
Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan, em noite de parceria com Programa Niterói Jovem EcoSocialFoto: Fabiano Veneza
A Firjan SENAI SESI Niterói vai dar continuidade ao desenvolvimento da segunda edição do projeto, dentro do programa que teve início em 2019 e já formou mais de 400 alunos. “A proposta é continuarmos contribuindo no âmbito das medidas lançadas pela prefeitura de Niterói para atuação social, dentro do Pacto Niterói Contra a Violência, com a excelência e a expertise na atuação de um programa de inclusão produtiva, com foco nos jovens em situação de vulnerabilidade social”, explica Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan.
A primeira fase realizada cumpriu com sucesso o objetivo do programa, mesmo em um cenário de pandemia da Covid-19. O EcoSocial I obteve excelentes resultados de participação e de empregabilidade entre os inscritos, mudando a vida dos participantes e suas famílias.
O EcoSocial II atenderá 500 jovens de 16 a 24 anos, em 15 áreas geográficas de vulnerabilidade socioambiental, contemplando 24 comunidades. O projeto, lançado nessa terça (3/8), conta com três eixos: Formação Profissional, Acompanhamento para o Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento de Território. “Nesta edição teremos os pilares de Energias e Gestão Ambiental, Mundo Web e Mercado Produtivo, com 13 trilhas de formação profissional em diversas áreas industriais. Também haverá acompanhamento para o desenvolvimento humano pela Firjan SESI, valorizando as competências socioemocionais, fortalecendo o desenvolvimento social e profissional dos jovens e integrando a sala de aula e o campo” entusiasma-se Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI.
O projeto terá a duração de 17 meses, sendo 540 horas nas atividades de Educação Profissional e 280 horas nas atividades de Desenvolvimento Humano. Além disso os participantes terão bolsa-auxílio no valor unitário mensal de R$ 750, além de cartão refeição no valor de R$ 10 o dia em cinco dias por semana e auxílio transporte de ônibus nos três dias de atividades presenciais.
Nesta etapa serão oferecidos 13 cursos: padeiro, confeiteiro, desenvolvedor de aplicativos, operador de suporte técnico em TI, assistente de marketing digital, eletricista e instalador residencial, agente de reflorestamento, agente de saneamento, mecânica de refrigeração doméstica, mecânico de motores ciclo otto, mecânico de motocicleta, auxiliar de operações logísticas e assistente administrativo.
O prefeito de Niterói, Axel Grael declarou: “é com muito orgulho que apresentamos essa segunda fase. Foi emocionante ver as histórias da primeira turma que se formou. Estamos muito animados e confiantes que nós estamos oferecendo aqui um leque de cursos ainda maior do que antes e abrindo oportunidades mais amplas em termos territoriais para esses jovens. Tenho certeza vai ter uma grande procura, um grande interesse de participação nesses cursos que foram pensados com muito empenho por toda nossa equipe juntamente com a Firjan”, finalizou.