Portal Sistema Firjan
menu

O Laboratório Aberto SENAI é um espaço para aprimorar ou desenvolver novos produtos, processos e negócios para todos os setores da indústria. Com equipamentos de ponta, novas tecnologias e a filosofia do “faça você mesmo”, ele estimula o empreendedorismo e a inovação para transformar ideias em soluções reais e, assim, aumentar a competitividade e a produtividade das empresas. Ao promover o trabalho colaborativo e a troca de experiências, o Laboratório Aberto SENAI atua como uma rede nacional que conecta empreendedores, ideias e projetos variados, estando presente em diversos estados do Brasil. Ele oferece grandes vantagens para que você transforme sua ideia em produto final:

  • Acesso facilitado a capital intelectual e infraestrutura
  • Baixo custo para testes e prova de conceito
  • Ampliação da base de atendimento (micro e pequenas empresas)
  • Conexão a outros laboratórios da rede SENAI em todo o Brasil
  • Processo de inovação acelerado e maior competitividade
  • Possibilidade de troca de experiências e estímulo ao trabalho colaborativo
  • Oportunidade de trabalhar desde a ideia inicial até o produto final, passo a passo

 

Quem pode utilizar

Os serviços do Laboratório Aberto estão disponíveis para todos que desejam transformar ideias em produtos e processos inovadores, não importa o estágio em que o projeto esteja.

Isso inclui empresários, empreendedores, técnicos, pesquisadores, startups, micro e pequenas empresas, fabricantes e inovadores.

Associados ao Sistema FIRJAN contam com condições especiais de pagamento.

Serviços

A equipe do Laboratório Aberto SENAI analisa as necessidades e especificações do seu projeto e, a partir dessa avaliação, indica como você pode desenvolvê-lo. O ambiente colaborativo é o melhor lugar não só para você dar forma à sua ideia, como também para testar e aprimorar cada detalhe do seu projeto. Tudo isso pode ser feito sem a consultoria direta do SENAI ou com o suporte técnico especializado e a consultoria direta do SENAI. Existe ainda a possibilidade de o projeto ser 100% desenvolvido pelo SENAI. Os serviços disponíveis são:

 

Infraestrutura

As máquinas, os equipamentos e os softwares de que você precisa para desenvolver seus projetos estão no laboratório Aberto SENAI. Nele você também recebe o suporte na hora de utilizar a infraestrutura oferecida, tornando o processo mais simples, rápido e eficiente. Veja o que você pode usar para dar forma a suas ideias:

Usadas para criar peças tridimensionais a partir de projetos elaborados em softwares de modelagem.

Faz a varredura de uma determinada área. Quando o sensor localiza o objeto, envia um sinal indicando a distância exata dele. Com base em todos os pontos do mapeamento, o software pode calcular as medidas e construir um modelo computacional em 3D do objeto.

Realiza o processo de moldagem a quente de plásticos laminados com a retirada do ar (vácuo) da superfície do molde. O plástico aquecido assume a forma da superfície do molde e, uma vez resfriado, está pronto para recorte e acabamento.

As máquinas de corte a laser podem cortar Acrílico e PET até 20 mm de espessura, MDF até 8 mm de espessura, Couro até 6 mm de espessura, Papelão até 15 mm de espessura, Papel paraná (2mm). Seu uso é recomendado para prototipagem e gravação de superficie de superficies desses materiais.

O arranjo em coluna possibilita a furação de elementos com as formas mais diversificadas, de maneira individual ou em série.

Extremamente útil e funcional, ele é indicado para trabalhos com peças pequenas e materiais envolvidos de fácil usinagem.

Equipamento que produz peças e protótipos a partir de uma ampla variedade de materiais. Dentre os benefícios estão a maior precisão e o melhor acabamento de superfície.

É realizada com o calor de um arco elétrico para fundir o metal de base, a alma do eletrodo e o revestimento.

Apresenta como principal vantagem a obtenção de um material com espessura constante e com um excelente acabamento.

Tem a função de cortar a chapa no formato desejado e sem a necessidade de construção de um estampo.

Equipamento que realiza dobras em chapas de aço, complementando o trabalho da guilhotina.

Este equipamento otimiza o processo de cortes em materiais metálicos (aço, latão, alumínio) e não metálicos. Podendo produzir cortes transversais ou retos.

Este equipamento corta chapas de materiais metálicos.

A indústria pede novas ideias. Já existe um lugar para elas ganharem forma. Nunca foi tão fácil desenvolver seu projeto.

 

Institutos de tecnologia, Instituto de inovação e Núcleos de tecnologia

As cinco áreas de conhecimento da Firjan SENAI (Bioprocessos, Meio ambiente, Metalurgia, Simulação e Cerâmica vermelha) contam com Institutos de Tecnologia, Instituto de Inovação e Núcleos de Tecnologia que potencializam seus diversos trabalhos e otimizam processos industriais. Com um corpo técnico altamente qualificado, eles atuam de forma integrada, oferecendo consultoria, pesquisas, análises, infraestrutura laboratorial com tecnologia de última geração, parcerias internacionais e uma série de outros serviços que aumentam a capacidade de produção e desenvolvimento de projetos.

Conheça a localização de cada Instituto de tecnologia, Instituto de inovação e Núcleo de tecnologia da Firjan SENAI.

Bioprocessos

Ambiental
Solda
 
Automação e Simulação
Cerâmica Vermelha

 

 

São novas soluções para novos desafios. Entre em contato para saber como a Firjan SENAI pode ajudar a sua empresa a se tornar mais competitiva. Afinal, as empresas inovadoras absorvem um maior share do mercado. Prospectar oportunidades, suprir as demandas mercadológicas e tecnológicas e se preparar para os desafios impostos pelo mercado são ações constantes de toda empresa que pretende ser bem-sucedida num contexto de incertezas. A exigência por produtos e serviços sofisticados e personalizados é cada vez maior. E como nesse cenário a inovação é um ativo fundamental, é hora de as indústrias absorverem novas e indispensáveis inovações.

 

Entenda como ampliar a qualidade dos produtos cerâmicos da sua empresa:

ENTIDADE GESTORA TÉCNICA

 

 

ESTE LABORATÓRIO FAZ PARTE DA REDE:
sistema-firjan-laboratorio-aberto-senai.jpg

Dúvidas?

Entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Formulário Chat
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida