A Firjan SENAI SESI presta informações, assessoria, e articulação em relação às linhas de financiamento disponíveis por diversas instituições em âmbito nacional e internacional, inclusive pelo SENAI SESI Departamento Nacional.
Com isso, a Firjan SENAI SESI é a porta de entrada para a Indústria obter apoio no mapeamento dos recursos disponíveis, de acordo com seu perfil e áreas de interesse.
Apoio a projetos aderentes à temática “Tecnologias para Aviação Mais Sustentável”, como por exemplo: sistemas para voo autônomo e segurança de voo; sistemas de armazenamento de energia mais eficientes e que preferencialmente estimulem o uso de combustíveis e minerais estratégicos no país, dentre outros.
Valor disponível: R$ 120 milhões (subvenção econômica – não reembolsável para empresas)
Esta chamada pública, executada com recursos do FNDCT, no âmbito da Nova Indústria Brasil, tem como principais objetivos:
- Apoiar projetos inovadores, de risco tecnológico e relevantes para a sociedade.
- Fortalecer e desenvolver empresas nacionais competitivas em tecnologias digitais disruptivas e emergentes, em segmentos estratégicos.
- Promover parcerias para o desenvolvimento entre empresas e ICTs, visando ainda o desenvolvimento de projetos em redes.
Prazo para envio de propostas: Fluxo Contínuo
A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) convidam a comunidade científica, industrial e do ecossistema de inovação para a submissão de propostas para a Chamada de Projetos Estruturantes da Cadeia Automotiva do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover).
A chamada contempla os seguintes Programas Prioritários: Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas (Fundep); Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular (Fundep); Conectividade Veicular (Fundep); e Alavancagem de alianças para o setor automotivo (SENAI).
Propostas até 19/09/2024
Desenvolvimento ou aperfeiçoamento de soluções para os desafios da CEMIG e das empresas do setor elétrico, consumidores ou usuários dos serviços de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia Elétrica.
O proponente deverá demonstrar experiência, conhecimento, tecnologia, recursos e equipe técnica adequada ao tema e à complexidade da pesquisa.
Prazo para envio de propostas: 31/10/2024
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovnção (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos - Finep tornam pública a presente Seleção, cujo objetivo é conceder recursos de subvenção econômica para projetos inovadores e de risco tecnológico, para segurança alimentar e erradicação da Fome com inclusão sócio produtiva, com foco no o desenvolvimento de soluções sustentáveis de combate à fome e à pobreza, por meio do apoio à pesquisa e desenvolvimento de máquinas, equipamentos, implementos agrícolas e outras soluções que promovam a estruturação de arranjos produtivos locais e o fomento de novas tecnologias para o aumento da produtividade da agricultura familiar.
O INOVA é um programa de desenvolvimento de startups que combina investimento financeiro de até R$750 mil com uma Jornada de Aceleração e mentorias, composta por três fases, abordando temas e habilidades essenciais para empreendedores que desejam escalar seus negócios com eficiência.
O Sebrae, BossaInvest, Raja Ventures, Unifique e BRDE se uniram para criar o Inova Startups, um programa pioneiro que integra investimento e conhecimento para startups de todo o Brasil.
Período de inscrição: 11/11/2024
Saiba mais
A presente Chamada de Projetos tem como objetivo fortalecer a estruturação de arranjos produtivos da sociobioeconomia, contribuindo para a conservação da biodiversidade e a geração de renda para organizações quilombolas.
Data limite para submissão das propostas: 20/09/2024
Ação Conjunta de Fomento BNDES – FINEP
A presente Chamada Pública é uma iniciativa conjunta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), com o objetivo de fomentar Planos de Negócio que contemplem investimentos na produção e desenvolvimento tecnológico de combustíveis sustentáveis estratégicos, tanto para aviação (Sustainable Aviation Fuel – SAF) quanto para navegação.
Esta Chamada ocorre no âmbito da Política Nova Indústria Brasil, que visa a promoção da reindustrialização nacional, destacando-se a “Missão 5: Bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para futuras gerações”.
Data limite para submissão das propostas: 31/10/2024
Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no País, em diversas áreas do conhecimento.
