
Diretor de Educação da Firjan, Vinícius Cardoso entrega a medalha de 1º lugar ao aluno da Firjan SENAI TijucaFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
Um talento excepcional emerge da unidade Firjan Senai Tijuca, no Rio de Janeiro. Guilherme de Souza Simões, um jovem de 17 anos, conquistou o primeiro lugar na competição de Construção Digital BIM empatando com uma competidora de São Paulo. O resultado foi divulgado na cerimônia de encerramento da terceira semana da Seletiva WorldSkills Brasil, na manhã desta sexta-feira (06/10), Sede Firjan SENAI Tijuca, no Maracanã.
A vitória é notável, porque a modalidade é relativamente nova na WorldSkills. A Construção Digital BIM (Building Information Modeling) - em português, Modelagem da Informação da Construção, trata-se de um novo conceito de modelagem de projetos na área, e Guilherme está entre os pioneiros a brilhar nesta categoria.
A história de sucesso dele começou com o curso de Edificações no SENAI, onde ele foi apresentado à oportunidade de participar da Olimpíada do Conhecimento, como era conhecida anteriormente. Guilherme foi um dos selecionados para representar a instituição em uma etapa escolar, e enfrentou provas desafiadoras e concorrentes de alto nível.
Guilherme se destacou e começou a treinar com a equipe dedicada a essa competição desafiadora. O jovem talento também participou de simulados nacionais e eventos que permitiram ao público testar o trabalho que estava sendo desenvolvido.
Guilherme recordou: "Nessa seletiva eu passei, aí eu comecei a treinar com a equipe. Fiz alguns simulados, a gente teve um simulado nacional que foi meio para o público testar como seria a competição, porque a modalidade é nova ainda. Essa foi a segunda edição”, detalhou.
Após meses de treinamento intensivo e dedicação, chegou a hora da competição oficial. E, para surpresa e alegria de Guilherme, ele conquistou o primeiro lugar empatado com Esther Silva, competidora de São Paulo. Devido ao empate, os dois ainda vão passar por outra prova mais para frente para definir quem vai para Lyon, na França.
Sobre a emocionante conquista, Guilherme compartilhou: "A ficha ainda não caiu totalmente. Eu fiquei bem emocionado, estava confiante, mas fiquei meio sem acreditar. Foi muito bom, fiquei muito feliz de ter essa conquista, porque foi muito trabalho e tudo valeu a pena”.
 |
Guilherme de Souza Simões conquistou o primeiro lugar na competição de Construção Digital BIM |
Diretor de Educação incentiva competidores
Durante a cerimônia, o diretor de Educação da Firjan, Vinícius Cardoso, agradeceu a honra participar de um evento tão importante e simbólico e enalteceu o engajamento e capacidade de realização da regional do Rio, bem como das unidades SENAI Tijuca e Resende pela excelência na organização do evento.
“Um símbolo de união em prol da educação, humana e profissional, no Rio, no Brasil e no Mundo. O SENAI é um ativo nacional dos mais importantes e efetivos na promoção da Educação, e um exemplo de que o trabalho sério e bem-feito sempre traz recompensas”, enfatizou.
Ainda em seu discurso, Cardoso reforçou que independente do resultado, todos os competidores são vencedores. E aconselhou aos selecionados que tenham a “humildade de reconhecer que ainda há um longo caminho a percorrer, e a solidariedade de estender a mão para aqueles que ainda precisam de ajuda, fechando esse ciclo de apoio mútuo, que faz da vida em sociedade nossa maior virtude, e da educação, um processo permanente”.
Seletivas
A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece a cada dois anos. A Firjan SENAI Tijuca e Resende receberam ao longo da semana equipes que competiram para formar a delegação brasileira WorldSkills 2024, que será disputada em setembro do próximo ano, em Lyon, na França. A competição internacional, que ocorre a cada dois anos, reúne jovens de até 21 anos, alunos de cursos técnicos ou de formação profissional do mundo inteiro.
No Brasil, há 42 ocupações com seletivas on-line e presenciais, para as quais se inscreveram 243 equipes de 274 competidores de 23 unidades da federação, incluindo o Rio de Janeiro (AC, AL, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, RJ, RN, RS, RO, SC, SP, SE e TO).
A etapa carioca das seletivas desta semana teve provas on-line de Computação em Nuvem e Construção Digital BIM. As provas presenciais foram de Controle Industrial, Energias Renováveis e Mecânica Industrial. As etapas seguintes serão em São Paulo e no Paraná.
Confira os resultados desta terceira semana:
#01 MECÂNICA INDUSTRIAL
1º - Wesley Oliveira de Mesquita (SP)
2º - João Luiz Diniz Carvalho (MG)
3º - João Aluízio Costa Macedo (CE)
#05 DESENHO MECÂNICO EM CAD
1º - Rafael Paulino Fenolio (SP)
2º - Welinton Staleng Mendonça (MG)
3º - José Pereira da Silva Neto (PB)
#6 TORNEARIA A CNC
1º - João Lucas Gomes Guimarães (SP)
2º - Vitor Gustavo Ramos Pinto (MG)
3º - João Vitor Medeiros da Cruz (RS)
#07 FRESAGEM A CNC
1º - André Luis Dono (SP)
2º - João Antonio Souza do Nascimento (PR)
3º - Júlio César de Lima Salles (MG)
#19 CONTROLE INDUSTRIAL
1º - Gilberto Ocean Furlani (SP)
2º - Caique dos Santos Cardoso (MG)
3º - José Guilherme Alves Magalhães (DF)
#53 COMPUTAÇÃO EM NUVEM
1º - Thiago Rocha de Araujo (PR)
2º - Gabriel Gomes Sousa (MG)
3º - Gabriel Silva de Oliveira (SP)
#58 CONSTRUÇÃO DIGITAL BIM
1º - Guilherme de Souza Simões (RJ) e Esther Toledo da Silva (SP)
2º - Luiz Augusto Soares Fernandes (DF)
3º - Catarina Matos dos Santos Costa da Fonseca (MG)
#62 ENERGIAS RENOVÁVEIS
1º - João Guilherme Del Rio Lucas (SP)
2º - Murilo Falaschi De Souza Gama (PR)
3º - Marcos Aurélio Lima Bezerra da Silva (RN)