Portal Sistema Firjan
menu

SESI Rio e SENAI Rio em Defesa do Desenvolvimento.

Participe do abaixo-assinado

SESI Rio e SENAI Rio em Defesa do Desenvolvimento

AS MEDIDAS

Entre as medidas econômicas anunciadas pelo governo federal, estão a apropriação de parte das contribuições do setor privado ao Sistema S. Essa proposta tem um grande impacto no orçamento do SENAI e do SESI.

É importante lembrar que o orçamento do Sistema S é gerado pelas contribuições do próprio setor privado, revertidas exclusivamente para o trabalhador e a comunidade em geral, não derivando de recursos governamentais.

Mexer no SESI e no SENAI é privar o brasileiro dos seus direitos. É atacar quem pode ajudar o país a voltar a crescer: a indústria e o trabalhador. Por isso, estamos convocando toda a sociedade para um abaixo-assinado contra os cortes no orçamento do SESI Rio e do SENAI Rio. As assinaturas coletadas serão entregues a senadores e deputados federais e estaduais que representam o Rio, além dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados.

Clique aqui e participe do abaixo-assinado. A força da atuação do SESI Rio e do SENAI Rio não pode parar!
 

 

 

SESI RIO E SENAI RIO

No estado do Rio, SESI e SENAI têm marcado a história do desenvolvimento fluminense com a mudança na vida dos trabalhadores e na evolução da indústria:

Presença em todo o estado do Rio de Janeiro: 160 unidades SESI e SENAI entre móveis e físicas, e 450 pontos de atendimento, garantindo a oferta de
serviços às empresas em suas diversas áreas de atuação.
SESI: foco na produtividade e qualidade de vida do trabalhador.
SENAI: qualificação profissional de trabalhadores para a indústria e aumento de competitividade por meio da inovação e tecnologia.

Logo, mexer no SESI e SENAI é frear o desenvolvimento.
 

A IMPORTÂNCIA DO RECURSO COMPULSÓRIO
1. O art. 240 da Constituição Brasileira garante a contribuição recolhida da folha de pagamento das indústrias para o Sistema “S”- SESI e SENAI.
2. O mesmo artigo veda o desvio desses recursos para financiar a previdência.
3. As entidades do Sistema “S” concretizam para os trabalhadores os direitos previstos no art. 6º da Constituição Federal.
4. Diminuir a fonte de custeio dessas atividades irá comprometer sua eficiência, impedindo a concretização desses direitos sociais – direitos humanos de segunda geração.
 

É COM ESSE RECURSO QUE O SESI RIO E O SENAI RIO INVESTEM EM:

motivos-recursos-2015-2.png

Mexer no SESI e SENAI é mexer na Constituição e em conquistas para sociedade e indústria.
 

UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

Trabalhadores e indústrias que conhecem o trabalho do SESI Rio e SENAI Rio comprovam sua importância em pesquisas recentes:
• Empresários industriais do Rio têm imagem positiva do SESI Rio em 92% e do SENAI Rio, em 95%.
96% dos alunos do SENAI Rio consideram os cursos bons ou ótimos.
98% dos trabalhadores da indústria veem positivamente o SENAI Rio e 96%, o SESI Rio.
98% dos alunos e pais de alunos do SESI Rio estão satisfeitos com o ensino recebido.
• Historicamente, mais de 90% das empresas preferem contratar ex-alunos do SENAI Rio.

Logo, mexer no SESI e SENAI é mexer em uma história de sucesso aprovada pelo trabalhador e pela indústria.

No momento em que o país mais precisa se desenvolver, mexer com SESI e SENAI é fazer uma mudança na qual todos perdem.
 

OS IMPACTOS NEGATIVOS COM A REDUÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES PARA O SENAI RIO

Mais de 30 mil alunos deixam de estar nas salas de aula das diversas regiões do estado, o que significa deixar de atender a cerca de 30% do público dos cursos técnicos, de aprendizagem e de qualificação básica.
Grande restrição de apoio à inovação em projetos que aumentam a competitividade e melhoram o ambiente de negócios.
Suspensão da oferta de cursos de qualificação profissional nas 40 comunidades pacificadas por meio do Programa SESI Cidadania, afetando diretamente a oportunidade de seus participantes conseguirem emprego.
Falta de profissionais qualificados para a continuidade do crescimento de empresas, afetando o desenvolvimento regional.
 

OS IMPACTOS NEGATIVOS COM A REDUÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES PARA O SESI RIO

Interrupção de cursos para mais de 10 mil alunos por ano em Educação infantil e para jovens e adultos.
Suspensão de 120 mil consultas médico-odontológicas e 100 mil exames realizados pelo SESI em todo o estado, retirando o benefício de baixo custo para a população.
Suspensão da oferta de cursos do SESI nas 40 comunidades pacificadas por meio do Programa SESI Cidadania, afetando ações de qualidade de vida e educação básica.
Suspensão de programas culturais, muitos deles gratuitos, para a população de regiões já com acesso restrito a outras fontes de entretenimento.

E mais : o corte inviabilizaria o atendimento a 200 mil alunos do SESI Rio e do SENAI Rio, afetando a vida de 1 milhão de pessoas.

Logo, mexer no SESI e no SENAI é privar o brasileiro dos seus direitos. É atacar quem pode ajudar o país a voltar a crescer: a indústria e o trabalhador.
 

Participe da ação em defesa do SESI e do SENAIAssine nosso abaixo-assinado.

 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida