Portal Sistema Firjan
menu

Terceira Semana do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI

De 7 a 12 de outubro, o Oi Futuro Flamengo recebe a Terceira Semana do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI. Com entrada gratuita, o evento vai contar com encenações, vídeo-leituras, performances, leituras-críticas e leituras-em-cena. Os trabalhos são fruto dos alunos do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, coordenado pelo diretor e dramaturgo Diogo Liberano.

Entre as atividades da Terceira Semana do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, estão as encenações de “Cume”, escrito por Filipe Meira, com direção de Inez Viana, e “Anima”, de Suzana Velasco, com direção de Gunnar Borges; o encontro da dramaturgia “MEL”, de Mayara Máximo, e de “A torre de Argento do Tombo”, de Tiago Torres, lidas e comentadas pela primeira vez, respectivamente, pela atriz Mariana Lima e pelo ator e diretor Cesar Augusto.

Oficina

No sábado, dia 12, será realizada a oficina “Livro em Performance – O teatro no interior do texto”, com a dramaturga Lígia Souza Oliveira, também pesquisadora e atual coordenadora do Núcleo de Dramaturgia SESI/PR.

Confira a lista dos 15 selecionados para a Oficina

Ementa: A oficina tem o objetivo de experimentar as possibilidades de escrita dramatúrgica explorando a página em branco como espaço de criação. Superando a linguagem cênica como objetivo único e final da dramaturgia, a oficina possibilitará a experimentação de escritas performativas que proponham uma apreensão igualmente performativa para o leitor. A partir de exemplos já explorados por dramaturgos brasileiros, a oficina num primeiro momento introduzirá os participantes às reflexões que dão conta deste aspecto da dramaturgia no papel seguido de uma tentativa de transposição de um texto originalmente cênico para a mídia impressa e suas diversas possibilidades (explorações tipográficas, símbolos gráficos, fontes, espaçamentos, imagens, qualidades do papel, tensionamentos na escrita e na grafia das palavras).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

A turma 2019

Para a composição da quinta turma o Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI promoverá encontros semanais para estudo e criação, além de ações diversas relativas à formação em dramaturgia. Três textos desenvolvidos por autoras e autores serão selecionados para publicação, impressa ou eletrônica, pela Firjan SESI, e um deles será selecionado para encenação e apresentação na rede de teatros Firjan SESI.

autor-diogo-liberano.jpg

O curador, diretor e dramaturgo Diogo Liberano continua na coordenação do Núcleo (iniciada na terceira turma, ano 2017). O projeto pedagógico proposto à quinta turma visa estimular a composição de dramaturgias a partir do aprimoramento dos diferentes modos de composição textual propostos pelas autoras e autores selecionados.

Para isto, as atividades previstas para o ano de 2019 se darão por meio de encontros semanais para estudo, prática e reflexão crítica sobre dramaturgia. À turma 2019, para além dos encontros semanais, o Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI também oferecerá orientação e atendimento individual na criação de alguns exercícios realizados, bem como comentários e avaliações dos textos em produção.

Informações gerais

- Duração da turma: 10 meses (de 20 de março a 18 de dezembro de 2019)
- Quantidade de turmas: 1
- Número de participantes: 15 participantes
- Aulas semanais: quarta-feira, das 18h30 às 22h
- Local das aulas: a definir
- Mensalidade: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
 

Edital para formação da quinta turma do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI

Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI

Em 2014, nasceu o Núcleo de Dramaturgia da Firjan SESI, voltado à descoberta e ao desenvolvimento de novos autores teatrais. Um projeto anual de estudo e criação em dramaturgia, sob a orientação de profissionais renomados no universo das artes cênicas. Desde então, três turmas passaram pelo Núcleo (2014-2015, 2015-2016 e 2017) e a Firjan SESI já produziu dois espetáculos de autoria dos participantes e dois livros com os textos desenvolvidos.

nucleo-dramaturgia-peca-vencedora-rafael-barreto.jpg

A turma 2014-2015 contou com 15 participantes. Cada um deles desenvolveu um texto e a Firjan SESI selecionou três para serem publicados em livro e um para ser montado e encenado em sua rede de teatros. Na edição 2015-2016, uma novidade: os 15 participantes foram divididos em três grupos, que criaram textos coletivamente. As três obras foram publicadas em livro e uma delas se transformou em espetáculos nos teatros da Firjan SESI. Em 2017, o Núcleo retomou a fórmula original, com 15 autores criando textos individuais. Nesta edição, o grupo passou a ser coordenado pelo curador, diretor e dramaturgo Diogo Liberano, que também é diretor artístico e de produção da companhia carioca Teatro Inominável.

Para mais informações sobre o Núcleo de Dramaturgia, entre em contato pelo e-mail nucleodedramaturgia@firjan.com.br.


Saiba mais sobre as edições anteriores do Núcleo de Dramaturgia

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida