
Distinção homenageia pessoas e organizações que tiveram realizações notáveis em sua carreiraFoto: Paula Johas
O presidente do Conselho Superior da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, foi homenageado nesta quinta-feira (12) com o Diploma de Honra ao Mérito da Ministra dos Negócios Estrangeiros do Japão de 2024. A distinção homenageia pessoas e organizações que tiveram realizações notáveis em sua carreira.
A cerimônia aconteceu na residência oficial do Cônsul-Geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe, e foi seguida por um momento de confraternização para celebrar a homenagem, que foi acompanhada por diversas autoridades, familiares e membros da diretoria da Firjan, como o presidente Luiz Césio Caetano. O ano de 2024 foi marcado pelo aprofundamento nas relações entre o Japão e o Brasil, com a visita do ex-primeiro-ministro Kishida em maio e a visita do primeiro-ministro Ishiba ao Brasil em novembro. Já 2025 será o Ano de Amizade e Intercâmbio entre Japão e Brasil, quando serão comemorados os 130 anos das relações diplomáticas entre os dois países.
Eduardo Eugenio substituiu Carlos Mariani Bittencourt na presidência do lado brasileiro do Wise Group Brasil-Japão, criado para orientar o desenvolvimento econômico das relações econômicas Brasil-Japão. Este grupo foi criado durante a visita do primeiro-ministro japonês, Koisumi, e vem se reunindo desde 2007. Na ocasião ele era presidido por Eliezer Batista.
Eduardo Eugenio presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro de 1995 até 2024. Ao longo desses anos, com seu apoio, a Firjan mudou e colaborou com a implantação de políticas públicas diversas. Em outubro, Luiz Césio Caetano assumiu a presidência da federação, e Eduardo Eugenio tornou-se presidente do Conselho Superior da Firjan, onde reúne lideranças para discutir propostas de melhorias da gestão pública.