Trilha Design Circular
Portal Sistema Firjan
menu

Trilhas

Trilha Design Circular

  • Encontros de

    18/05 a 29/06*

  • Carga horária

    38h**

  • Horário

    14h às 17h00

  • Formato

    on-line e ao vivo

  • Pré-inscrições até

    11/05/21

  • Investimento

    R$3.141 por empresa***

* Encontros ao vivo nos dias 18/05, 25/05, 01/06, 08/06, 15/06, 22/06 e 29/06.
** 21h de encontros síncronos on-line, aproximadamente 15h de atividades assíncronas e 2h30 de mentorias de 30 minutos por empresa, mediante agendamento nos dias 28/05, 04/06, 11/06, 18/06 e 25/06. 
*** Investimento exclusivo para empresas não associadas. Para as empresas associadas à Firjan, as trilhas desta edição serão oferecidas de forma gratuita.

Descubra novas oportunidades de negócios para a sua empresa através da abordagem do Design Circular

A Trilha Design Circular proporciona aos participantes uma visão global de modelos de negócio e estratégias de Design para potencializar a geração de valor do seu produto. 

As empresas enfrentam hoje inúmeros desafios, entre eles a escassez de matéria-prima, a crescente fiscalização da produção de resíduos sólidos e as mudanças no perfil dos clientes, que estão cada vez mais exigentes e atentos aos impactos dos produtos no meio ambiente.

A proposta do Design Circular é aumentar o faturamento das empresas por meio da implementação de mudanças estratégicas no design, serviços e modelos de negócio, que buscam criar oportunidades ao longo da vida e da pós vida dos produtos. Além da responsabilidade ambiental, os impactos do Design Circular incluem aumento de receita, economia de matérias-primas e prolongamento do relacionamento com os clientes.

Para quem se destina

Empresas de diferentes setores da indústria que produzem produtos e que têm interesse em adotar um modelo de negócio circular para a geração de novas oportunidades de receita e redução de desperdícios.

Perfil dos participantes

A empresa deverá selecionar 3 perfis de colaboradores*, entre eles pelo menos:

Uma liderança responsável pelo
design, desenvolvimento ou
operação do produto
Uma liderança da área de
Gestão/Administração
(tomador de decisão)

*A Trilha se destina apenas a lideranças formais ou informais de empresas. Caso seus colaboradores não se enquadrem nessa modalidade, eles ainda poderão realizar nossos cursos da Educação Profissional: http://bit.ly/cursosedprof

Capacitação intensiva e aplicação prática em 7 dias de workshop

A Trilha Design Circular proporciona aos participantes uma visão global de modelos de negócio e estratégias de Design para potencializar a geração de valor do seu produto.

  • Dia 0. 18/05 - Ambientação
  • Dia 1. 25/05 - Conhecer

    Apresentação do Design Circular e das oportunidades de geração de valor para o negócio.

  • Dia 2. 01/06 - Diagnosticar

    Entendimento da cadeia de valor do produto e identificação de possíveis desperdícios e oportunidades ao longo do processo produtivo.

  • Dia 3. 08/06 - Idear

    Geração de oportunidades circulares com base nos modelos de negócio e estratégias de Design apresentados.

  • Dia 4. 15/06 - Estruturar

    Desenho do modelo circular.

  • Dia 5. 22/06 - Planejar

    Adequação da solução à realidade da empresa e mapeamento das mudanças necessárias no produto/serviço para viabilizá-la.

  • Dia 6. 29/06 - Apresentar

    Estruturação do argumento de venda e apresentação para a turma, com comentários e sugestões dos facilitadores.

Fundamentos da Trilha

É fundamentada no livro "Products That Last", ”, que oferece uma metodologia inovadora e prática para desvendar a “vida após a morte” de um produto e examiná-lo sistematicamente em busca de novas oportunidades de lucro, minimizando desperdícios.

Metodologia CIRCO

logo-circo

A metodologia foi desenvolvida pela instituição holandesa CIRCO. A Firjan é a primeira e única organização brasileira habilitada a replicá-la no país, contando com facilitadores treinados e certificados pela CIRCO.

Resultado esperado

Ao final, os colaboradores terão desenvolvido uma proposta de modelo de negócio circular clara e viável, específica para um produto da empresa, bem como um plano de ação para implementá-la.

Quem já participou

"Na trilha, descobrimos novas possibilidades de produto para a nossa empresa e, a partir desses resultados, fomos convidados a fazer uma apresentação para a diretoria e acionistas, na qual foi aprovado o aumento de uso de 25% de regenerado (sobra de fábrica) no solado do chinelo solar da Redley."
Paula Correia Coordenadora de design da filial carioca da Tess, holding das marcas Kenner, Cantão e Redley (Setor de Calçados, Bolsas e Acessórios)

"A trilha nos fez enxergar inúmeras possibilidades de negócio e de geração de valor para os nossos produtos, como a prestação de serviços de manutenção e de locação de móveis, que ampliam a longevidade do produto e contribuem para relacionamentos mais duradouros com os nossos clientes."
Ricardo Guadagnin Diretor da D&C Móveis (Setor de Mobiliário)

"Hoje eu me sinto capaz não só de implementar e de ajudar a empresa no que tange à Economia Circular, mas também de ser um facilitador ou até mesmo de dividir todo o aprendizado com a minha equipe."
Luiz Soares Gerente de EHS e Compliance da GE Celma (Setor de Aviação)

Benefícios

Solução específica para a sua empresa 18h remotas de conteúdo e prática intensiva, elaborando uma solução circular específica para o contexto da sua empresa, com o auxílio de facilitadores certificados pela CIRCO.

