
Foto: Simone Fraga | Firjan
A Firjan Noroeste Fluminense realizou nesta terça-feira, 8/4, a entrega da Agenda de propostas Firjan para um Brasil 4.0 para prefeitos e representantes de nove municípios do Noroeste. Elaborada pela Firjan, a Agenda elenca pleitos prioritários para o desenvolvimento da região, detalha pautas empresariais e propostas para alavancar a produtividade da indústria e promover o crescimento econômico do Rio de Janeiro e do Brasil.
A agenda foi entregue aos prefeitos e representantes pelo presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann. “Os desafios para elevação da produtividade são observados em todas as esferas. A atualização das pautas empresariais que entregamos para as prefeituras é uma contribuição da Federação para uma gestão eficiente. A produtividade das empresas requer que os governos ofereçam um ambiente de negócios favorável, que propicie inovação, sustentabilidade fiscal e socioambiental, infraestrutura e simplificação da burocracia, entre outras pautas”, ressalta.
O documento foi entregue em mãos ao prefeito, Emanuel Medeiros, e vice-prefeito de Itaperuna, Jair Bittencour Neto; à prefeita de Miracema, Maria Alessandra Freire, e prefeito de Varre-Sai, Lauro Abib Fabri. Os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e Santo Antônio de Pádua também receberam o documento por meio de seus representantes.
Os dados elencados no documento foram detalhados durante apresentação da coordenadora de Análise e Suporte à Competitividade Empresarial da Firjan, Julia Nicolau, para os representantes do poder público. “As propostas priorizadas pelo Conselho Empresarial da região Noroeste foram organizadas segundo os pilares de ambiente de negócios, infraestrutura, capital humano e eficiência do estado. Os pleitos prioritários foram consolidados considerando as principais demandas para o desenvolvimento da região”, informou.
 |
Apresentação da Agenda de Propostas para desenvolvimento da região Noroeste Fluminense |
São destaques na Agenda de Propostas Firjan para um Brasil 4.0 para a região Noroeste: pleitos de segurança pública e a articulação entre o setor público, as forças policiais, os empresários e a população, compromisso com a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, a descarbonização da economia e a prevenção de eventos climáticos, o planejamento territorial, a necessidade de investimentos em infraestruturas e a qualidade do fornecimento de energia.
O documento foi elaborado a partir de escuta com empresários da região e pretende ser um suporte à gestão pública, como um fomento à competitividade e à produtividade da indústria fluminense.
Prefeitos e representantes reconhecem necessidade das pautas propostas
Durante o evento de entrega das Agendas de propostas Firjan para um Brasil 4.0, os prefeitos de Itaperuna, Miracema e Varre-Sai destacaram que os pleitos apresentados no documento são tidos como os mais importantes para a região. De acordo com o prefeito de Itaperuna, Emanuel Medeiros, os municípios devem seguir unidos em defesa dos interesses do Noroeste Fluminense. “A Firjan é uma parceria importante não só para Itaperuna, mas para todas as cidades da região”, pontuou.
O presidente da regional, José Magno Vargas Hoffmann destacou ainda que a Firjan é parceira de todas as prefeituras e oferece apoio por meio de programas como o Calçadas Acessíveis e para apoio na elaboração da minuta de projeto de lei para viabilizar a implantação do 5G nos municípios. Além disso, os cursos de capacitação e qualificação profissional da Firjan SENAI também atendem às demandas dos municípios para mão de obra local.