros mercados nacionais e internacionais, capacitar as indústrias para acessar esses mercados e construir conexões entre demandantes e ofertantes são linhas de ações que oferecemos.
O acesso a mercados pode se dar em eventos como a Fevest (feira profissional do setor com foco no segmento de lingerie que movimenta negócios e reúne importantes marcas da indústria de moda íntima do estado do Rio) e também nas rodadas de negócios (encontro entre empresas e compradores com objetivo de gerar novos negócios e contatos para as empresas) e na parceria à exportação (parceria com instituições que fomentam a exportação em âmbito setorial).
Ambiente de negócios
Atuamos na representatividade das indústrias fluminenses, conversando com autoridades municipais, estaduais e federais em assuntos relevantes para o desenvolvimento e a competitividade industrial. Em relação à Lei da Moda, por exemplo, foi prestado apoio técnico para a indústria e a tributação setorial foi monitorada de perto. Existem também as Pesquisas Econômicas (mapeamentos do setor) e as reuniões setoriais (organizadas regularmente com rede de stakeholders).
Educação
Em Educação, oferecemos cursos para o desenvolvimento profissional em todas as etapas da cadeia da moda. A Firjan IEL oferece capacitação empresarial de excelência nas áreas de gestão e inovação (educação executiva para empresários do setor a fim de melhor a estratégia e a visão de mercado das empresas), ações de empreendedorismo e de promoção do estágio na indústria fluminense, bem como convênios com universidades (parcerias com instituições para oferecer cursos regionalmente, como extensões e pós-graduações).
Já a Firjan SENAI promove ações de educação profissional com o objetivo de atender à necessidade de profissionais qualificados por parte da indústria. Entre elas estão o Despertar para a Moda (informa os jovens sobre as profissões e oportunidades da cadeia da moda, sensibilizando novos profissionais para a ponta produtiva do setor), a Olimpíada do Conhecimento (participação que marca a presença da Firjan SENAI no cenário mundial como referência em qualificação profissional, já tendo rendido premiações em diversas ocupações na WorldSkills), o projeto Novos Talentos (integra os alunos da Firjan SENAI do Espaço da Moda com suas produções para que as empresas conheçam os novos profissionais da cadeia) e o próprio Espaço da Moda da Firjan SENAI (centro de inteligência de moda, referência para qualificação profissional e promoção empresarial da região serrana).
Foco de atuação
Há mais de dez anos, promovemos ações para estimular o setor têxtil e de confecção por meio do design a fim consolidar a ferramenta como principal instrumento de diferenciação do produto e gerar valor agregado. Para que a indústria nacional possa competir nesse mercado globalizado, é importante dedicar atenção especial às macrotendências de consumo e, assim, posicionar o estado como principal polo lançador de tendências e negócios dos setores criativos.
Tecnologia e inovação
Com o objetivo de manter constante atualização das empresas no mercado, promovemos ações de mapeamento e acompanhamento das tendências, inovações, tecnologias e novas plataformas de atuação industrial.
Isso inclui o evento Inova Moda (projeto entre Sebrae nacional e SENAI Nacional para elaboração de caderno de tendências e workshops), e a nossa metodologia de pesquisa desenvolvida para detectar macrotendências a fim de desenvolver novos produtos e serviços nas empresas.
Há também o Dossiê de Tendências (informações e tendências setoriais compiladas a partir da observação do especialista da área, contendo dados e exemplificações), e a Coletânea #cenário (informações setoriais sobre um segmento do mercado de moda, seu principal APL e o contexto histórico).
Produtividade e qualidade
Investir na qualidade da produção e no aumento da produtividade das empresas permite a redução de custos a longo prazo e aumenta a competitividade. É nesse sentido que disseminamos conhecimento e promovemos o uso de metodologias e ferramentas.
Parte desse trabalho é feito por meio de clínicas e workshops, com atendimento especializado de acordo com a demanda de um grupo de empresários, tanto regionalmente quanto setorialmente, bem como de informação qualificada sobre as certificações do mercado (palestras de informação sobre certificação e boas práticas de responsabilidade social e relações do trabalho).