Casa Firjan
Esta programação pertence à Casa Firjan
O que é
Casa Firjan debate oportunidades para jogadores e empresas no país com o maior mercado de games da América Latina
Valor
R$ 50 (inteira) R$ 25 (meia)
Local
Casa Firjan
Rua Guilhermina Guinle, 211
Botafogo
Rio de Janeiro - RJ
O Brasil possui o maior mercado de games da América Latina e movimentou, apenas em 2018, cerca de 5,6 bilhões de reais, segundo dados da consultoria Newzoo. Mais do que o mercado do cinema e da música juntos. Com um mercado potencial com mais de 75 milhões de consumidores, os jogos digitais ajudam a movimentar a economia, geram empregos e, ainda por cima, muita diversão para seus usuários. Quais são as principais características desse mercado? Quais são os desafios e oportunidades para empreender e desenvolver games no país? Para além do entretenimento, como explorar soluções em jogos digitais para os desafios das empresas? Venha ouvir e debater com especialistas no assunto.
Colaboração: RING
Participantes:
Pedro Zambom
Consultor de Inteligência de Mercado e Políticas Públicas da Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos - Abragames. Doutorando em Comunicação na Unesp, pesquisa o desenvolvimento da indústria de jogos digitais. Lidera o projeto Games BR, focado em mapear o setor brasileiro de games. Representante da sociedade civil do Conselho Nacional de Política Cultural-CNPC no mandato 2019/2022. Coordenador da Trilha de Indústria do Simpósio Brasileiro de Games desde 2016. Participou da equipe do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais. Membro do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade.
Priscilla Vasconcelos de Morais
Mestranda de desenvolvimento de Jogos Digitais pela PUC-SP. Lecionou jogos digitais em renomados institutos do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos, simulação e gamificação. Atualmente, é analista de serviços tecnológicos no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais.
Kim Kaznowski
Produtor e responsável pela parte estratégica da Double Dash Studios, na gestão interna dos projetos e na área de programação. Começou sua jornada no desenvolvimento de jogos em 2011, estudando a criação de servidores alternativos de jogos, tentando aprender para criar seu próprio jogo. Ele sempre amou tecnologia e por isso decidiu cursar Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mas, durante as aulas de programação, descobriu sua paixão pela área e decidiu se focar em desenvolvimento de jogos, criando a Double Dash Studios com seus sócios.
Mediação:
Ian Rochlin
CEO da Gamer Trials, start-up carioca que criou uma plataforma para mediar e facilitar a relação entre game developers nacionais e jogadores dispostos a testar e avaliar novos jogos. É um dos criadores da GameJamPlus, maior maratona de desenvolvimento de jogos da América latina, evento colaborativo e sem fins lucrativos que aconteceu em 33 cidades de 8 países do mundo em 2019.