O Programa
Programa de Integridade Firjan
Por meio do Programa de Integridade, o Sistema Firjan reafirma seu compromisso com um ambiente corporativo ético, transparente e seguro.
O Programa de Integridade do Sistema Firjan é composto por um conjunto de mecanismos com o objetivo de prevenir, detectar e mitigar riscos, garantindo que todas as operações sejam conduzidas com responsabilidade e em alinhamento com os princípios éticos e regulatórios.
Além disso, o Programa reforça a importância da participação ativa de todos os colaboradores, parceiros e stakeholders, pois a integridade organizacional depende do engajamento coletivo.
O Programa de Integridade do Sistema Firjan está estruturado em 7 elementos fundamentais, que garantem um sistema de compliance eficiente e sustentável:
1. Apoio da Alta Administração
O apoio da alta administração é a base de um Programa de Integridade efetivo. Isso inclui a disponibilização de recursos, participação ativa e promoção da cultura de compliance em todos os níveis da organização. Da mesma forma, temos a área de Integridade Corporativa como a instância responsável pelo Programa de Integridade, com autonomia e acesso direto à Alta Administração.
2. Avaliação de Riscos
A avaliação de riscos permite que sejam identificadas as potenciais vulnerabilidades à integridade e conformidade, melhorando o direcionamento quanto às providências a serem adotadas em cada caso, de acordo com a probabilidade de ocorrência e possíveis impactos. Assim, é possível a priorização de esforços para implantação de controles internos específicos ao nosso negócio.
3. Código de Conduta e Políticas
A elaboração do Código de Conduta e políticas internas deve ser com base no perfil de riscos e nos valores da empresa, pautada na conformidade com legislações aplicáveis e boas práticas de mercado. Nossos normativos são revisados sempre que são necessárias adequações, transparecendo para colaboradores e terceiros as condutas esperadas no relacionamento com o Sistema Firjan.
4. Controles Internos e Monitoramento
Controles internos ajudam na diminuição de riscos operacionais e de compliance e o monitoramento por meio de testes deve ser executado visando aderência aos procedimentos internos. Prezamos por um monitoramento constante da efetividade do Programa de Integridade e revisões periódicas para aprimoramento contínuo das políticas e controles internos.
5. Treinamento e Comunicação
Treinamento e comunicação fomentam a cultura de compliance e promovem a conscientização dos colaboradores, ajudando no esclarecimento e atualização sobre os temas de ética, corrupção, fraudes e desvios de conduta. Investimos em treinamentos periódicos para garantir que todos os colaboradores compreendam suas responsabilidades e saibam como agir diante de situações de risco.
6. Canais de Denúncia e Investigações Internas
A existência de canais seguros e eficientes para que colaboradores, clientes e terceiros possam reportar violações éticas e de compliance sem medo de represálias é fundamental. As comunicações poderão, à critério do(a) manifestante, ser realizadas de maneira identificada ou anônima e serão tratadas com garantia de confidencialidade. Não é tolerado qualquer tipo de retaliação ao(à) manifestante que efetuou uma denúncia de boa-fé.