Linhas de Apoio:
Linha 1: Projetos submetidos por doutores que pretendam desenvolver seus projetos em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), Instituições de Ensino Superior Públicas ou Privadas, ou Empresas públicas e privadas que desenvolvam Ciência e Tecnologia.
Linha 2: Projetos submetidos por representantes de Empresas Públicas ou Privadas para a contratação de mestres ou doutores, visando o desenvolvimento de projetos científicos ou tecnológicos.
Data limite para submissão das propostas: 12 de setembro de 2024
Objetivo: Apoiar a realização de eventos nacionais e internacionais no Brasil nas áreas de promoção do empreendedorismo e da inovação.
Objetivos e Diretrizes desta Chamada: a) Selecionar propostas de eventos de abrangência nacional ou internacional a serem realizados no Brasil, nas áreas de promoção da inovação e do empreendedorismo, para receber apoio financeiro do CNPq/MCTI. b) Apoiar diferentes tipos de eventos, incluindo conferências, congressos, seminários, fóruns, entre outros, desde que estejam alinhados com os objetivos de promoção da inovação e do empreendedorismo. c) Apoiar eventos que contribuam significativamente para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) e para a promoção da cultura do empreendedorismo inovador no Brasil, proporcionando oportunidades de difusão do conhecimento, fortalecimento da transferência tecnológica, aproximação da academia com o setor empresarial, realização de networking e negócios, promoção de aprendizado e visibilidade para os participantes.
Data limite para submissão das propostas: 16/09/2024 (2ª Rodada)
Saiba mais
Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do País, na área da Taxonomia Biológica, envolvendo grupos botânicos, microbiológicos e zoológicos.
Objetivos e Diretrizes desta Chamada: I. Investir na formação e capacitação continuada de recursos humanos especializados. II. Investir em projetos de pesquisa que visem preencher lacunas e promover o avanço do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira. III. Estimular a inserção e validação de dados, incluindo digitalização, informatização e disponibilização pública. IV. Promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica para diferentes públicos, alcançando amplos setores da sociedade, em articulação com especialistas.
Prazo para envio da proposta: 18/09/2024
Saiba mais
Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que contribuam significativamente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD).
Objetivos:
1. Apoiar financeiramente sítios de pesquisa ecológica de longa duração em ecossistemas brasileiros.
2. Apoiar o desenvolvimento de um projeto de comunicação pública da ciência para o Programa PELD, articulado com a rede de sítios de pesquisa PELD.
Data limite para submissão das propostas: 20/09/2024
Objeto: Apoiar projetos de pesquisa voltados à geração de dados e avaliação dos estoques dos principais recursos pesqueiros de importância comercial na costa brasileira.
Objetivos desta Chamada:
Estabelecer um sistema de coleta de dados que permita o acompanhamento regular dos principais estoques pesqueiros da costa brasileira.
1. Avaliar os estoques pesqueiros identificados.
2. Gerar informações científicas atualizadas sobre os estoques e as pescarias detalhadas nas linhas temáticas.
3. Estimular a formação de redes de pesquisa e parcerias estruturantes para promover e manter o intercâmbio científico e tecnológico.
4. Formar recursos humanos na geração de conhecimento para a gestão pesqueira de forma contínua.
5. Promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica para diferentes públicos, alcançando amplos setores da sociedade.
Data limite para submissão das propostas: 23/09/2024
A Embrapii oferece oportunidades valiosas para as micro e pequenas empresas (MPEs) e startups que desejam desenvolver soluções inovadoras, especialmente deeptechs.
O modelo Embrapii diminui os custos e os riscos tecnológico e mercadológico, potencializando as chances de sucesso das MPEs e suas soluções inovadoras. Ele prevê o co-financiamento do projeto, em que a Embrapii custeia até 50% do valor do projeto e a divisão do valor restante é definida em negociação direta entre empresa e instituição de pesquisa.
