
Marcelo Marchiori e Henrique Nora JúniorFoto: Libânia Nogueira | Firjan
Nesta quarta-feira (06/11), a Firjan SENAI Resende inaugurou o Espaço Indústria 4.0, um ambiente de alta tecnologia que promete transformar a formação dos alunos, preparando-os para os desafios da indústria do futuro. A inauguração contou com a presença do comitê diretivo do Cluster Automotivo Sul Fluminense e a participação de alunos, que agora terão acesso a um laboratório equipado para o desenvolvimento de competências em automação e tecnologias avançadas.
A novidade foi desenvolvida a partir de uma planta Smart 4.0, projetada para ensinar as principais tecnologias habilitadoras da indústria moderna, com processos hiperconectados, programáveis e autogerenciáveis.
“Ver esses jovens aqui, interessados e prontos para criar e pensar soluções, nos dá esperança. Por isso, precisamos incentivar e demonstrar como é interessante se preparar para estar integrado na indústria, construindo um futuro melhor para nosso país”, destacou Henrique Nora Júnior, presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente.
Marcelo Marchiori, presidente do Cluster Automotivo Sul Fluminense, também observou a importância da conexão entre gerações.
"Aprendemos que nosso papel é apoiar a juventude, ajudando-a a se desenvolver com autonomia. Criamos uma indústria com base no ser humano, onde a sociedade ao redor pode crescer e onde as novas gerações também encontram seu lugar. O Espaço Indústria 4.0 oferece conhecimento e eficiência, preparando-nos para um futuro mais promissor. Agradeço a todos que contribuíram para esse espaço, especialmente aos jovens que abraçaram o desafio da indústria. A resiliência, fundamental em nossa área, é o que manterá nossa indústria forte e relevante”, frisou Marchiori.

Nora reforçou o compromisso da Firjan na preparação dos jovens
Equipado com dois braços robóticos Hyundai e uma planta didática de Mecatrônica da Festo com braço robótico da Mitsubishi, o laboratório permite que os estudantes experimentem na prática os desafios de uma linha de produção automatizada. Essa estrutura possibilita o aprendizado em soluções totalmente automatizadas, atualizando o ensino profissional conforme as tendências da Indústria 4.0.
"Estamos nos reinventando para sermos um SENAI à altura das novas tecnologias. O Espaço Indústria 4.0 é uma revolução que coloca nossos alunos em contato direto com a inovação. Estamos formando os profissionais que liderarão o futuro da indústria”, ressaltou o gerente executivo regional, José Oswaldo.
Em parceria com as empresas Exsto e Labtronix, a Firjan SENAI integrou equipamentos que simulam um ambiente de produção real, proporcionando aos alunos uma experiência prática e imersiva em automação e robótica.
"A ampliação da transformação digital na indústria nos coloca em um cenário de constante inovação e utilização de diversas tecnologias para a melhoria da manufatura como a integração de sistemas, robótica, automação e informação proporcionando agilidade e assertividade na tomada de decisão, flexibilidade e produtividade", disse Alessandro de Carvalho Guimarães, coordenador operacional de Educação Profissional da Firjan SENAI Resende.
Henrique Nora Júnior reforçou ainda o compromisso da Firjan com o desenvolvimento do setor industrial e a preparação dos jovens para esse mercado inovador.
“Esse novo espaço representa o futuro. A pandemia já nos deu um vislumbre do que seria a falta de produtos caso a indústria pare. Então, é essencial trazer essa nova geração para o nosso lado, mostrando a importância da indústria e da qualificação”, pontuou.