Formação de multiplicadores Capacitação de 3 membros da empresa, que poderão assumir o papel de multiplicadores da temática para o restante da organização.

Kit de ferramentas Recebimento de um conjunto de ferramentas que oferece autonomia para replicar a metodologia em outros desafios da empresa.

Vantagem para Associados Firjan

As empresas associadas terão direito a gratuidade nesta edição da Trilha. 

Facilitadores

firjan-iel-facilitadores-carolina-zoccoli.png Carolina Zoccoli 

Carolina Zoccoli é bacharel e mestre em Comunicação pela UFF e pós-graduada em Gestão Ambiental pela UFRJ. Com mais de 15 anos de experiência em suporte empresarial, gestão de sustentabilidade corporativa e desenvolvimento de políticas públicas, atua como especialista em meio ambiente na Firjan. Nos últimos anos vem trabalhando na aplicação da circularidade em atividades empresariais a partir de estratégias de relações institucionais, gestão de riscos e reputação corporativa.

firjan-educacao-executiva-daniel-pan.png Daniel Pan 

Graduado em Design de Produto pela UFRJ, pós-graduando em Sustentabilidade pela FGV e com 15 anos de destaque nas principais agências de design do Rio de Janeiro, hoje é Coordenador de Conteúdo e responsável pelo programa de Cocriação da Casa Firjan. Através do design thinking associa projetos, ferramentas, metodologias de pesquisa, diagnóstico e oficinas de co-criação em projetos de áreas de design circular, design estratégico, branding e comunicação. Com o histórico de clientes como Globo, Oi, Metrô Rio, O Globo, Diageo, Vale, Ipiranga, Rio2016, Beleza Natural, Body Tech, Reserva, Sonangol e Rio Galeão. Desde de 2010, promove a difusão e o debate sobre Design, Inovação e Design Estratégico, coordenando cursos, ministrando aulas e palestras.

Karina.png

 

Karina Araujo 

Mestre em Design de Produto pelo IED Milão, trabalhou como designer em empresas de diversos setores, passando pelo dia a dia plural de um estúdio de design, o ambiente agitado e acelerado da indústria da moda a varejo e o extenso processo de aquisição de conhecimento de um projeto de P&D em um instituto governamental. Agora, fazendo parte da equipe conteúdo na Casa Firjan como especialista de conteúdo integrado, enfrenta desafios completamente diferentes dos anteriores. Trabalha imaginando e co-criando futuros emergentes e desejáveis nos formatos mais variados: festivais, exposições, palestras, cursos, entre muitos outros.

 

Processo seletivo

  • Pré-inscrição Preenchimento do formulário de pré-inscrição pela empresa.

  • Inscrição Recebimento de confirmação de inscrição após a triagem de participantes.

  • Entrevista Realização de entrevista para alinhar a metodologia ao produto da empresa.

Saiba mais

Baixe o folder para encontrar mais detalhes sobre a Trilha Design Circular ou envie um e-mail para iel.consultorias@firjan.com.br.

BAIXAR FOLDER

Perguntas frequentes

  • 01. Por que é feita uma triagem antes da confirmação da inscrição? O que será avaliado?

    A triagem é feita por um de nossos especialistas para verificar a aplicabilidade da Trilha no contexto de atuação da sua empresa. Será avaliado o setor de atuação da empresa aplicante.

  • 02. Posso não participar de todos os dias da Trilha? Ou então posso mandar alguém no meu lugar no dia que não puder estar presente?

    Não é o ideal. Recomendamos fortemente que os participantes estejam presentes em todos os dias de Trilha. Podemos abrir exceção caso pelo menos um participante do grupo esteja presente todos os dias, mas acreditamos não ser o melhor cenário.

  • 03. Posso levar mais ou menos de 3 pessoas da minha empresa?

    O número máximo de participantes por empresa é 3 pessoas, pois esse é um número ideal para a realização das atividades. É permitido participar da Trilha com apenas 2 participantes, mas ressaltamos que o ideal seria um grupo de 3 pessoas. Os certificados serão emitidos somente à aqueles que participarem de todos os encontros.

  • 04. Qual é a infraestrutura necessária para realizar a Trilha?

    É necessário que os participantes disponham um computador com acesso à internet e que suporte o ingresso nas plataformas Microsoft Teams e Mural. Antes do início dos encontros, agendaremos uma sessão de ambientação para instruir e testar o acesso dos participantes nas plataformas.

Não encontrou sua dúvida acima? Entre em contato conosco por e-mail (iel.consultorias@firjan.com.br) que te auxiliaremos

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida