
Metodologia diferenciada atrai o interesse de crianças e jovens de Barra do PiraíFoto: Brunna Monteiro
Aprender matemática e, ao mesmo tempo, se divertir. O que parecia impossível hoje faz parte da rotina dos estudantes das escolas SESI do Sul Fluminense. E para estimular o aprendizado da disciplina que é considerada vilã, o Sistema FIRJAN inaugurou nesta terça-feira, dia 7, mais uma sala SESI Matemática, desta vez, na unidade de Barra do Piraí. O espaço dedicado à disciplina conta com games e recursos tecnológicos que descomplicam as aulas e encantam os alunos.
Lançado em 2012 pelo Sistema FIRJAN, o programa SESI Matemática utiliza diversas tecnologias para quebrar a resistência dos alunos ao aprendizado da disciplina. “O objetivo é formar adultos mais críticos e com o raciocínio lógico bem desenvolvido, o que terá impacto direto na formação de profissionais bem qualificados, prontos para atuarem no mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, salienta o presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Sul Fluminense, Edvaldo de Carvalho.
Ao todo, são 40 notebooks, projetor, lousa digital e mobiliário diferenciado, criado para estimular crianças e jovens no aprendizado da disciplina. Segundo o coordenador de matemática do SESI, Helio Franca Braga, a partir de agora, a sala SESI Matemática conta com atividades para alunos também da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
“Adaptamos os espaços com materiais concretos apropriados para essa faixa etária que despertam a compreensão da disciplina por meio de jogos de tabuleiro, cartas e jogo da memória”, ressalta o especialista.
A gerente do SESI/SENAI Barra do Piraí, Mônica Leone, ressaltou que a Escola SESI Barra do Piraí completa 20 anos em 2017 e que já passou por uma grande transformação. “Começamos com a Educação Infantil e ampliamos nosso atendimento para os ensinos Fundamental e Médio, até à Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, conta, acrescentando que a unidade recebe diariamente cerca de 600 alunos.
Carlos Patrick Ferreira, aluno do 3º ano do Ensino Médio, estuda no SESI Barra do Piraí desde os três anos ele acompanhou grande parte dessa trajetória: “A sala da matemática é uma continuação aprimorada e mais divertida, porque o que você vê em sala de aula, também vê no jogo”.
Já a aluna do Ensino Fundamental I, Maria Clara Lopes Terra, aprovou o novo ambiente de aprendizagem. “É uma forma muito legal de incentivar os alunos a aprender cálculos difíceis, porque podemos brincar aprendendo”, conta.
 |
Sala SESI Matemática estimula o aprendizado da disciplina | Foto: Brunna Monteiro |
Segundo uma pesquisa realizada em 2011 pelo Sistema FIRJAN, com mais de 600 empresas de todo o país, a falta de competência matemática e de raciocínio lógico são deficiências apresentadas pelos trabalhadores atuais, o que resulta na falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas, principalmente nas áreas ligadas às ciências exatas. A matemática é também a base para inovação, fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um país.
Atualmente, cerca de 260 escolas utilizam recursos do programa em todo o país. A metodologia já foi adotada por Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Bahia e Ceará, no ano passado, alcançando mais de 240 mil estudantes.
O desempenho dos brasileiros na disciplina de Matemática é um problema nacional. São estudos e avaliações que comprovam o fato, como é caso do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que avalia o desempenho escolar em Matemática, Leitura e Ciências.
No último exame, realizado em 2015, o Brasil ocupa a 65ª posição no ranking mundial de desempenho da Matemática, muito atrás da Singapura, Hong Kong e Macau, que aparecem nas primeiras posições. Em relação aos países da América Latina, o Brasil também apresenta defasagem no desempenho da disciplina, atrás da Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e Peru.
Saiba mais sobre o SESI Matemática