A Plataforma Inovação para a Indústria é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Social da Indústria (SESI) que tem como objetivo financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira, que promovam o aumento da produtividade e competitividade industrial brasileira, ou ainda que promovam a otimização da segurança e saúde na indústria. Cada categoria é identificada e detalhada em Apêndice específico da Plataforma, sendo elas:
• Inovação em Soluções Digitais de Saúde e Segurança (SESI);
• Habitats de Inovação (SENAI);
• Aliança Industrial (SENAI);
• Aliança Agenda.Tech (SENAI);
• Empreendedorismo Industrial (SENAI);
• Missão Industrial (SENAI);
• Chamada Regional (SENAI);
• Chamada Regional (SESI);
• Inovação Corporativa em Saúde e Segurança (SESI);
• Smart Factory.
Clique aqui e saiba mais
Apoio a projetos nas seguintes linhas temáticas: i) P, D&I para garantia da segurança alimentar da população brasileira e ii) Sustentabilidade do agronegócio brasileiro.
Missão: cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética.
Valor disponível: R$ 280 milhões (subvenção econômica – não reembolsável para empresas).
Saiba mais
O programa BNDES Mais Inovação oferece crédito para investimentos em inovação e digitalização de empresas de todos os portes. Apoio à implantação de investimentos e projetos voltados para inovação e digitalização, mediante utilização de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT remunerados pela Taxa Referencial (TR), conforme aprovado pela lei nº 14.592, de 30 de maio de 2023.
Clique aqui e saiba mais
Apoio a projetos nas seguintes linhas temáticas: i) Insumos Farmacêuticos Ativos, onde serão apoiados os projetos de desenvolvimento de IFAs inovadores (verdes, químicos ou biológicos) ou aprimoramento de IFAs já existentes; ii) Produtos Biológicos com alto impacto para o SUS; iii) Pesquisa Clínica para inovação no país; iv) Produtos prioritários definidas pelas PDPs e pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Local. MISSÃO: complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde.
Valor disponível: R$ 250 milhões (subvenção econômica – Não reembolsável para empresas)
Apoio a projetos nas seguintes linhas temáticas: i) Economia Circular; ii) Resíduos Sólidos; iii) Biogás e Biometano; iv) Mineração Urbana; v) Água e Esgoto e vi) Moradia Popular.
Valor disponível: R$ 80 milhões (subvenção econômica – não reembolsável para empresas)
Apoio aos segmentos de design, fabricação de semicondutores (front-end) e encapsulamento e teste (back-end) de modo a ampliar a participação da indústria nacional de semicondutores em relação à mundial.
Missão: transformação digital da indústria para ampliar a produtividade.
Valor disponível: R$ 100 milhões (subvenção econômica – não-reembolsável para empresas)
Apoio a projetos nas seguintes temáticas: i) Inteligência Artificial Generativa; ii) Robótica Avançada; iii) Tecnologias Quânticas; e iv) Comunicações Avançadas.
Valor disponível: R$ 170 milhões (subvenção econômica – não-reembolsável para empresas)
Apoio a projetos nas seguintes temáticas: i) tecnologias para geração de energia a partir de fontes sustentáveis; ii) hidrogênio de baixa emissão de carbono; iii) tecnologias para armazenamento de energia; iv) transmissão de energia e segurança e 4 resiliências do Sistema Interligado Nacional; v) captura, armazenamento e/ou uso de CO2.
Missão: bioeconomia, descarbonização, e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as gerações futuras.
Valor disponível: R$ 250 milhões (subvenção econômica – não-reembolsável para empresas)
Apoio a projetos nas seguintes temáticas: Desenvolvimento de processos com biotecnologia e/ou conversão química aplicada para geração e processamento de biomassa para biocombustíveis, Desenvolvimento ou adaptação de plantas piloto e/ou demonstrativas de processos de produção de combustíveis sustentáveis, biodiesel, diesel verde, SAFs, combustíveis marítimos, e combustíveis sintéticos e desenvolvimento tecnológico para a produção de químicos a partir de fontes renováveis.
OBS: As chamadas relacionadas às missões de Infraestrutura e Bioeconomia tem como foco a transição energética e somam R$850 milhões de recursos não reembolsáveis, 40% dos recursos disponibilizados.
Valor disponível: R$250 milhões (subvenção econômica – não reembolsável para empresas).
