Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação / Competitividade

FabLab da Casa Firjan fomenta a cultura maker do Rio

O Fablab da Casa Firjan é utilizado para treinamentos, eventos, atividades gratuitas e também para o desenvolvimento de projetos profissionais.

O Fablab da Casa Firjan é utilizado para treinamentos, eventos, atividades gratuitas e também para o desenvolvimento de projetos profissionais.Foto: Paula Johas

19/03/19 17:22  -  Atualizado em  20/03/19 15:42

O FabLab da Casa Firjan tem provocado a criatividade, a colaboração e a inovação de profissionais, estudantes e empresários do Rio de Janeiro. Desde a inauguração, em agosto de 2018, o espaço é utilizado para treinamentos, eventos, atividades gratuitas e também para o desenvolvimento de projetos profissionais.

“As iniciativas usam o espaço como ferramenta para materializar ideias e validar conceitos. Isso porque disponibilizamos tecnologias para construir, consertar, modificar e fabricar produtos, soluções e projetos inovadores, fomentando assim a cultura maker”, conta Felipe Laranja, responsável técnico do FabLab.]

As iniciativas usam o espaço como ferramenta para materializar ideias e validar conceitos. - Felipe Laranja, técnico FabLab

O laboratório já abrigou cursos da Casa, como Design para Fabricação Digital e Design de Móveis, e treinamentos de ambientação com a impressora 3D, a máquina de corte Mini CNC e a cortadora a laser. Durante o Verão na Casa – evento da Casa Firjan que aconteceu nos sábados de janeiro e fevereiro –, os participantes utilizaram o FabLab para produzir materiais das oficinas oferecidas na programação, como a de Carnaval LED. Já no Festival Futuros Possíveis, em dezembro, o laboratório desenvolveu painéis interativos com a temática do evento.

FabLab Open Day e aluguel das máquinas

Como forma de ampliar o acesso aos recursos tecnológicos do laboratório, é possível agendar visitas guiadas voltadas para professores e estudantes de escolas e universidades. Às sextas-feiras ocorre o FabLab Open Day, um dia com entrada gratuita e inscrições pelo site, onde os participantes podem trocar experiência com outros usuários do laboratório e fazer pequenos experimentos nas máquinas. 

Laranja ressalta que o Open Day tem sido um ponto de encontro para trocar experiências e fazer pequenos experimentos. “É um dia livre que reúne pessoas experientes e novatas. Para os novatos, é um quebra gelo com o ambiente; para os mais experientes, um momento para compartilhar conhecimento e fazer experimentações”, destaca.

Para quem precisa de mais tempo de desenvolvimento, o espaço disponibiliza o aluguel das principais máquinas, com reserva e pagamento pelo site. Entre elas, as de corte Mini fresadora CNC e Router CNC; as impressoras 3D FDM e Polyjet; a cortadora a laser e de vinil; e a impressora gráfica UV. Os interessados podem reservar os equipamentos para trabalhar em seu projeto.

O arquiteto e urbanista Eduardo Xavier, criador do projeto Arquitetando o Infinito e fundador da marca Tijolinhos de Papel, é um dos usuários do FabLab desde janeiro. Xavier usa o local para prototipar ideias, como o Castelinho Medieval Infantil, um brinquedo educativo com peças feitas de papel 100% reciclado. “O FabLab caiu como uma salvação na minha vida; estava pensando em comprar uma cortadora a laser, mas iria precisar pegar outros trabalhos para custear a máquina”, conta. Para ele, o diferencial do FabLab é o apoio: “Não é apenas um suporte técnico, mas intelectual para ajudar a encontrar as soluções”, ressalta.

Outra frequentadora, a design de interiores Helena Jacques de Moraes, conheceu o espaço durante o FabLab Open Day. “Foi uma abertura de horizontes e uma forma de conhecer a tecnologia e o desenvolvimento de projetos com diversas possibilidades de aplicações”, destaca. Também estudante de arquitetura e urbanismo, Helena já participou de dois treinamentos no laboratório, do curso de Design para Fabricação Digital e ainda alugou equipamento com uma colega para um projeto de maquete da faculdade.

Foi uma abertura de horizontes e uma forma de conhecer a tecnologia e o desenvolvimento de projetos com diversas possibilidades de aplicações - Helena de Moraes, design de interiores.

O FabLab oferece também programas personalizados para empresas que buscam fazer uma imersão no ambiente ou realizar um sprint de inovação em conjunto com os especialistas da Casa. O laboratório de experimentação é aberto a todos os públicos; basta ter um projeto na cabeça e vontade de colocá-lo em prática.

Fique por dentro dos eventos e serviços do FabLab pelo site.
 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida