
Maria Cecília Carrupt está entre as melhores do país em Logística InternacionalFoto: Divulgação
Dia 28 de setembro, em Brasília, serão conhecidos os vencedores da Worldskills Brasil 2025, após a última etapa da competição que será realizada na capital federal de 23 a 27/9. A Firjan SENAI está participando com 25 alunos em 21 ocupações nesta que é a maior competição de educação profissional do país, realizada pelo Departamento Nacional do SENAI, com apoio da Firjan SENAI.
Os competidores, de 21 a 24 anos, que participam de provas nacionais da WorldSkills precisam demonstrar conhecimentos, habilidades técnicas individuais e coletivas, atitudes e competências necessárias para executar atividades específicas, alinhadas aos desafios da indústria de cada uma das ocupações profissionais.
As 46 ocupações da competição foram divididas em quatro etapas, uma online e três presenciais nos estados de São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal, no período de 25/8 a 27/9.
"Ver nossos competidores chegarem à final da WorldSkills Brasil 2025 é a maior prova de que nosso objetivo de elevar a qualidade da formação profissional está sendo alcançado. Essa jornada reflete o trabalho em equipe, a dedicação de todos e a nossa busca incessante pela excelência”, destacou o gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, Edson Melo.
A WorldSkills Brasil e a competição mundial WorldSkills, que será realizada em Xangai, na China, em 2026, funcionam como verdadeiras vitrines tecnológicas, especialmente considerando que cerca de 70 países participam da última etapa.
Este ano, um dos destaques da competição nacional foi o expressivo crescimento da participação feminina em áreas historicamente ocupadas por homens, como soldagem, tecnologia de energia verde, panificação, segurança cibernética, construção digital BIM, além de logística e envio internacional. Participam da competição alunos da Firjan SENAI Itaguaí, Petrópolis, Macaé, Santa Cruz, Três Rios, Maracanã, Resende, Jacarepaguá, Nova Iguaçu, Benfica, Tijuca, Barra do Piraí, Caxias.
“A competição vai focar sempre no processo industrial e a formação do cidadão como pessoa e como profissional. Para a indústria do Rio, é uma perspectiva de ganho de qualidade”, afirmou Adilson Dantas, especialista técnico em Educação Profissional da Firjan SENAI.
Classificados nas etapas
A última etapa, de 23 a 27/9 em Brasília, terá técnicos profissionais da Firjan SENAI em Controle Industrial, Construção Digital BIM, Integração de Sistemas Robóticos, Manufatura Aditiva, Segurança Cibernética e Tecnologia em Design Gráfico. Outras oito ocupações serão disputadas nesse período.
Os jovens que se classificaram entre os três primeiros lugares nas etapas anteriores agora vão a Brasília para conhecer sua classificação final. Mesmo quem levar medalha de ouro em Brasília não estará automaticamente classificado para o Mundial na China, no ano que vem. O DN definiu novas diretrizes com o objetivo de selecionar os melhores alunos mais próximo da ida à China. Os três primeiros de cada ocupação passarão por treinamento do DN e da Firjan SENAI em 2026.
Em Minas Gerais, última etapa já realizada este ano da Seletiva WorldSkills Brasil 2025, Pedro Ferreira Malheiros, da Firjan SENAI Maracanã, se classificou entre os três primeiros competidores de joalheria, assim como Esheley Cristina Pires Simão, da Firjan SENAI Nova Iguaçu, em panificação. Na Indústria 4.0, João Victor Ferreira Pereira e Diogo Serra de Oliveira, competidores da Firjan SENAI Benfica, ficaram com medalhas de excelência, mas não vão a Brasília para o resultado final.
Na etapa de São Paulo, de 1/9 a 5/9, foram classificados: Daiana Victoria Fraga Figueiredo, da Firjan SENAI Macaé, em soldagem, e Kaio Gomes Cordeiro da Silva, da unidade Jacarepaguá, em gestão de sistemas de redes TI. João Victor Corrêa dos Santos, da Firjan SENAI Santa Cruz em instalações elétricas prediais, Angelica Carletti Oliveira da Firjan SENAI Caxias, em Tecnologia de Energias Verde, receberam medalha de excelência, mas não seguem na competição.
Maria Cecília, aluna da Firjan SENAI Barra do Piraí, e Nathan Mendonça, da Firjan SENAI Petrópolis, ficaram entre os três primeiros do Brasil nas áreas de Logística Internacional e Tecnologia Web, respectivamente. Eles participaram das competições na primeira semana da etapa nacional, entre 25 e 29 de agosto, de forma on-line.
Para Adilson, os resultados alcançados ao longo dos anos evidenciam o êxito do projeto WorldSkills Rio de Janeiro. “A Firjan SENAI mantém seu compromisso com a melhoria contínua, ampliando cada vez mais sua presença e impacto”, concluiu.