Apoio em projetos estruturantes, nos seguintes subtemas: i) Radar M200 Multimissão; ii) Foguete de decolagem para veículo hipersônico (Rocket Assisted TakeOff - RATO- 14X); iii) Desenvolvimento do processo de obtenção do gás Hexafluoreto de Urânio.
Missão: tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais.
Valor disponível: R$ 280 milhões (subvenção econômica – não reembolsável para empresas).
A Parceria para a Economia Azul Sustentável tem o prazer de pré-anunciar a sua segunda chamada transnacional conjunta.
A visão da Parceria para a Economia Azul Sustentável, uma parceria europeia no âmbito do Programa-Quadro de Investigação e Inovação Horizonte Europa da Comissão Europeia, consiste em conceber, orientar e apoiar uma transição justa e inclusiva para uma economia azul regenerativa, resiliente e sustentável.
Prazo para envio de propostas:
Publicação da chamada: 01/02/ 2024.
Prazo para envio de pré-propostas: 10/04/2024.
Prazo para envio de propostas completas: 06/11/2024
Clique aqui e leia mais
Desenvolvimento de soluções digitais (projetos-piloto) aplicáveis nos setores agro, indústria 4.0, cidades inteligentes e saúde. Tecnologias que preparem o país para as novas gerações de tecnologia (5G) e Open RAN também estão no foco. Empresas de todos os portes e de todos os setores industriais.
Prazo para envio de propostas: enquanto houver recurso
Clique aqui e saiba mais
Participantes da Suíça e do Brasil são convidados a apresentar propostas de projetos conjuntos para pesquisa e desenvolvimento de produtos e aplicações inovadores com forte potencial de mercado na Suíça e no Brasil. A chamada está aberta a colaboradores brasileiros e suíços e incentiva a inovação, mas não se limitando, às seguintes tecnologias:
• Biotecnologia; Tecnologia Médica; Healthtech
• Agritech e Foodtech
• Bioeconomia; Economia circular
• Tecnologia climática e sustentabilidade
• Tecnologia limpa; Energia limpa e água
Prazo para envio de proposta: 30/09/2024
A Parceria para a Economia Azul Sustentável tem o prazer de pré-anunciar a sua segunda chamada transnacional conjunta.
A visão da Parceria para a Economia Azul Sustentável, uma parceria europeia no âmbito do Programa-Quadro de Investigação e Inovação Horizonte Europa da Comissão Europeia, consiste em conceber, orientar e apoiar uma transição justa e inclusiva para uma economia azul regenerativa, resiliente e sustentável.
Prazo para envio de propostas:
Prazo para envio de pré-propostas: 10/04/2024.
Prazo para envio de propostas completas: 06/11/2024
Microsoft Corporation uma empresa transnacional dos EUA com sede em Rdmond, Washington, que desenvolve, fábrica, licencia, suporta e vende software de computador, produtos eletrônicos, computadores pessoais e serviços.
O objetivo do Fundo de Inovação Climática investe em iniciativas para acelerar o desenvolvimento tecnológico e a implantação de novas inovações climáticas por meio de capital próprio e de dívida.
Nossa iniciativa de investimento de US$ 1 bilhão para acelerar o desenvolvimento de tecnologia e a implantação de novas inovações climáticas por meio de capital próprio e de dívida.
Clique aqui e saiba mais
Apoio a projetos de desenvolvimento de IFAs inovadores, ou IFAs estratégicos para o SUS, Terapias avançadas que apresentem o desenvolvimento de plataformas tecnológicas que gerem produtos estratégicos para o SUS além de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Terapias com alto impacto para o SUS.
Valor disponível: R$ 250 milhões (não reembolsável para Instituições de Pesquisa)
Apoio a projetos nas seguintes linhas temáticas: i) Tecnologias de Descarbonização dos Transportes e ii) Mobilidade Verde e Inteligente. MISSÃO: Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades.
Valor disponível: R$ 150 milhões (subvenção econômica – Não reembolsável para empresas)
O programa BNDES Mais Inovação oferece crédito para investimentos em inovação e digitalização de empresas de todos os portes.
O limite de crédito por grupo econômico é de até R$ 500 milhões/ano para a soma de recursos em TR nos subprogramas Investimento em Inovação e Aquisição de Bens Inovadores e de até R$ 20 milhões/ano/cliente para o subprograma Difusão Tecnológica.
