Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação

Firjan SENAI se destaca no Sistema de Avaliação da Educação Profissional

Manutenção Automotiva foi um dos cursos mais bem avaliados no Saep

Manutenção Automotiva foi um dos cursos mais bem avaliados no SaepFoto: Paula Johas

24/05/19 11:43  -  Atualizado em  27/05/19 16:20

A Firjan SENAI teve a qualidade de seus cursos técnicos comprovada pelo Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) de 2018, alcançando o percentual de 76% de seus alunos nos níveis adequado e avançado. A avaliação é responsável por analisar as competências dos alunos da rede SENAI de todo o Brasil. O resultado do Rio foi acima da média nacional (75,1%) e também da meta nacional (75%), estipulada pelo Planejamento Estratégico da CNI 2015 – 2022.

Participaram do SAEP 18 cursos técnicos da Firjan SENAI, distribuídos em 20 unidades, envolvendo a participação de 1.771 alunos na prova objetiva e 968 na prova prática. Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, explica que os estudantes que atingem os patamares adequado e avançado estão em nível de excelência para exercerem a ocupação profissional que escolheram no mercado de trabalho.

“Esse resultado representa e consolida o esforço empreendido por todos ao longo dos anos, na melhoria da qualidade de ensino da Firjan SENAI, evidenciado pelos cursos alinhados com as demandas de mercado, pela capacitação técnica-pedagógica permanente de nossos instrutores, e também pelos processos de avaliação que temos implantado e pela apropriação da metodologia SAEP pelos envolvidos no processo”.

"Esse resultado representa e consolida o esforço empreendido por todos ao longo dos anos, na melhoria da qualidade de ensino da Firjan SENAI" - Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI

Melo ressalta ainda que, seguindo a métrica anterior do SAEP – o sistema sofreu alteração em 2018 –, a Firjan SENAI vem em uma curva ascendente desde 2014, quando registrou 66,6% dos alunos nos níveis citados, atingindo, em 2018, 85,04%.

Destaques

Na modalidade de prova objetiva, a Firjan SENAI ficou em 8º lugar na classificação geral no ranking nacional. Os cursos de Vestuário e Petróleo e Gás atingiram a primeira colocação, enquanto Meio Ambiente garantiu a segunda posição, e Informática, Soldagem e Comunicação Visual, a terceira. “Cabe destacar que a Firjan SENAI Friburgo ficou entre as melhores escolas do Brasil, com 100% dos 77 alunos que participaram da avaliação atingindo os níveis mais altos nas provas objetivas”, complementa Melo.

Na prova prática, a Firjan SENAI aparece em 7º lugar na classificação geral, com os cursos de Informática, Manutenção Automotiva, Segurança do Trabalho e Vestuário no topo do ranking nacional, tendo disputado com 11, 12 e 20 departamentos regionais, respectivamente.  

“Eu me mudei de Duque de Caxias para Resende só para fazer o curso técnico em Manutenção Automotiva. Ele foi o pontapé para o meu ingresso no mercado de trabalho”, conta Kauan Santos, que participou da prova e atualmente trabalha na Oca Veículos.

Danilo Rodrigues, que cursou Informática, também elogia a qualidade de ensino da Firjan SENAI. “Eu gostava da área, mas não tinha conhecimento nenhum. O curso me forneceu todas as instruções necessárias para exercer hoje a profissão”.

As matrículas para a Firjan SENAI estão abertas. Entre os destaques, estão os cursos técnicos em Manutenção Automotiva, Informática, Soldagem, Comunicação Visual, Logística, Segurança do Trabalho e Petróleo e Gás (modalidade EAD).

Confira todas as informações aqui e inscreva-se!

Saiba os principais destaques da Firjan SENAI no SAEP 2018

Prova Objetiva

1º lugar nacional:

Vestuário – SENAI Espaço da Moda

Petróleo e Gás – IST Automação e Simulação

2º lugar nacional:

Meio Ambiente – IST Solda

3º lugar nacional:

Informática – SENAI Maracanã

Soldagem - IST Solda

Comunicação Visual - SENAI Maracanã

Prova Prática

1º lugar nacional:

Informática

Manutenção Automotiva

Segurança do Trabalho

Vestuário

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida