A reportagem desta semana no canal Viva a Transformação, do jornal O Globo, mostra como experts e empresas do mundo inteiro vêm se debruçando sobre dados concretos e pesquisas para apontar tendências e comportamentos dos consumidores nos próximos anos e até décadas.
O designer brasileiro Fernando Galdino está entre esses especialistas. Ele começou se especializando em etnografia para entender o comportamento das pessoas, mas acabou virando pesquisador e futurista. Galdino integra hoje o time da GFK Verein, um instituto sem fins lucrativos com sede em Nuremberg, na Alemanha, que estuda como consumidores e organizações tomam decisões em diferentes mercados.
Em 08/12, Galdino participa do Festival Futuros Possíveis, que acontece na Casa Firjan, para explicar como funciona seu trabalho de pesquisa. O evento tem o objetivo de disseminar conteúdo construído através das pesquisas realizadas pela Firjan, discutindo como inovações podem impactar a sociedade não só no consumo, mas também em políticas públicas, como relações de trabalho, educação, saúde e transportes, e conteúdos voltados para o indivíduo, como ciborgues, realidade aumentada e inteligência artificial.
“Queremos trazer discussões e diversos olhares para refletirmos sobre o futuro”, explica Carolina Fernandes, especialista em projetos especiais da Casa Firjan e responsável pelo Laboratório de Tendências da Firjan.
Confira também as outras matérias do canal Viva a Transformação.