Prazo para envio de proposta: Enquanto houver recurso
Clique aqui e saiba mais
A Chamada de Propostas convida inovadores e pesquisadores de todo o mundo a se candidatarem a financiamento de subvenções para enfrentar de forma mais eficaz ou eficiente a pobreza e a desigualdade.
Por meio de financiamento flexível de subsídios, o fundo permite que inovadores e pesquisadores testem novas ideias, construam evidências rigorosas do que funciona e escalem as soluções de maior impacto e mais econômicas.
FID aceita candidaturas para inovações em qualquer setor que aborde a pobreza e a desigualdade e incentiva especificamente candidaturas para inovações em educação, saúde, alterações climáticas e igualdade de género.
Programa de Apoio à Comercialização de Propriedade Intelectual, cujo objetivo é conceder recursos de subvenção econômica para projetos inovadores e de risco tecnológico.
São elegíveis a receber recursos de subvenção econômica à inovação empresas brasileiras, definida como pessoa jurídica com sede no território nacional que exerce atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços com intuito lucrativo.
Clique aqui e saiba mais
O Horizonte Europa é o principal programa de financiamento da UE para a investigação e a inovação, com um orçamento de 95,5 mil milhões de euros .
O programa facilita a colaboração e reforça o impacto da investigação e inovação no desenvolvimento, apoio e implementação das políticas da UE, ao mesmo tempo que enfrenta os desafios globais.
Apoia a criação e melhor dispersão de conhecimentos e tecnologias de excelência.
Prazo para envio de proposta: 31/12/2027
Financiar a aquisição de equipamentos de telecomunicações produzidos e desenvolvidos no País, visando ao fortalecimento de fornecedores locais de tecnologia e o apoio à modernização e ampliação das redes de telecomunicações no Brasil.
Prazo para envio de propostas: 10 anos
Clique aqui e saiba mais
O Grupo Volvo recebe ao longo do ano muitos projetos para patrocínio e apoio. A empresa trabalha com a crença de que é possível compartilhar valor com a sociedade, reforçar relacionamentos já existentes e construir novos que promovam transformações positivas na sociedade. São incentivos para projetos nas áreas de educação, cultura, social, esporte e meio ambiente.
Acesse o formulário on-line para fazer a inscrição
O programa “Brasil Mais” é uma iniciativa do Governo Federal que objetiva aumentar a produtividade e competitividade das micro, pequenas e médias empresas, através da promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. Uma das iniciativas do programa é focar na transformação digital oferecendo melhores soluções de gestão, inovação de processos e redução de desperdícios.
Fonte
Apoia a formulação e implementação de soluções de digitalização que abarquem a utilização, em linhas de produção, de serviços de implantação de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.
Fonte
Investe e patrocina projetos que promovam impacto social e ambiental e tragam entretenimento, conteúdo e muita diversão para a sociedade. Para participar desta seleção os projetos devem estar alinhados às áreas de atuação do Instituto: Cultura, Esporte, Educação, Cidadania e Meio Ambiente, e aprovados pelas Leis de Incentivo Estaduais e Municipais.
Fonte
O Instituto recebe projetos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte e nos Fundos do Idoso e para a Infância e Adolescência, que fomentem o empoderamento feminino e que contribuam, de forma direta e/ou indireta, para a construção de um ambiente fértil para o seu protagonismo.
Fonte
Apoiar iniciativas que estejam alinhadas à Política de Doações e Patrocínios da Klabin, que possui quatro linhas de atuação: desenvolvimento local, educação, cidadania por meio da cultura e esporte e educação ambiental.
Fonte
Conectar Natura&Co Latam com empreendedores para acelerar a inovação e impulsionar a cultura, com papel ativo para o desenvolvimento do ecossistema.
Fonte
Apoia projetos e investimentos de caráter socioambiental com foco na população de baixa renda. As áreas apoiadas são: Habitação de interesse social; Saneamento ambiental; Gestão ambiental; Geração de trabalho e renda; Saúde, educação, esporte e cultura; Justiça; Segurança Pública; Alimentação e desenvolvimento institucional; Desenvolvimento rural.
Fonte