Desenvolvido pela Firjan SESI desde 2012, por meio da Lei Rouanet, e patrocinado pela GE Celma, o projeto de responsabilidade social Estrela do Amanhã já contemplou mais de 700 crianças e jovens residentes em comunidades de baixa renda de Petrópolis, onde a companhia está localizada. A iniciativa promove atividades de teatro, contação de história, danças urbanas e capoeira, realizadas em escolas públicas.
“Temos como objetivo oferecer aos jovens a oportunidade de praticar e desenvolver habilidades intelectuais, sociais e psicomotoras, contribuindo para uma melhor perspectiva na qualidade de vida dos participantes e provocando um elo com a comunidade e famílias”, explica Rita Valente, analista de Responsabilidade Social da federação.
Vanessa Laurindo, diretora do Centro Educacional Espaço Integrado (CEI) Professora Sonia Regina Scudese Dessimoni Pinto, apontou, em carta enviada à Firjan, a importância do projeto para as comunidades em risco social: “Muitas das nossas crianças não teriam outra oportunidade de contato tão próximo com as artes. Observamos, ao longo do projeto, o descortinar de novos anseios e novas perspectivas para nossos alunos. Muitas crianças com dificuldade de aprendizagem e socialização participaram empolgadas das contações de história e mostraram avanço significativo em seu desenvolvimento”.
Ana Caroline Cassimir foi uma das alunas agraciadas com o Estrela do Amanhã. Ela conta ser muito tímida e apresentar grande dificuldade em se comunicar. Foi com as aulas de teatro do projeto que ela começou a reverter esse quadro, que, segundo ela, a prejudicava socialmente. “Mudei. Agora sou uma pessoa melhor e tenho certeza que o mundo agora também me vê", afirma.
Projeto: incentivo e parcerias
Em 2015, a GE Celma procurou ajuda da Firjan para, juntos, adequarem o Estrela do Amanhã para se enquadrar à Lei Rouanet, que dá incentivo fiscal para atividades voltadas à cultura. O projeto conta ainda com parceria da Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis e da Fundação de Cultura de Petrópolis desde 2017, e, este ano, também com a Secretaria Estadual de Educação.
Saiba mais sobre projetos de responsabilidade social desenvolvidos em parceria com a Firjan!