<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://dc.ads.linkedin.com/collect/?pid=535866&amp;fmt=gif"> Raízes Negras
Portal Sistema Firjan
menu
Evento

Raízes Negras 

O que é

Projeto artístico e social entrelaça dança e artes visuais para celebrar a cultura afro-brasileira

Valor

Gratuito

Local

Teatro Firjan SESI Campos
Avenida Dep. Bartolomeu Lysandro, 862 - Guarus
Campos dos Goytacazes - RJ

  • Data

  • Horário

  • Título

  • 31/10/2025
  • 20h às 20h50

Detalhes

“Raízes Negras” é um projeto artístico e social que entrelaça dança e artes visuais para celebrar a força e a beleza da cultura afro-brasileira. Inédito em sua proposta, o projeto apresenta dois movimentos com estreia marcada para a noite de 31 de outubro de 2025: uma montagem performática que une dança afro, dança contemporânea, capoeira, samba de roda, jazz e a dança folclórica do território – a Mana Chica do Caboio – e uma exposição fotográfica que permanecerá aberta ao público por um mês.

As fotografias capturam corpos em movimento que ecoam histórias, raízes e pertencimentos, registrando a dança como linguagem que guarda lembranças, atravessa gerações e inscreve no espaço a poesia da vida. 

Cada retrato pulsa como testemunho da ligação entre arte e território, onde artistas fazem de sua presença um ato de resistência e de afirmação cultural. Na criação coletiva, cena e imagem caminham lado a lado, costurando ancestralidade, memórias e histórias pessoais. 

O espetáculo e a exposição abrem caminhos para sentir a arte em suas múltiplas linguagens, reafirmando sua potência transformadora.

Assinam essa travessia a artista visual Caroline Rangel, a bailarina e coreógrafa Marcília Dutra, as/os bailarinas(os) Alice dos Anjos, Ana Beatris Fernandes, Dayvid Gomes, Enaê Maciel, Evelyn Flôr, Gustavo Rangel, Micaela Cerqueira, Mikaella Lima, Mylena Dutra e Pamella Fernandes e o capoeirista Leon Denir. 

“Raízes Negras” foi contemplado pelo Mosaico Rio, o edital de cultura da Firjan SESI, na categoria Multilinguagem.

Duração:
50 min

Classificação: 
Livre

Ficha técnica:

Concepção e direção: 
Caroline Rangel – Artes visuais (fotografia, curadoria e expografia) 
Marcília Dutra – Artes cênicas (coreografia, figurino, ensaios e montagem musical)

Elenco:
Bailarinas(os): Alice dos Anjos, Ana Beatriz Fernandes, Dayvid Gomes, Enaê Maciel, Evelyn Flôr, Gustavo Rangel, Micaela Cerqueira, Mikaella Lima Soares, Mylena Dutra e Pamella Fernandes
Capoeirista: Leon Denir

Equipe técnica: 
Caracterização (cabelo e maquiagem): Elizandra Domingues e Sabrina Fernandes
Confecção de figurino: Luciane Ferreira
Design gráfico: Larissa Viana
Iluminação cênica: Douglas Fernandes

Foto:
Divulgação

Entrada Franca

Mapa

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida