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Competitividade / Firjan

Rio+Pão promove workshop para impulsionar negócios em tempos de alta do delivery

Bia Fraga, especialista em negócios, e Fernanda Hipólito, presidente do Rio+Pão, em workshop do sindicato na Firjan SENAI Tijuca

Bia Fraga, especialista em negócios, e Fernanda Hipólito, presidente do Rio+Pão, em workshop do sindicato na Firjan SENAI TijucaFoto: Lucíola Villela

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Publicado em 19/04/2024 09:17  -  Atualizado em  19/04/2024 15:47

Desde a pandemia, aplicativos e grupos de WhatsApp desbancaram os telefonemas como formas mais procuradas pela clientela das padarias cariocas para encomenda de entregas domiciliares. Para falar sobre o uso de redes sociais e a gestão moderna no setor de panificação, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Município do Rio Janeiro (Rio+Pão) promoveu o primeiro de uma série de workshops sobre o tema com a especialista em negócios Bia Fraga, reunindo associados no auditório da Firjan SENAI Tijuca, na quarta-feira, 17/4. “Está na hora de deixarmos de lado a mentalidade de que negócio só funciona se estivermos encostados no balcão, pois o delivery veio para ficar”, diz Fernanda Hipólito, presidente do Rio+Pão.

O Sindicato conta com 250 associados na capital, onde existem cerca de 2 mil padarias e confeitarias. Segundo Fernanda, o setor vem sendo reformulado, com a entrada de muitos novos empreendedores, que já têm a cultura das entregas por aplicativo. “Existe uma resistência grande dos panificadores mais antigos, que chegaram ao negócio por sucessão familiar e relutam em deixar o modelo consagrado do chão de loja. Nesses workshops vamos ter uma ideia do mercado e fortalecer nossa identidade como indústria, que trabalha uma matéria para transformar em produto”, comentou Fernanda.

Atualmente, em todo o Brasil, por WhatsApp são feitas 140 milhões de encomendas de alimentos em geral a cada mês, enquanto os pedidos ao I-food, que domina o mercado de entregas domiciliares, está em 70 milhões mensais, informou Bia Fraga. A plataforma tem 350 mil estabelecimentos cadastrados no país inteiro. Os pedidos por I-food correspondem a 10% do faturamento da maioria das padarias, porém, contou Bia Fraga, chegam a pagar a folha de pagamento de uma confeitaria no bairro carioca do Jardim Botânico. O próximo workshop com Bia Fraga para o setor de panificação deverá acontecer ainda no primeiro semestre deste ano e tratará de tributação e aspectos de administração.

“Está na hora de a nossa indústria incorporar novos conceitos. Hoje, temos que trabalhar marketing, conhecer tributação, qualificar cada vez mais nosso pessoal. Para isso temos excelentes cursos na Firjan SENAI. O tempo em que bastava conversar com o cliente três vezes por dia acabou”, pontua Fernanda Hipólito.

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