Sim, fazemos uma orientação quanto a escrita e boas práticas. Não nos responsabilizamos pela submissão e escrita total do projeto.
Sim, na Plataforma de Inovação para Industria, apoiamos na escrita, estruturação e submissão dos projetos que serão desenvolvidos com algum Instituto SENAI de Inovação e Tecnologia do SENAI ou SESI.
Somos interlocutores da Plataforma de Inovação para Industria no estado do Rio de Janeiro, em que são disponibilizadas diversas categorias e recursos pelo SENAI e SESI Nacional. A Firjan SENAI SESI também conta com uma unidade credenciada pela Embrapii, o Instituto Senai de Inovação em Química Verde, podendo ter acesso aos recursos dessa instituição. Conheça a Plataforma de Inovação para Industria: https://www.portaldaindustria.com.br/canais/plataforma-inovacao-para-a-industria/
Existem recursos direcionados para empresas com CNAE Industrial, como por exemplo os recursos da EMBRAPII e da Plataforma de Inovação para a Indústria. Alguns inclusive especificam setores e portes que poderão receber o recurso. Outros recursos e Editais não colocam esse tipo de restrição, sendo elegíveis quaisquer empresas que estejam constituídas formalmente, com CNPJ.
Alguns editais disponibilizados como Faperj e Finep, permitem a compra de máquinas, equipamentos e adequação do local para a implementação do projeto submetido, porém precisa fazer parte do desenvolvimento de projeto de pesquisa e Inovação. Se for apenas a compra de equipamentos o melhor caminho é buscar crédito direto com o banco que o empresário tenha relacionamento, ou instituições como Agerio e BNDES.
Sim. Possuímos Institutos de Ciência e Tecnologia nas diversas áreas de conhecimento disponíveis e estruturados para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa desenvolvimento e Inovação complexos. Conheça nossos institutos: https://www.firjan.com.br/senai/empresas/competitividade-empresarial/tecnologia-inovacao/institutos.htm
Sim. Existem oportunidades para startups, micro, pequenas, médias e grandes empresas, para submissão de projetos individualmente ou em parceria.
Não. Porém a maioria exige contrapartida financeira e/ou econômica em que não necessariamente necessita de um aporte direto de recursos financeiros no projeto. Porém empresas que aportam recursos de contrapartida geralmente são melhor pontuadas na seleção.
Não, a área de captação de recursos informa os editais disponíveis e orienta nas boas práticas de submissão, sendo de responsabilidade do empresário o levantamento envio da documentação necessária e enquadramento ao edital informado.
Sim, os técnicos da Firjan SENAI SESI têm experiência na execução de projetos e prestação de contas, facilitando assim a utilização dessa verba.
Sim, dependendo do fomento. Em projetos na modalidade Embrapii e para projetos dos editais da Plataforma de Inovação para a Indústria, podemos atuar em todo o Brasil.
Sim, as orientações que fornecemos de suporte à elaboração de projetos, independem do porte da empresa.
Sim. Através do edital Categoria Empreendedorismo Industrial da Plataforma de Inovação para a Indústria, formamos parceria com a empresa âncora interessada na resolução de seus desafios, onde acompanhamos todo o processo até a entrega das soluções pelas startups selecionadas no edital.
Sim, a Embrapii possui uma parceria com o Sebrae que auxilia no aporte de parte da contrapartida da empresa nesta modalidade. Estando enquadrado nas condições Embrapii (projeto de P&D&I, CNAE indústria da empresa ou parceiro, etc) não há nenhum problema.