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Empresas fluminenses participam de encontros de negócios da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS – WBA

Diretora comercial da Indústria de Alimentos Cadore, Claudia Scofano, considerou o encontro de negócios uma ótima oportunidade para expandir novos mercados

Diretora comercial da Indústria de Alimentos Cadore, Claudia Scofano, considerou o encontro de negócios uma ótima oportunidade para expandir novos mercadosFoto: Divulgação/Firjan

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Publicado em 05/07/2025 19:11  -  Atualizado em  05/07/2025 19:55

Empresas fluminenses participaram no sábado (4/7) de um encontro de negócios promovido pela Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (WBA), pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção das Exportações) e CNI (Confederação Brasileira da Indústria), com a parceria da Firjan. Durante todo o dia, associadas da federação fluminense e empresárias de outros estados apresentaram seus produtos para potenciais compradores de diversos países de várias partes do mundo.

Antecedendo o Fórum Empresarial dos BRICS, no sábado, e a cúpula de chefes de Estado do BRICS, domingo e segunda-feira, a Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (WBA) promoveu a sua plenária anual também na cidade do Rio de Janeiro. A WBA tem como missão promover a inserção econômica das mulheres e fomentar a cooperação entre empresas lideradas por mulheres nos países do BRICS.

Saiba mais: Presidente da Firjan participa da abertura do Fórum Empresarial do BRICS

“A reunião do BRICS WBA é voltada justamente para a questão do empreendedorismo feminino. A entidade tem a preocupação com o desenvolvimento, redução da desigualdade e a ampliação do protagonismo feminino na economia. A rodada de negócios é um canal de comunicação das empreendedoras brasileiras com o mercado internacional. É uma agenda do BRICS mais voltada para questão de empoderamento feminino”, explicou Marcia Carestiato Sancho, vice-presidente do Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan.

Oportunidades de negócios

Diretora comercial da Indústria de Alimentos Cadore, Claudia Scofano, considerou o encontro de negócios uma ótima oportunidade para expandir seus produtos para novos mercados. Integrante do Conselho de Inovação da Firjan, Claudia explicou que a Cadore promoveu investimentos e compra de novos maquinários, aumentando a produção. Agora, ela, que já exporta para países da América Latina, quer levar os produtos da sua fábrica na Baixada Fluminense para novos mercados.

“Podemos levar nossos produtos para a América do Sul, Estados Unidos e para o continente africano. Uma surpresa foi a conversa com empresas chinesas. Achávamos que não éramos competitivos para estar lá. Porém, as conversas foram muito boas e nos animaram a participar de uma feira de alimentos na China, em outubro”, contou Claudia, que também apresentou os produtos da Cadore para compradores da Colômbia, Equador e Canadá, entre outros.

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Moda lingerie e fitness de Nova Friburgo também são bem aceitas no mercado internacional

Quem também ficou satisfeita com os contatos realizados foi a representante comercial da Le Luc Lingerie, Alejandra Piraino. Segundo ela, a fabricante de Nova Friburgo já exportou em anos anteriores e agora quer retornar ao comércio exterior. Os contatos, conforme Alejandra, começaram na Fevest, em junho, e agora espera promover negócios com empresas do Chile e, Colômbia, entre outros países.

“O varejo interno está difícil, por isso devemos procurar novos mercados. Além da aceitação da moda brasileira, por conta da modelagem, podemos ser mais ágeis por conta da proximidade com os países da América Latina e trabalhar com quantidades mínimas”, afirmou a representante comercial em relação à concorrência com os produtos chineses.

A convite da CNI, da Firjan e da ApexBrasil, o importador e distribuidor João Vitor Ribeiro participou do encontro de negócios da WBA com o objetivo de encontrar novos fornecedores de produtos brasileiros para levar para o Canadá. “Conversamos com empresas de cosméticos e de alimentos. Queremos aumentar nossas ofertas no Canadá para brasileiros, latinos e portugueses, com produtos que chamamos de cesta da saudade ou produto nostálgico. Foi muito proveitoso estar aqui”, acrescentou o representante da Elements Brazil Importadora.

A corrente de comércio do Brasil com o BRICS totalizou US$ 210 bi, representando 35% do total em 2024. BRICS foi o destino de US$ 121 bi das exportações brasileiras, representando 36% do total exportado pelo Brasil em 2024 e foi a origem de US$ 88 bi das importações brasileiras, representando 34% do total importado pelo Brasil no mesmo ano.

 
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