
O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, destacou a presença dos principais protagonistas da indústria desse setorFoto: Thelma Vidales
Na Laad Expo Defense e Security, a Firjan SENAI apresentou um projeto desenvolvido em parceria com o Exército Brasileiro: o Simulador de Procedimentos de Motorista para um carro de combate anfíbio (SPM Guarani), totalmente projetado e construído pela equipe dos Institutos da Firjan SENAI. Na abertura do evento, nesta terça-feira, 11/04, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, destacou a presença dos principais protagonistas da indústria desse setor. “Novos projetos vão nascer das interações desta feira. A indústria de defesa representa 5% do PIB brasileiro. Queremos priorizar o produto nacional e ajudar a indústria a se enquadrar no nível 4.0”, destacou o ministro.
O presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), Carlos Erane Aguiar, que também compôs a mesa de abertura, ressaltou que a Laad é a maior feira da América Latina. “Esse setor é muto importante para a base industrial do Rio, como do país. A Firjan e o SIMDE estão recebendo as delegações estrangeiras, que oferecem parcerias e cooperação técnica às indústrias brasileiras”, pontuou Erane, que também é 2º vice-presidente da Firjan e presidente do Conselho de Defesa e Segurança Pública da federação, assim como diretor-presidente da Condor, empresa do setor.
O Guarani, que pesa uma tonelada, está exposto no espaço do Exército Brasileiro na Laad, Estande R40, Pavilhão 4. Ele é o primeiro de uma série de quatro simuladores contratados pelo Exército. O equipamento está em validação final e a Firjan SENAI fará a entrega técnica neste ano em Cascavel, Paraná. Ele será usado para aumentar a segurança nos treinamentos, além de reduzir consideravelmente o custo desses procedimentos. O SPM Guarani tem como grande diferencial possuir o código fonte da sua programação aberto, o que permite ao Exército integrar outras soluções a qualquer tempo.
Firjan tem quatro projetos com as Forças Armadas
No evento, a Firjan SENAI tem um estande conjunto na feira com o SIMDE, no pavilhão 2, que possui 49,5m² e identidade visual das duas entidades, onde são mostrados em vídeo os quatro projetos que a federação já realizou em conjunto com as Forças Armadas. Tanto o simulador Guarani, do Exército, como o retrofit do Treinador de Imersão (TI) de Submarinos da Classe Tupi (SCT), feito através de parceria com a Marinha do Brasil, foram desenvolvidos pelos Institutos de Tecnologia e de Inovação da Firjan SENAI SESI.
Este retrofit para a Marinha replica exatamente como é um submarino real: possui painel de operação, detalhes, sons e movimentação mecânica que reproduz o mar. Por ser híbrido, leva em conta todos os aspectos dos processos de um submarino e oferece as mais recentes tecnologias para elevar a confiabilidade, a segurança e a experiência imersiva dos profissionais. É possível participar de simulações de operação, vivenciando virtualmente as condições da embarcação, como profundidade, tempo ou velocidade numa situação crítica.
Outro projeto dos institutos Firjan SENAI é um fuzil Imbel, com desenvolvimento de sistema de realidade aumentada baseado em TBC (Treinamento Baseado em Computador). Outra parceria junto ao Ministério da Defesa é a análise de inspeções de motores de aeronaves de entrada e saída, usando aprendizado de máquina para apoiar os procedimentos.
Sobre a Laad
A 13ª edição da Laad Exposition: a maior feira de negócios restrita a militares, forças policiais, autoridades e profissionais dos setores de Defesa e Segurança, vai de 11 até 14 de abril, no Riocentro. O objetivo do evento é reunir toda a cadeia produtiva industrial do setor de defesa e segurança, buscando contribuir com a qualidade dos serviços ofertados aos consumidores da manutenção automotiva.
Participaram ainda da abertura o governador Cláudio Castro, o ministro do Gabinete da Segurança Institucional (GSI), os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica e representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Embraer, do BNDES, da Associação Brasileira da Indústria de Segurança e da Creative Events, organizadora da feira.