
Marcelo Kaiuca, presidente do Fórum Setorial de Construção Civil da FirjanFoto: Divulgação
A Casa Firjan promoveu o primeiro Meet Up do ano, que realizou sua nona edição. Os Meet Ups são uma das linhas de atuação do Conecta Lab, aceleradora de startups da Firjan IEL. O evento reuniu profissionais e empresas do ecossistema de inovação do Rio de Janeiro e teve como foco a inovação e a sustentabilidade na construção civil, áreas essenciais no contexto atual de aumento dos eventos climáticos extremos. O encontro gratuito e presencial, pode ser conferido na íntegra aqui. "Começar esses encontros de inovação pelo setor da construção civil é muito importante para a cadeia toda", disse Marcelo Kaiuca, presidente do Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan e vice-presidente da federação.
A edição destacou a importância de práticas sustentáveis no setor da construção e a necessidade de adaptações para enfrentar desafios ambientais. Em um momento de transformações significativas no mercado, especialistas e empresários se reuniram para discutir soluções inovadoras que tornem o setor mais resiliente, alinhando-se às crescentes exigências ambientais.
A programação teve início com uma visita ao Fab Lab, que é o Laboratório de Fabricação Digital e Design da Casa Firjan, onde os participantes puderam conhecer novas tecnologias e ideias aplicáveis à construção civil. Logo após, Pablo Nogueira, do Centro de Referência Firjan SENAI em Construção Civil e Energias Renováveis, destacou o projeto como motor de mudança no setor. "Inovação não é apenas tecnologia. A gente consegue reconfigurar muitos dos nossos sistemas e avançar ter soluções invadoras com pequenos ajustes. E nem tudo é transformação. Às vezes uma pequena mudança já é suficiente pra gente alcançar um status de auto desempenho", afirmou Nogueira.
Bruna Saltini, diretora de Incorporação da Cury Construtora, trouxe insights sobre como a inovação e a sustentabilidade podem ser integradas aos negócios da construção. "O setor da construção civil é um dos setores que mais consomem energias naturais e mais geram resíduos. Não há como hoje não se pensar em sustentabilidade em como a gente pode transformar o nosso processo da construção civil para que ela seja menos impactante no meio ambiente", disse Bruna.
O evento ainda controu com a presença de Edinaldo Rodrigues, representante do IEL Nacional, que fez conexão direta com o Prêmio IEL Talentos da Construção. A premiação busca reconhecer práticas e iniciativas inovadoras na área da construção civil. Estudantes de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo poderão se inscrever até o dia 31 de maio. As três melhores equipes, em cada um dos temas propostos, recebem troféu, certificado, despesas de viagem para o evento "Rio Construção Summit 2025", e prêmios em dinheiro, que vão de R$ 5.000 a R$ 15.000. Inscreva-se aqui.
Com um ambiente preparado para a troca de ideias e o fortalecimento de redes de contato, o Meet Up #9 representa uma oportunidade para empreendedores e investidores, reafirmando a importância de integrar a inovação e a sustentabilidade à construção civil. Além disso, o evento reforçou o papel da Firjan e do IEL como pilares do desenvolvimento e incentivo à toda cadeia.