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Aquário Casa Firjan debate os desafios enfrentados pelos profissionais de UX

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Publicado em 28/04/2022 10:22  -  Atualizado em  28/04/2022 10:43

Uma área em constante desenvolvimento, que a cada momento ganha um novo aspecto a ser incorporado, a UX – user experience ou experiência do usuário – tornou-se crucial para as empresas que buscam metodologias adequadas para garantir a satisfação do cliente e fidelizá-lo.

Os desafios enfrentados pelos profissionais do setor, o caráter multidisciplinar e a incorporação necessária de novas tecnologias, com um olhar sempre voltado para as sensações e sentimentos humanos, foram alguns dos pontos levantados no debate “Fundamentos de UX: Conceitos e práticas para melhorar a experiência do usuário”, promovido pelo Aquário Casa Firjan de terça-feira, 26/04.

O mediador Horácio Soares, gerente de Produto e líder de E-commerce na RD Raia Drogasil, destacou a necessidade de conscientização sobre o aprendizado perene que a área exige, ressaltando a importância do registro em literatura sobre esse segmento. Entre os guias mais atualizados no campo está “Fundamentos da UX”, de Guilhermo Reis, gerente de UX da Claro, convidado para o evento.

“Quis delinear a estrutura da UX, que é a interação das ações, reações e emoções da pessoa antes, durante e depois de interagir com o produto. Envolve cognição, sentimento, linguagens. Isso obriga a empresa a montar equipes de diferentes conhecimentos, reunindo arquitetura de informação, usabilidade, design de interação, design visual, além de estratégia do conteúdo e pesquisa”, disse Reis.

Para Paola Sales, gerente de UX do Nubank, a empatia com o usuário e entre a equipe é fundamental na área. “Não é tanto a quantidade de dados reunidos que vai contar em UX, mas a qualidade deles, o que se obtém, principalmente pelo trabalho mais colaborativo”.

Para quem está iniciando na área, Karina Tronkos, designer de produto na Fjord, enfatizou a necessidade de conhecer todos os envolvidos no processo de UX, acompanhando o produto mesmo depois de entregue a outro setor para ter o retorno do desempenho.

Até 03/05, a Casa Firjan recebe inscrições para a “Oficina de UX – Experiência do usuário nos negócios”, que será ministrada on-line pela designer de produto Natasha Buchler. Com 12 horas de duração, a oficina abordará as fases descoberta, ideação, contexto de negócios e prototipação para a criação de serviços e produtos, além de mapear com profundidade as necessidades dos usuários.

Assista aqui ao Aquário completo

 
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