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E-commerce para indústria de alimentos com case da Granfino movimenta reunião do Conselho do Agronegócio

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Publicado em 15/09/2021 09:33  -  Atualizado em  08/10/2021 09:28

Como a entrada no e-commerce pode gerar valor para clientes e alavancar os negócios foi o tema da reunião sobre Transformação Digital, organizada pela Câmara Setorial de Alimentos do Conselho Empresarial de Agronegócios, Alimentos e Bebidas da Firjan, em 14/09. Silvia Lantimant, presidente da Granfino, compartilhou a experiência com o lançamento do e-commerce no aniversário de 70 anos da empresa (31/08), instalada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. “Estamos vivendo uma fase maravilhosa. Essas mudanças estão nos fazendo aprender que o e-commerce veio para ficar e melhorar a vida e a comunicação com os consumidores, nosso maior ativo. Temos que deixá-los plenamente satisfeitos”, ressaltou Silvia, que também é coordenadora da Câmara.

Em palestra sobre o tema, Isabella Barreira, especialista em E-commerce e Marketplace pela PUC-Rio, mostrou o crescimento do mercado on-line durante a pandemia e as perspectivas para os próximos anos. Isabella também apresentou as formas de atuação através de e-commerce próprio, entrada em marketplaces, vendas em aplicativos de entrega rápida e omnichannel (todos os canais).

No caso da Granfino, o novo modelo de negócio começou a ser idealizado em abril de 2020, em plena pandemia. “Surgiu o pontapé inicial para termos de fato uma ferramenta on-line de vendas. Ainda está começando, mas a nossa base de clientes tende a aumentar e estimamos que o e-commerce chegue a 4% do faturamento em 2022”, conta Felipe Lantimant, gerente de Marketing da indústria. Para isso, a empresa está utilizando uma ferramenta que tem sete níveis. Estão usando o B2B e a última etapa é o B2C, para atingir o consumidor final.

Uma das apostas da Granfino com o e-commerce é atingir consumidores nacionais, sendo que 60% das vendas on-line no país se concentram no Sudeste. A empresa tem um canal numa plataforma de venda on-line. As redes sociais também passaram a influenciar a compra pela Internet. “Até o lançamento do e-commerce demorou mais de um ano. Toda a equipe de TI fez a migração das ferramentas. Selecionamos alguns funcionários para fazerem parte de um comitê e acompanharem o processo. Aos poucos, vamos preparar os colaboradores e contratar outros”, detalha Lantimant.

Para se adaptar a tantas mudanças, o gerente da Granfino pretende participar da próxima Trilha Marketing Digital da Firjan IEL e também já se inscreveu na Trilha Gestão Lean para a área de Produção, também da federação. “Somos uma empresa tradicional que precisa mudar essa imagem, se tornando uma empresa que traz renovação”, concluiu.

Diante das oportunidades apresentadas, Antônio Carlos Celles Cordeiro, presidente do Conselho, sugeriu a realização de uma reunião ampliada com as indústrias de alimentos e bebidas. “Queremos chamar representantes do Mercado Livre, Magalu, Americanas, para conhecermos melhor as diferentes formas de atuação para a indústria”.

 
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