Nesta sexta-feira (23/5), a produção na empresa Holográfica, em São Cristóvão, na zona norte do Rio, foi temporariamente interrompida para a vacinação de trabalhadores da indústria. As máquinas deram lugar a um ponto de imunização, com equipe de saúde e doses prontas para aplicação. Foram oferecidas vacinas contra gripe (Influenza), Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Dupla adulto dT (difteria e tétano) e Febre Amarela.
A iniciativa integrou o Dia D de Vacinação, campanha nacional promovida pelo Conselho Nacional do SESI, em parceria com o Departamento Nacional, os departamentos regionais e o Ministério da Saúde, com ações em 25 estados e no Distrito Federal.
A ação marca o início de uma mobilização que pretende imunizar 1 milhão de trabalhadores da indústria e seus dependentes até o fim de 2025. Até agora, mais de 300 mil pessoas já foram vacinadas em todo o país.
“Promover saúde no ambiente de trabalho é também garantir cidadania. Ao lado do Ministério da Saúde, mostramos que é possível levar a imunização para onde as pessoas estão e fortalecer a cultura da prevenção”, afirmou presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior.
Promover saúde no ambiente de trabalho é também garantir cidadania. Ao lado do Ministério da Saúde, mostramos que é possível levar a imunização para onde as pessoas estão e fortalecer a cultura da prevenção. Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI.
O secretário adjunto de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ilano Barreto, reforçou a importância da campanha para ampliar o alcance da vacinação e fortalecer o Sistema Único de Saúde.
“Quando responsabilidade social e compromisso com a saúde pública se unem, o resultado é a criação de espaços para proteger vidas. A vacina é segura, protege e salva.”
Na mesma linha, o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, destacou que ações como essa, de levar a vacina até o trabalhador, são primordiais para a manutenção de uma boa produção nas empresas.
“A gripe, por exemplo, é responsável por cerca de 10% das faltas no trabalho. Garantir a imunização no ambiente profissional é uma estratégia de proteção e produtividade.”
 |
Acima, representantes da Firjan SESI, do Ministério da Saúde, da Holográfica e do Conselho Nacional do SESI | Foto: Paula Johas
|
Histórias na fábrica
A gripe, por exemplo, é responsável por cerca de 10% das faltas no trabalho. Garantir a imunização no ambiente profissional é uma estratégia de proteção e produtividade. Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
Na Holográfica Fluminense, a vacinação foi marcada por histórias que reforçam o papel das empresas no cuidado com seus trabalhadores. O primeiro a ser imunizado foi Benigno de Souza Filho, 64 anos, morador de Duque de Caxias e funcionário da gráfica desde 2005. Dobrador experiente, também atua em outras funções manuais, como encadernação e alceamento.
Ele destacou a importância de ter acesso à vacina no próprio local de trabalho, como já havia ocorrido na pandemia. “Facilita muito a nossa vida. A gente não precisa se deslocar para buscar atendimento. E consegui convencer minha esposa, Marlene, de 60 anos, a vir comigo. É bom ver que a empresa se importa com a gente.”
Logo em seguida, foi a vez de Fabiana Santos do Carmo, 43 anos, moradora da Barreira do Vasco. Supervisora de Acabamento, ela começou como auxiliar de encadernação em 2010 e hoje lidera a equipe com domínio técnico sobre todas as etapas do processo. Levou o filho, Arthur, de 18 anos, para ser vacinado com ela.
“Estamos nos protegendo juntos. A vacina ajuda a criar defesas não só para nós, mas também para quem convive conosco”, explicou. Fabiana contou ainda que a mãe, idosa e acamada, depende dela, e que toda chance de prevenir doenças é fundamental. “Poder me imunizar no ambiente de trabalho, com estrutura adequada e sem sair da rotina, é algo muito eficaz.”
Do lado de fora da empresa, unidades móveis e tendas montadas pela Firjan SESI, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ofereceram vacinação gratuita à população. Foram disponibilizadas 1,5 mil doses, incluindo imunizantes contra gripe (Influenza), Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), dT adulto (difteria e tétano) e Febre Amarela.
Aliança institucional pela saúde
O superintendente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emmanuel Lacerda, destacou que a campanha simboliza uma nova fase de articulação entre o setor produtivo e os entes públicos.
“Estamos inaugurando uma nova etapa, em que o SESI nacional e os departamentos regionais atuam em parceria direta com o Ministério da Saúde, estados e municípios. Vacinar-se é um ato de responsabilidade social.”
O diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, também comentou sobre a relevância da parceria entre o Ministério da Saúde e o SESI, que representa o investimento em política de promoção à saúde primária do trabalhador. Também salientou a necessidade conscientização e a importância da ação no bairro de São Cristóvão, zona norte do Rio. "Por isso, trabalhamos dentro de uma localidade onde se encontram mais de 5 mil industriários. E isso se refletiu na ação da Firjan SESI, junto da Secretaria Municipal de Saúde, do lado de fora da empresa. Os trabalhadores locais compareceram em peso."
Também estiveram presentes no evento a superintendente estadual do Ministério da Saúde no RJ, Maria Aparecida Diogo Braga; a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS-RJ, Gislani Mateus; o subsecretário estadual de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio Ribeiro; o gerente geral de Negócios da Firjan SENAI SESI, Carlos Magno Lucas; e os representantes da Holográfica, Antonio Ivo Daflon e Renata Daflon.
 |
Do lado de fora da empresa, unidades móveis e tendas montadas pela Firjan SESI, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ofereceram vacinação gratuita à população | Foto: Pedro Kirilos/Firjan |